Sorrir faz Bem! Jose Medrado

Tenho recebido inúmeras críticas e incentivos quanto ao meu estilo, chamado inovador, de fazer as minhas palestras sempre com muita história e humor.

Seguramente, não é por frivolidade ou qualquer outra atitude inconseqüente. Tenho estudado muito acerca do riso, na vida do ser humano, onde pesquisas inúmeras têm vaticinado como sendo a terapia libertadora de doenças físicas e psíquicas para o terceiro milênio.

Hipócrates, o pai da Medicina, no século IV AC. já utilizava brincadeiras e jogos na cura de seus pacientes. Em o seu livro “A Expressão das Emoções nos Homens e nos Animais”, de 1872, Charles Darwin dizia que o sorriso e o riso são ações necessárias e inatas às criaturas humanas.

O médico Eduardo Lambert, especializado em terapias holísticas, autor do livro “A Terapia do Riso”, Editora Pensamento, considera o riso como uma terapia, que tem o objetivo de melhorar o ser humano em seu todo, físico, psíquico e espiritual.

A risoterapia é um método terapêutico existente deste a década de 60. O médico americano Hunter Adams, Dr. Patch Adams, que maravilhosamente foi interpretado pelo ator Robert Wills aplicou em seu pacientes com grande repercussão a terapia do riso, tendo conseguido espetaculares resultados com os mesmos.

Fato é que o riso é um grande estimulador do hipotálamo, sintetizando as endorfinas, as betas endorfinas, que como substâncias analgésicas tendem a diminuir o sofrimento moral e espiritual das pessoas.

Estas substâncias são bem produzidas quando rimos, gargalhamos. A verdade é que quando mais rimos, gargalhamos mais endorfinas produzimos, o que nos gera uma grande sessão de bem-estar, onde, em trégua das nossas angústias, poderemos melhor raciocinar e redirecionar nossa vida e as nossas dores.

Ora, o raciocínio que faço é lógico: se rir proporciona todo este bem-estar, e mais, ajuda a dar proteção vascular contra anginas, infartos, derrames e doenças vasculares, por que não ajustar estes benéficos a uma pregação cristã, para a melhoria do individuo?

Por que temos que falar de Deus, Cristo e da vida exaltando a dor, e não a alegria? Já vemos tantas dores e misérias no mundo, por que não trabalhar o lado lúdico humano, da criança perdida, atropelada, abafada por este cruel viver em permanente competitividade.

Assim, amigos de lides espíritas, cuidado! Você que é mal humorado, dono da verdade, irritado com o sucesso dos outros, rígido nos seus princípios, sem a flexibilidade do amor de Jesus em suas ações, saiba que toda esta tensão gera uma descarga muito maior de adrenalina e, conseqüentemente, maior predisposição aos problemas gerais de vascularização.

De igual modo, você, que cultiva a inveja, seu fígado é bombardeado. O ciúme afeta o coração, e o autoritarismo, o se julgar dono da verdade, pode gerar problemas para o seu fígado e rins, podendo, inclusive gerar tumores e cânceres. Isto é científico.

Eu faço meu povo sorrir, cantar... pois, só assim, encontraremos alívio nos momentos em que tudo conspira para dor e lágrimas. * Jose Medrado *