1 - Sensações nos Espíritos Errantes: Tratando do momento em que o
Espírito deixa o corpo e penetra no Mundo Espiritual, Allan Kardec lhes
analisa, em vários artigos da Revista Espírita, com relação as sensações e o
desenvolvimento das idéias. Muitas perguntas lhe tinham sido feitas: Sofrem os
Espíritos? Que sensação experimentam?
Em “O Livro dos Espíritos”, o codificador da Doutrina Espírita
dedica um longo capítulo a esse tema e que tem por título “Ensaio Teórico Sobre as
Sensações nos Espíritos”. Responde ele, então, com base em informações dos Espíritos e,
principalmente, em suas próprias observações e nos estudos das funções do
perispírito.
Ensina-nos a experiência que, no momento da morte, o perispírito se desprende, mais ou
menos lentamente do corpo; durante os primeiros instantes o Espírito não se dá
conta da situação; não se julga morto; sente-se vivo; vê o corpo ao lado, sabe que é
seu, mas não compreende que do mesmo esteja separado. Esse estado dura enquanto
existe uma ligação entre o corpo e o perispírito.
Recordemos a evocação do suicida da casa de banhos da Samaritana: Como todos os outros, ele dizia: "(. . .) entretanto sinto que os vermes me roem". Ora, seguramente, os vermes não roem o perispírito e, ainda menos, o Espírito; apenas roem o corpo. Mas como a separação entre corpo e Espírito não era completa, o resultado era uma espécie de repercussão moral que lhe transmitia a sensação do que passava no corpo.
Repercussão talvez não seja o vocábulo, o qual poderia fazer supor
um efeito muito material: era antes a visão daquilo que se passava em seu corpo,
ao qual estava ligado o seu perispírito que lhe produzia uma ilusão, que tomava como
realidade. (Revista Espírita, de Allan Kardec, n° 11, novembro de 1858)
Dessa forma, as sensações agradáveis são transmitidas ao Espírito, assim como as desagradáveis. Em suas pesquisas, Allan Kardec entrevistou milhares de Espíritos que pertenceram a todas as camadas sociais e a todas as posições, seguindo-lhes os passos desde a desencarnação, a fim de estudar as mudanças que sofreram na vida além-túmulo. Nos planos inferiores da Espiritualidade, os Espíritos manifestam desejos e apetites. Já o mesmo não se dá com aqueles cujo perispírito é menos denso.
2 - Alimentação dos Espíritos: Se as pessoas duvidam que os Espíritos se vestem, que pensarão elas a respeito da existência de alimentos no Mundo Espiritual? Entretanto, os “Espíritos errantes” sentem fome. Na maioria das vezes, os desencarnados, logo após o desligamento do corpo físico, são atormentados pelo desejo de satisfazerem suas necessidades fisiológicas, como sede e fome incontroláveis.
Para atendimento dessas necessidades básicas, afirmam os Espíritos
que existem
fábricas de concentrados de frutas e sopas sujeitos à manipulação específica da
Espiritualidade. Nos hospitais das Colônias, alimentos são fornecidos aos enfermos, a fim
de se revigorarem. Esses manjares espirituais, segundo informações do Outro Mundo,
possuem gosto e aroma que não têm similar na Terra.
Nos centros de reeducação para onde são conduzidos os Espíritos
recém-chegados do Umbral, faz parte do tratamento a ingestão, pelos enfermos, de
alimentos semelhantes aos terrenos, porém menos densos, até que se adaptem a
sistemas de sustentação das Esferas Superiores. Allan Kardec transcreve a
mensagem do Espírito Cura de Bizet que se sentiu chocado com as cenas que
presenciou no Mundo Espiritual:
Se não vim imediatamente ao vosso meio, é que a perturbação da separação e o espetáculo novo com que fui chocado não mo permitiram. E, depois, não sabia a quem escutar; encontrei muitos amigos cujo acolhimento simpático me ajudou poderosamente a me reconhecer; mas também tive sob os olhos o atroz espetáculo da fome entre os Espíritos.
