Miramez - Capítulo 78 do livro Médiuns

O Médium e a Política

Dai, pois, a César o que é de César,
e a Deus o que é de Deus. (Lucas, 20:25)

Cada coisa em seu lugar; o médium pode ser útil à política, pelo empenho que mostra na educação das criaturas, pois a doutrina partidária também se fundamenta, a seu jeito, na harmonia dos povos. Entretanto, o ministério mediúnico que se alimenta nas fontes inesgotáveis do Evangelho tem outra missão no seio dos povos.

Não se esgote o médium em combate a outros ideais que não sejam os seus; não condene a quem quer que seja, porque escolheu ou foi colocado em outras áreas de trabalho diferentes da sua; não dispute posições hierárquicas com seus companheiros e nem incentive a vaidade a seu respeito, mas, naquilo que puder, ajude a todos.

Dar a César o que é de César é respeitar as leis estabelecidas pelos homens que dirigem a humanidade, e ajudá-los dentro das possibilidades, para que aliviem a tensão na Terra, para melhorar as condições de vida, melhorando o padrão de ensino etc.

E a Deus o que é de Deus, é a missão divina, principalmente do médium, de rasgar com inteligência e bondade o véu que separa os dois mundos, renovando todos os tipos de esperança acerca da vida que continua, mostrando, com todo o interesse, que vale a pena servir pelo prazer de ser bom, que vale a pena amar sem condições.

Pregar ideais políticos nas casas de orações é desnortear o acúmulo de fluidos superiores que ali se concentram por misericórdia de Deus, nas vias dos mais elevados sentimentos, pela prece e pela humildade.

Idéia partidária é sinônimo de individualismo, que se liga com facilidade ao egoísmo, à separação; é incompatível com o ministério que o Espiritismo expressa como coisa de Deus e nos mostra como agente da fraternidade universal.

No entanto, podemos dizer que o bem, onde quer que esteja, tem supremacia em todas as suas divisões da vida, cuja influência nos assegura a paz de consciência.

É a esse gesto de amor que deveremos, homens e Espíritos desencarnados, apoiar, dar as mãos em nome de Jesus, para nos fortalecer na Terra, seja na política ou na religião de qualquer procedência, ou mesmo no meio daqueles que não tiveram ainda a felicidade de crer em Deus e em Jesus.

O medianeiro tem grandes coisas a fazer, e uma das mais urgentes é esta que Mateus, 10:6 anota: Mas, de preferência, procurai as ovelhas perdidas da casa de Israel. Ovelhas perdidas da casa de Israel, é uma linguagem mística, que somente os que têm amor no coração entendem. São os sofredores, os encarcerados, os ignorantes.

E em Hebreus, 7:7, encontramos: Evidentemente, é fora de qualquer dúvida, que o inferior é abençoado pelo superior. A nossa intenção não é colocar o médium como sendo superior aos que ele ajuda ou serve, na medida como se entende comumente esta frase.

Se o médium, naquela hora em que dá a esperança, a paz, a caridade, o amor, pelo menos naquele momento, se reveste de certa superioridade, é verdade que abençoa a quem precisa das bênçãos.

O médium com interesse demasiado pela política pode sofrer más conseqüências no seu ministério mediúnico. Mas ajudar os políticos a recuperarem suas forças e apoiar suas intenções em benefício da coletividade é outra coisa, necessária e mesmo indispensável ao sustento da fé. Aqui continuamos a separar Deus de César, para melhor desempenho na educação.

Todavia, depois que a humanidade crescer mais um pouco, notará que Deus nunca se separa de César, nem este de Deus, apenas vibram em dimensões diferentes, porque tudo está em Deus e Ele em tudo. Mas enquanto não chega esse dia, vamos ouvir este conselho:

Dai, pois, a César o que é de César,
e a Deus o que é de Deus. (Lucas, 20:25)