Miramez – Capítulo 105 do livro Médiuns

Miramez – Médiuns de Efeitos Físicos
Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam,
o próprio Jesus, se aproxima e ia com eles. (Lucas, 24:15)

Servimos de intermediários para os Espíritos e, em variados casos, ignoramos a nossa participação. Determinados guias espirituais, quando se aproximam dos médiuns, os fazem sensitivos, tirando as suas vestes e tornando-os visíveis aos olhos humanos.

Eis o que ocorreu com os dois discípulos de Jesus, quando iam de Jerusalém para Emaús: Cleophas e seu companheiro não perceberam que o Mestre caminhava com eles, ao cair da tarde, interessando-se pelas ocorrências na Cidade Santa.

Todos os dois eram médiuns de efeitos físicos, cedendo ectoplasma com abundância, acionados pela mente do Senhor, que fabricava a sua própria veste espiritual, que poderemos dizer psicofísica.

Essa mediunidade que a Doutrina Espírita denomina de “materialização”, é escassa nos bastidores do Espiritismo, por ser de difícil manejo por parte dos Espíritos e dos próprios médiuns.

Igualmente, é perigoso para todo o sistema neuro-psico-espiritual. Pode desordenar todo um organismo e perturbar completamente a organização fisiológica de um instrumento mediúnico.

A criatura dotada desse dom de fazer aparecerem as almas com a mesma aparência das vestes físicas que possuíam quando na carne, corre o risco, quando desconhece a educação mediúnica, de ser mal assessorada, física e espiritualmente.

A conduta do sensitivo, nesse caso, é primordial, e além dos guias espirituais que deve manter ao seu lado pela vida correta que tem de levar, necessário se faz o acompanhamento de, pelo menos, um guia material de alta capacidade de discernimento, e que conheça a doutrina em toda a sua profundidade.

Mesmo assim, está ainda sujeito à mistificação, à desmoralização pelos próprios companheiros de fé, ao descrédito no seio doutrinário e continuados ataques dos costumeiros fariseus da contradição.

A cruz do médium de materialização é bastante material e verdadeiramente pesada. A própria história não nos faz mentir. Contudo, meu irmão, abraça-a, se esse for o seu dever; recuar é covardia. Mas toma as devidas precauções que os fracassados esqueceram.

O médium de efeitos físicos, em consonância com os cientistas do plano espiritual, tem o poder de multiplicar o ectoplasma, essência sutil capaz de tornar seres invisíveis em visíveis e tocáveis às mãos dos homens.

Esperamos que Jesus não tarde a mandar alguns dos seus mensageiros diretos, com mais brevidade, para que através desses fenômenos físicos despertem os homens para as coisas espirituais.

Um médium pela sua capacidade mediúnica, pode abalar o mundo e fazer os povos aceitarem a continuação da vida depois do túmulo, pela evidência dos fatos. Isso depende da evolução do Espírito que descer na forma física e, para acreditarmos nessa verdade, é bom que nos lembremos de Moisés e vários profetas famosos.

Coroando a soma de todos os dons da Terra: Jesus. E o que é preciso para que o Senhor envie, entre os homens, grandes canais da espiritualidade maior... É a prática do Evangelho.

Que todas as criaturas se revistam de amor, que a caridade seja uma lei em todos os corações, por excelência do perdão, é fazermos o ambiente do bem, para que esses filhos de Deus renasçam no mundo como filhos da Terra e nos ensinem a amar.

Vamos imitar os discípulos do Mestre; conversar por todos os lugares em que andarmos, sobre a grande esperança da Sua promessa de que, onde estiverem duas ou três pessoas, Ele estará conosco, e assim passemos a lembrar Lucas:

Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus, se aproxima e ia com eles. (Lucas, 24:15)