Encontrei lá em cima muitos desses infelizes, mortos nas torturas
da fome, ainda procurando em vão satisfazer uma necessidade imaginária, lutando uns contra os
outros para arrancar um pedaço de comida que se esconde nas mãos, se
entrerasgando e, se assim posso dizer, se entredevorando; uma cena horrível,
pavorosa, ultrapassando tudo quanto a imaginação humana pode conceber de mais
desolador!
(Revista Espírita, de Allan Kardec, n° 6, junho de 1868)
Em Memórias de um Suicida, psicografado por Yvonne A. Pereira, um Espírito que fora hospitalizado na Colônia, relata o seguinte: “ A cada um de nós foi servido delicioso caldo, tépido, reconfortante em pratos tão alvos quanto os lençóis; e cada um sentiu o sabor daquilo que lhe apetecia”. Fato singular: enquanto fazíamos a refeição frugal, era o lar paterno que acudia às nossas lembranças, as reuniões em família, a mesa da ceia, o doce vulto de nossas mães servindo-nos.
O Espírito André Luiz declara na obra Nosso Lar que, recém-chegado ao Mundo Espiritual, recebeu igual tratamento: A essa altura, serviram-me caldo reconfortante, seguido de água muito fresca, que me pareceu portadora de fluidos divinos. Aquela reduzida porção de líquido reanimava-me inesperadamente. Não saberia dizer que espécie de sopa era aquela; se alimentação sedativa, se remédio salutar.
Entretanto, segundo colocações deste mesmo Espírito, não só os
convalescentes têm necessidade de alimentos. Os trabalhadores das Colônias
recebem, regularmente, a sua cota de provisões: Cada habitante de Nosso Lar recebe
provisões de pão e roupa, no que se refere ao estritamente necessário.
Situação bastante curiosa é essa necessidade de os Espíritos reberem
alimentos já manufaturados, exatamente como ocorre na vida terrestre, uma espécie de cesta
básica que os setores públicos socialistas costumam fornecer à população.
Mais tarde, em “Evolução em Dois Mundos ”, obra psicografada pelos médiuns
Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, o Espírito André Luiz se propõe a uma
avaliação científica de como se verifica a alimentação dos Espíritos desencarnados,
da qual
destacamos alguns trechos:
Encarecendo a importância da respiração no sustento do corpo espiritual, basta lembrar a
hematose no corpo físico, pela qual o intercâmbio gasoso se efetua com
segurança, através dos alvéolos, nos quais os gases se transferem do meio
exterior para o meio interno e vice-versa, atendendo à assimilação e desassimilação de
variadas atividades químicas no corpo orgânico.
O oxigênio que alcança os tecidos entra em combinação com determinados
elementos, dando, em resultado, o anidrido carbônico e a água, com produção de
energia destinada à manutenção das províncias somáticas.
Abandonando o envoltório físico na desencarnação, se o psicossoma está profundamente arraigado às sensações terrestres, sobrevêm ao Espírito a necessidade inquietante de prosseguir atrelado ao mundo biológico que lhe é familiar, e, quando não a supera ao peso do próprio esforço, no auto-reajustamento, provoca os fenômenos da “simbiose psíquica”, que o levam a conviver, temporariamente, no halo vital daqueles encarnados com os quais se afine, quando não promove a obsessão espetacular.
O Espírito David Hatch, autor da obra “Cartas de um Morto Vivo”, recebida pela médium Elsa Barker afirma que, de acordo com a sua visão do Mundo Espiritual, uma das coisas que mais interessa aos desencarnados é a alimentação. Assegura que os Espíritos errantes comem e bebem; absorvem, principalmente, muita água, pois é um ótimo alimento para o perispírito que capta sua ação benéfica.
David Hatch informa que os corpos perispirituais encontram-se impregnados
de umidade.
Muitos Espíritos já informaram que a água tem imenso valor no Mundo Espiritual.
É esse
líquido poderoso veículo de fluidos de qualquer natureza, sendo utilizado,
também, como medicação. Segundo ele, já sentira, certa feita, a ação magnética
da água que lhe provocou um delicioso e revigorante bem estar.
