Porta estreita

As Duas Estradas e as Duas Portas
(Mateus VII 13 14)

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçosa é a estrada que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; porque estreita é a porta e apertada a estrada que conduz à vida e poucos são os que acertam com ela.

1. Cairbar Schutel

Duas são as estradas que se apresentam aos homens; a da evolução e a da degradação. Também são duas as portas que se abrem à pobre criatura humana: a porta da vida e a porta da morte.

Aqueles que caminham pela estrada da evolução, hão de forçosamente, passar pela porta estreita que conduz à vida. Os que descem o declive da degradação, hão de atravessar a porta larga para viverem na morte! Há vida na VIDA e há vida na MORTE! Na vida da Terra há morte, na vida do espaço a vida venceu a morte.

A estrada da evolução é apertada, poucos são os que acertam com ela, mas grande é o número dos que não querem acertar, pois ouviram dizer que ela é apertada. A estrada da degradação é larga, muitos são os que por ela passam e dela não querem sair, por ser espaçosa e facultar-lhes uma série considerável de diversões.

A estrada do progresso vê-se com os olhos da alma, e a alma a deseja ardentemente, para a aquisição de sues destinos felizes; a da degradação proporciona no presente os gozos efêmeros do mundo e o homem material por ela caminha preso a essas delícias perecíveis.

A estrada do progresso, por ser apertada, exige conhecimentos, reclama atenção, critério, raciocínio, para que não se decline para a direita ou para a esquerda. A estrada da degradação é guarnecida de todos os atrativos, festejada com todas as músicas: nela, os cinco sentidos humanos se fascinam, embriagam-se pelas sensações exteriores, aniquilando o Espírito que fala à consciência, adormecendo a alma que deixa de agitar a razão.

Para subir-se pela estrada da evolução e entrar-se pela porta do progresso, é preciso prudência, fortaleza, temperança, retidão, fé, esperança e caridade. Por isso: Estreita é a Porta e Apertado é o Caminho que conduz a Vida, e poucos são os que acertam com ela.

A estrada da degradação é a porta da soberba, da avareza, da luxúria, da ira, do ódio, da gula, da preguiça, da inveja, de que o mundo está cheio: eis porque: Larga é a Porta e Espaçosa é a Estrada que conduz à Perdição e muitos são os que por ela entram.

Entrai pela Porta Estreita porque é a que
Dá entrada à Vida Eterna. (Cairbar Schutel)