Matéria e Espírito

Matéria e Espírito - livro Além da Matéria
Joseph Gleber (espírito) e Robson Pinheiro

A MATÉRIA E O ESPÍRITO SEMPRE foram objeto de discussões e controvérsias. A matéria ou o mundo material oferece ao homem elementos quase infinitos de investigação.

No mundo de matéria densa, o intelecto encontra meios de se desenvolver, através do estudo das leis físicas, que coordenam toda a fenomenologia do plano físico. O mundo material, porém, é apenas o reflexo de uma outra realidade. Podemos dizer que ele é a condensação do mundo energético.

Quando se está prisioneiro do escafandro de carne, o peso da matéria densa exerce influência poderosa sobre o ser. Depressa essa influência se fortalece, de acordo com o desenvolvimento do homem nas questões sociais, à medida que ele mergulha nos complexos problemas do cotidiano.

Tanta é a influência da matéria que o homem esquece que é um ser de natureza espiritual, transcendente. Nasce, move-se e alimenta-se em meio a uma multidão de fenômenos próprios do mundo físico e, embora as demonstrações da vida que se desdobra além da matéria, o homem teima em continuar com os olhos vendados.

Por toda parte enxameiam os fenômenos do mundo extrafísico. A própria ciência humana já progrediu de tal forma que passou a estudar também as vibrações que estão além das faixas perceptíveis à visão material.

O mundo do imponderável desdobra-se diante dos instrumentos da moderna tecnologia. Desafiando a visão estreita dos materialistas, vemos cada vez mais o bisturi da ciência aprofundar-se nas entranhas da vida, com a investigação da fenomenologia psíquica, paranormal e energética.

As provas cada vez mais perceptíveis às investigações humanas se multiplicam em toda parte. É a vitória do espírito. Os modernos estudos da psicologia abrem novas portas para a realidade transcendente do ser. O ser humano, pela nova visão, perde a característica de massa puramente material ou de um agregado de células físicas, ressurgindo, nas pesquisas modernas, como um ser complexo, de princípio espiritual.

Em um extraordinário amálgama interativo das mais importantes pesquisas científicas do século, impõe-se o Espiritismo com um caráter impressionante de expansão do pensamento. Pioneiro de uma ciência espiritual, dedica-se ao conhecimento da vida extrafísica, à pesquisa do ser, de uma forma integral, abrindo novos e largos horizontes ao pensamento contemporâneo.

Em seus estudos e postulados, elaborados pela visão moderna e ainda não superada de Allan Kardec, como intérprete das consciências sublimes, o Espiritismo amplia a visão da vida orgânica, que se desdobra além e antes do corpo físico.

Oferece a mais valiosa contribuição para o estudo dos fenômenos anímicos e espirituais. A Doutrina Espírita apresenta a sua visão do homem eterno, na mais vasta e profunda sistematização dos fenômenos de ordem extrafísica, inerente muitas vezes à constituição psíquica do homem. Os estudos espíritas apontam uma nova visão, científica, da alma humana.

Revelando a existência de campos de energia que compõem o corpo espiritual, antecipa-se à própria ciência, quando apresenta a realidade de outra dimensão da vida. Ao falar do perispírito, também conhecido como psicossoma ou corpo astral, apresenta com extraordinária sensibilidade a realidade holística, pois o perispírito contém elementos imponderáveis, responsáveis pelo inter-relacionamento dos seres em diversas estâncias do universo.

A matéria perde a sua importância máxima e integra-se ao mundo invisível, transformada, agora, em fluidos mais ou menos sutilizados. A energia confunde-se com outras vibrações do universo, e a vida espiritual alimenta tudo e todos. Um sopro renovador invade os laboratórios de pesquisas da ciência humana, preparando o homem para assumir o seu papel na criação. É o nascimento de uma nova era, a era da nova consciência.

O espírito vence as últimas barreiras da matéria, e a energia vibra entre os fenômenos e manifestações da vida material. Mesmo diante das modernas descobertas cientificas, das pesquisas e dos avanços da psicologia moderna, o homem não consegue se sentir plenamente feliz. Os seus valores espirituais se apresentam em crise, e a sociedade, que é o corpo da civilização, encontra-se desestruturada.

Desde que nasce para a vida, no momento da concepção, em que é lançado fora do ninho materno, onde encontrou abrigo pelo período de nove meses, o homem enfrenta desafios que só com o tempo poderá aprender a superar. Com esse tempo, que passa veloz na sucessão das experiências terrestres, o homem receia desestruturar-se.

Tem à sua frente a insensibilidade da vida contemporânea, em que a tecnologia assume papel cada vez mais preponderante; sente-se reduzido a simples espectador de idéias e conceitos concebidos em laboratórios, por um seleto grupo de indivíduos. O ser humano  comum é obrigado a adaptar-se constantemente, em face do grande volume de mudanças, bem como da enorme velocidade com que se apresentam.

Com o jogo de reações ante os fatores sóciomesológicos e a complexidade da vida atribulada, o homem encontra ainda outras razões, provenientes do seu passado espiritual, que na presente existência respondem também pela atribulação e infelicidade. É preciso transcender a matéria e os intrincados problemas da vida material. Tudo no mundo físico é impermanente.

A mensagem espírita é para a renovação do homem interior. É um apelo à transcendência do ser, a fim de que o homem supere os limites da matéria e se eleve às culminâncias da espiritualidade, vivendo intimamente o amor pleno.

Matéria e Espírito - livro Além da Matéria
Joseph Gleber (espírito) e Robson Pinheiro

Espiritismo: Allan Kardec, em suas observações, apresentou o Espiritismo como eminentemente progressista. Sua visão pode ser considerada extremamente atual, uma vez que, com a elegância que lhe era peculiar, já falava da importância de se formarem livres-pensadores.

O Espiritismo é apresentado como uma nova etapa do conhecimento e da iniciação espiritual da humanidade, pois vulgariza os ensinamentos dos templos e ordens místicas, traduzindo-os para a linguagem ocidental contemporânea.

Corpo astral: O autor espiritual faz uma referencia ao corpo espiritual e suas diversas denominações. Ele o faz de forma didática, para facilitar a compreensão dos leitores, sem se preocupar em utilizar uma linguagem estritamente ortodoxa.

Impermanente: Este conceito, adotado pelas diversas escolas do pensamento espiritualista ainda hoje, é compartilhado pela ciência. Diante da nova visão holística, a ciência descobre que a matéria é o resultado da coagulação da luz ou energia coagulada, e a energia é matéria em estado de expansão. Nada permanece estático no mundo. Há constante renovação e transformação na natureza.