Miramez – Capítulo 102 do livro Médiuns

Ser Médium - Miramez
Mas se sofrer como cristão, não se envergonhe disso,
antes glorifique a Deus com esse nome (I Pedro,4:16)

A amplitude espiritual do Cristianismo, concernente a evolução, escapa do que poderemos pensar no tocante à grandeza dos conceitos do Cristo.

No entanto, nem todos compreendem a profundidade dos ensinamentos do Evangelho. Pedimos que analise as mensagens espirituais que se baseiam na vida do Mestre, e deduzas as riquezas dessa fonte inesgotável.

A criatura que se dispõe a seguir Jesus com sinceridade passa por várias provas. Ela será testada de várias maneiras, e se não estiver preparada, se não revestiu o coração de perdão, de tolerância e de amor, não resistirá às provocações. Enfurecer-se-á com os ofensores e cairá na angústia com eles.

Depois que o sofrimento exterior cessar, por não encontrar mais campo de atuação, começarão os sofrimentos internos, psíquicos, morais e físicos. Esses são os piores, porque não dão tréguas, de um segundo que seja. Quem não tiver fé, não suportará essa luta.

Essa é a hora chegada do cultivo das virtudes. Se encontramos alguns embaraços, avancemos mesmo assim, para que a fé nos salve dos opressores. Essa é a hora de exercitar o perdão. Se o ambiente for contrário a esse nobre gesto, procedamos mesmo assim, porque ele nos reveste de poderes para resistir a todos os tipos de calúnias.

Essa é a hora de irradiarmos o amor que por ventura temos no coração, porque ele é, por assim dizer, o sol que nunca se apaga, a desfazer todas as brumas da inimizade, do orgulho e da vingança. Ser perseguido pela causa de Jesus e suportar tudo com dignidade, é marca de glorificação, desde que não nos sintamos felizes pela ignorância alheia.

Ser médium, na feição do Cristo, é ser justo, sem que a justiça vire um carrasco, na exigência, é ser bom, sem que a bondade se transforme em apoio ao conformismo irresponsável. Ser médium, na lavoura evangélica, é ser bom, sem que a bondade se transforme em apoio ao conformismo irresponsável.

Ser médium, na faixa doutrinária da codificação de Allan Kardec, é se instruir em todas as direções e se educar todas as horas, sem ostentação, aprimorando-se constantemente, por amor e pelo amor a todas as criaturas de Deus.

A mediunidade evangelizada não pode consorciar-se com a invigilância, nem ceder aos impulsos da ingratidão. Ela caminha na serenidade, provinda da consciência que a conquistou, pela prática do bem.

Se os teus dons despertaram em ti a vocação de ser médium, observa os caminhos por que tens que passar. Eles são cheios de espinhos. Vê na frente o que te espera: uma cruz de tamanho bem grande, que deve ser apoiada em teus ombros e, mais na frente, um elevado, sem que hajam variantes. O teu destino é subir, sem reclamar; é subir, sem exigir.

Todavia, temos a máxima certeza que, ao caíres no percurso, milhares de mãos amigas virão em teu socorro, por meios inesperados. Elas somente pedem que não recues no teu avanço, e que não esmoreças na confiança.

Se a ignorância aproximar-se de alguém e esse usar do escárnio para contigo, vê nele um companheiro na retaguarda, acionando o escândalo, sem desejar. Mas a natureza faz cumprir a profecia da lei, por ser necessário.

Se tiveres sede, e alguns dos teus irmãos te trouxeram vinagre, ao invés de água, não te magoes com esse fato, nem idealizes vingança. Responde como o Cristo: eles não sabem o que fazem.

E se ainda aparecerem aqueles que sentem o prazer de te ferir com as lanças das contradições, torcendo os teus feitos de amor com argumentos inválidos junto ao povo, como se fosses subversivo, deixa que as tuas lágrimas sejam o sangue convertido em pureza de sentimentos para que o coração possa abençoar, com mais certeza de que o teu amor sirva de conversão para todos eles.

É muito difícil ser médium evangelizado, mas nunca impossível. Aquele que perseverar no bem até o fim, conseguirá. Ser médium em Cristo é anular a tristeza, é desconhecer a covardia, é sentir e viver acima de todos os convites que tenham cheiro de iniqüidades. É bom que observemos novamente o dito do apóstolo:

Mas se sofrer como cristão, não se envergonhe disso,
antes glorifique a Deus com esse nome (I Pedro,4:16)