Miramez - Capítulo 75 do livro Médiuns

Capítulo 75 – Evolução Biológica

Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito,
estejais agora vos aperfeiçoando na carne?
Gálatas, 3:3

Vamos iniciar contrariando Paulo, quando falava aos Gálatas, devido à nossa posição na escala evolutiva. O progresso deixou-nos a apoiar os Gálatas, se esse for o caso, pelo que entendemos do avanço da alma.

Certamente que começamos pelo Espírito e avançamos em todos os rumos, vestimos uma infinidade de corpos, para o aperfeiçoamento do próprio eu.

Se Deus nos fez com tal dimensão e o esquema divino nos faculta esse aperfeiçoamento, na carne e fora dela, deve ser esse o caminho mais acertado: se não fora, não estaríamos nele.

A psiquiatria, tanto quanto a psicologia moderna, retrata as posições tomadas por todos os seres humanos, em uma variação infinita.


A direção da subconsciência na vida consciente é uma verdade, e se nos aprofundarmos mais, sentimos que, verdadeiramente, não somos nós os autores nem planejadores do que acontece conosco.

Inteligência nenhuma detém o progresso, que avança em todas as latitudes. O pouco que fazemos, ainda o fazemos por inspiração divina, de acordo com o que alcançamos na escala espiritual. O assunto é um pouco difícil para quem não percebeu certas nuances das leis maiores no empuxo da vida.

O corpo é uma lavoura imensurável, onde a alma é o agricultor. E o tamanho da terra biológica torna-se imprescindível para o amanhecer consciencial. O complexo humano é uma roupa para a alma, cuja veste nos outorga oportunidades sem conta no aprendizado.

Abster-se de reencarnar na forma física é contrariar a lei universal, que assegura o aperfeiçoamento. O Espírito jamais pára de tomar corpos em todas as dimensões que estagiar por força evolutiva.

E nesse nosso falar, importa-nos ouvir João, 3:7... Necessário vos é nascer de novo. E acrescentamos: infinitamente, porque, de plano a plano que alcançamos, tiramos e revestimos corpos diferentes.

Não é de admirar se afirmarmos que o Espírito veste a carne, para que essa alcance maior progresso também. É bom que nos lembremos de Allan Kardec, quando perguntou aos Espíritos acerca disso e eles responderam que a alma é revestida de matéria para também intelectualizar-se.
 
Olhando somente para o corpo, é de bom senso notar-se que ele progride desde a sua forma até as próprias sensibilidades, e destas aos estímulos, onde a própria mediunidade se assenta. Como comparar o homem primitivo das cavernas com o gênio dos nossos dias?

Seria para dizer que tudo vem da inteligência, pois não há  contradito; mas se essa inteligência não achar o correspondente quando encarnada, como se expressar para os seus semelhantes?

O mais refinado músico não encontrando o instrumento da sua aptidão, não é reconhecido por ninguém como tal, assim o escritor, o médico, o dentista etc.

Chegamos ao ponto que queríamos: o médium é um instrumento; o Espírito, o músico ou o médico, ou quem quer que seja, se não se encontrar afinado com seu aparelho, não poderá expressar com nitidez suas idéias, sua mensagem.

Eis aí o nosso empenho de querer desdobrar as instruções do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e que elas cheguem para todas as criaturas, em nível que possa ser assimilável, despertando em cada um a alegria da esperança na continuação da vida, e no amor que garante a nossa paz.

Paulo fala aqui, talvez, dos Gálatas que começaram a estudar e a aceitar o aperfeiçoamento do Espírito no campo do esforço próprio, e depois esfriaram, procurando aperfeiçoamento nas coisas materiais.

No entanto, na profundidade com que entendemos hoje as lides da alma, isso é problema de evolução.

Aperfeiçoar no corpo e nas coisas materiais não deixa de ser aperfeiçoamento do Espírito, porque o progresso é irreversível, e representa Deus nos libertando do miasma da ignorância.

A evolução biológica não só é um fato, como uma das maiores maravilhas da Terra. Podemos aceitar que o estágio na carne é uma insensatez, mas programado por leis que esperam dela um reforço na dilatação incontestável do Espírito.

Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito,
estejais agora vos aperfeiçoando na carne?
Gálatas, 3:3