Os falsos profetas da erraticidade

Os falsos profetas da erraticidade
Capítulo XXI do Evangelho segundo o Espiritismo

Os falsos profetas não estão somente entre os encarnados; estão também, e em maior número, entre os espíritos orgulhosos que, sob falsas aparências de amor e de caridade, semeiam a desunião retardando a obra de emancipação da humanidade, impondo-lhe seus sistemas absurdos, que fazem com que seus médiuns aceitem.

Para melhor fascinar aqueles que querem iludir, para dar mais poder às suas teorias, eles se utilizam, sem escrúpulo algum, de nomes que os homens só pronunciam com respeito.


São esses espíritos que semeiam o antagonismo entre os grupos, que os levam a se isolarem uns dos outros e a se olharem com má vontade. Isso já seria suficiente para desmascará-los, porque, agindo assim, dão o mais formal desmentido ao que pretendem ser.

Cegos, portanto, são os homens que se enganam de uma forma tão grosseira. Ainda há, porém, outros meios de reconhecê-los. Os espíritos da ordem a que eles dizem pertencer, devem ser não só muito bons como eminentemente racionais.

Pois bem, submetei seus sistemas à análise da razão e do bom senso, e vereis o que restará, então tereis que concordar comigo em que, todas as vezes que um espírito indica coisas utópicas e impraticáveis, ou medidas pueris e ridículas, como remédio para os males da humanidade, ou como meios de chegar à sua transformação, ou quando formula um sistema que é contestado pelas mais vulgares noções de Ciência, ele só pode ser um espírito ignorante e mentiroso.

Por outro lado, tende a certeza de que, se a verdade nem sempre é apreciada pelos indivíduos, ela o é sempre pelo bom senso do povo, e isso também é um critério. Se dois princípios se contradizem, tereis a medida do seu valor intrínseco, procurando aquele que alcança mais repercussão e simpatias.

Efetivamente, seria ilógico admitir que uma doutrina que visse diminuir o número de seus participantes fosse mais verdadeira que aquela que vê o dos seus aumentarem. Deus, querendo que a verdade chegue a todos, não a limita em um círculo restrito: Ele a faz surgir em diferentes pontos, a fim de que, por toda a parte, a luz esteja ao lado das trevas.

Repeli impiedosamente todos esses espíritos que se apresentam como conselheiros exclusivos, pregando a divisão e o isolamento. São quase sempre espíritos vaidosos e medíocres, que tendem a se impor aos homens fracos e crédulos, cercando-os de elogios exagerados, a fim de fasciná-los e de tê-los sob o seu domínio.