Que tal umas férias?

O homem tem o dever de velar pela conservação do seu corpo. É esta uma lei absoluta, que não lhe é dado ab-rogar e, por esse motivo, não lhe assiste o direito de sacrificar ao supérfluo os cuidados que o veículo físico reclama. Devemos amar nossa alma, sim, cuidando igualmente da saúde do corpo, instrumento que serve à evolução daquela. Desatender às necessidades que a própria Natureza prescreve é desatender à lei de Deus, e tal atitude gera efeitos inevitáveis. 


Há uma antiga expressão latina que diz “mens sana in corpore sano” (mente sã em corpo são).
Somos um todo, mente, corpo e espírito que precisam estar alinhados para atingirmos a nossa melhor performance. Precisamos restaurar as energias do corpo, da mente e do espírito para as diferentes fases de nossas vidas. Pois temos as fases boas e as ruins que precisamos superar.


Investindo, (como nos diz a expressão) de corpo e alma em tudo o que fizermos para que saia bem feito, precisamos de determinação. Não despreze as necessidades do corpo, cedo ou tarde, ele cobrará o seu preço. Um corpo sem energia pode não impedir você totalmente de todas as realizações, mas seguramente, tornará muito mais difícil atingi-las. Uma mente exaurida, desnutrida não consegue manter-se ativa e focada por muito tempo. E um espírito afastado da luz perde seu próprio brilho.


Tudo precisa ser nutrido. A nutrição funcional (nutrição que utiliza alimentos na prevenção de doenças) será uma poderosa aliada na cura de muitos problemas de saúde e na obtenção de níveis superiores de energia para manter um equilíbrio. Não existe uma dieta única, mas podemos modificar nosso estilo de vida. Uma boa avaliação deve ser feita. Cuide de sua nutrição! Lembre–se de alimentar seus três tipos básicos de existência: físico, mental e espiritual.

Atividade física também é fundamental, você não precisa ser uma atleta, mas precisa que todos os seus sistemas funcionem muito bem. Exercícios aeróbicos, um pouco de fortalecimento muscular e muito alongamento estão entre os melhores investimentos que você pode recorrer. Além de procurar ter um sono de qualidade (é preciso aprender a dormir). O que você tem feito para estabilizar isso?

Cuide da mente: Nossa mente possui capacidade ideoplástica – nossos pensamentos assumem formas, se exteriorizam e criam aspectos da realidade ao nosso redor. Quanto mais alimentamos a mente, mais ela é capaz de superar-se. Se ensinarmos uma coisa inteiramente nova para duas pessoas, uma com pouco conhecimento e outra com muito conhecimento, a que sabe mais sobre mais coisas, aprenderá primeiro. Seu cérebro possui mais conexões neurais e maiores possibilidades de associação.

É importante desenvolver bons pensamentos de saúde, pensamentos de amor, pensamentos de justiça, de eqüidade, de fraternidade. Todos os tipos de pensamentos que elevam a vida e elevam o indivíduo nos ajudando a tratar bem da alma que somos. A meditação e o relaxamento são maravilhosos remédios para a mente e, associados à busca constante por conhecimento, leitura e solução de problemas, continuam sendo a melhor maneira de manter nossa energia mental em alta.

Cuide do espírito: Nossa existência não possui apenas características passíveis de explicação somente pela ciência ou pela lógica formal. Independente de qualquer vinculação a essa ou aquela doutrina religiosa, as repercussões da força espiritual, ético/moral do Homem são inegáveis. Experimente o poder da oração e suas repercussões e comprove, por si mesmo, a fantástica característica transcendente de sermos humanos conectados à fonte da vida.

Amor, Entusiasmo e Fé são os verdadeiros remédios para a alma, nenhum mal pode resistir à ação conjunta desses recursos. Nosso corpo vai passar, vamos desencarnar. Vamos voltar ao mundo normal primitivo, ao mundo dos Espíritos, ao céu para alguns, ao purgatório para outros, ao inferno para outros, não importa. Importa é que, depois que o corpo tombe, nós voltaremos à vida do Espírito, nesse Universo de Deus.

Cuide de você: Dedique mais tempo a cuidar da vida em seus três aspectos propostos. Se você acredita não possuir tempo para todos, o problema não está no tempo, e sim na prioridade. Se ainda assim você preferir se defender dizendo que lhe falta tempo para tudo, ao menos não esqueça de dedicar mais tempo ao amor. AME-SE!

Lembre-se que: Seus filhos crescem, os amigos partem, o corpo envelhece, o sexo se modifica e a oportunidade para amar, ainda que sempre exista, nunca contará com a mesma quantidade de tempo disponível. Vida é tempo! Viva a vida na plenitude, viva com energia. Cuide do corpo da mente e do espírito!