Apometria

A apometria é uma técnica relativamente nova, isto é, passou ao conhecimento dos encarnados recentemente. Claro que não foi usada pela espiritualidade somente depois que foi descoberta por nós encarnados. Certamente ela era aplicada corriqueiramente, pela espiritualidade, no auxílio a encarnados e desencarnados necessitados, sem que soubéssemos que contribuiríamos com ela.


Pelo fato de ser uma novidade no meio espírita, há ainda muitas polêmicas quanto a saber de suas bases conferem com a Doutrina Espírita e com os conceitos deixado por Espírito de Verdade que deixou as informações encontradas nas obras de Allan Kardec. Baseando-se nestas dúvidas é que tentaremos fazer uma correlação entre a apometria e a Doutrina Espírita, usando argumentos obtidos da Codificação espírita, que justifique as bases de trabalho da apometria.


A apometria segue alguns conceitos básicos como a possibilidade de desdobramentos conscientes; a possibilidade de este espírito desdobrado retornar ao corpo de onde saiu temporariamente durante trabalho de apometria; a possibilidade de o espírito desdobrado poder se deslocar onde for necessário dentro da dimensão espiritual, conforme a necessidade do trabalho de apometria; a possibilidade de obter proteção energética, por meio de campos magnéticos, da casa e dos médiuns onde o trabalho apométrico seja realizado; a de que estes médiuns tenham restituído as energias vitais consumidas durante os trabalhos; a de que tanto médiuns quanto assistidos possam ser desdobrados a regiões elevadas do Plano espiritual, onde são realizados os trabalhos apométricos ao lado de espíritos igualmente elevados espiritualmente.

A de que espíritos possam agir sobre espíritos de assistidos desdobrados; a possibilidade de que as vibrações, tanto de assistidos quanto de médiuns desdobrados, possam ser reajustadas em conformidade com as necessidades vibratórias do ambiente onde se desenvolve o tratamento, no plano espiritual; a possibilidade de o espírito desencarnado ou desdobrado poder se deslocar no espaço ou no tempo, conforme a necessidade do trabalho e este mesmo espírito ou outro, poder conduzir do passado um espírito para outro tempo, ainda anterior ou futuro, para que possa conhecer um ou mais dos seus prováveis futuros, que servirão para incentivá-lo a abandonar determinadas atitudes prejudiciais a si e a outrem; a possibilidade de retirar um espírito preso em acontecimentos passados com a ideia fixa, que o dissociou do tempo e o manteve no passado; e finalmente a possibilidade de acontecerem reencarnações à revelia do espírito endurecido por sentimentos negativos.

Todos estes conceitos básicos de apometria
se fundamentam em leis da física contemporânea, principalmente nos postulados das leis envolvidas em um ramo da física, a física quântica. Parte das teorias se baseiam em outros postulados de outras leis da física como aqueles deixados pelo renomado cientista, Albert Einstein, sobre a teoria da relatividade, que dissocia o tempo e o espaço. Além de possuir bases na ciência moderna, ancorada também nos postulados da Doutrina dos Espíritos, formando uma ponte segura entre as duas dimensões: a física e a espiritual.

Compilado por Harmonia Espiritual do livro
Apometria... e por que não? - do Dr. Marcel Benedeti