Reporta-se o Espírito David Hacht a um encontro com um jovem desencarnado que recepcionou a noiva ao desencarnar. Durante os primeiros dias após a desencarnação, a moça, ainda subjugada pelos hábitos terrenos, queixava-se continuamente de fome; ele tentava satisfazê-la dando-lhe uma substância tênue como alimento.
Outra experiência interessante foi a que vivenciou ao conhecer
certa senhora desencarnada que lhe fez, entre outras queixas da sua vida no
Além, a mais esquisita — confessa — que ouvira. Inquirindo a nova conhecida
sobre sua atual estada, recebe a seguinte revelação:
“Olha, primeiro que tudo acho essa gente horrível. Lembro-me ainda
de pensar, quando vivia, em que ao menos no Outro Mundo não iria encontrar
donas de pensões, nem as competentes criadas e descuidadas e preguiçosas, e
afinal aqui são absolutamente a mesma coisa, se não forem piores”.
(Cartas de Um Morto Vivo, de Elsa Barker)
Surpreso com tais respostas e tão intrigantes revelações, insiste o Espírito
David Hacht com mais perguntas ao que a senhora responde no mesmo tom, estabelecendo-se o
seguinte diálogo:
“David: Que me diz! Pois vive aqui numa pensão? E Onde quer que eu viva? Bem sabe que não sou rica. David: Que tal é a mesa na sua pensão? É pior do que na última onde estive na Terra. David: As refeições são pouco abundantes? São pouco abundantes e não prestam, sobretudo o café”.
“David: Diga-me uma coisa, servem-lhe aqui as três refeições a que estava habituada na Terra? O senhor tem uma maneira estranha de se exprimir. Não noto nenhuma diferença especial entre este mundo e a Terra, como lhe chamam, a não ser a falta de conforto, por tudo ser inconstante e incerto”.
“David: isso mesmo, continue. De manhã nunca sei ao certo quem estará sentado ao meu lado à tarde, andam num constante vai-vem. David: E que come? As coisas do costume: carne e batatas, pastéis e pudins. David: Continua ainda a comer isso? Pois claro; o senhor não come?”.
Eis, aí, portanto, a situação de um Espírito profundamente condicionado à vida que levou na Terra, de tal modo que nenhuma explicação o faria entender que não mais precisava se preocupar com certas questões tão insignificantes.
Fato curioso no campo da alimentação é narrado pelo Espírito
Monsenhor Robert Hugh Benson, na obra “A Vida nos Mundos Invisíveis”, quando
visitou, com seu grupo de pesquisa, levado pelo anfitrião, um pomar muito bem
cuidado:
As frutas eram perfeitas na forma, ricas em cor, e pendiam em grandes cachos. Colheu algumas e ofereceu-nas, assegurando que nos fariam bem. Eram frescas ao tato e notavelmente pesadas para seu tamanho; o sabor, delicioso, a polpa, macia, sem ser difícil nem desagradável de tocar, e uma quantidade de suco semelhante ao néctar, escorria delas.
Meus dois amigos observavam-me atentamente enquanto eu comia umas
ameixas, ambos revelando uma expressão de jovial expectativa. Sendo abundante o
suco, que temia que escorresse sobre minha roupa. Escorria sim, mas não
a manchava, o que me maravilhou, provocando o riso de meus amigos. Apressaram-se, então,
a explicar que, estando eu num mundo incorruptível, tudo quando não se
aproveita é imediatamente devolvido ao elemento de origem.
As frutas daquele pomar não eram apenas para os que necessitassem de algum tratamento após a morte física, mas estavam à disposição de quem quer que os desejasse comer pelo seu efeito estimulante. Na obra que ditou ao médium Isaltino Barbosa (Um Espírito Através do Cosmo) o Espírito Castro Lopes, extasiado com Mundo Espiritual, descreve seus frutos como: (...) proporcionais às árvores em que são gerados, de sabor delicadíssimo e alguns semelhantes aos da Terra como a melancia e a laranja.
Todavia, os Espíritos chamam a atenção dos encarnados para o fato de que, nas faixas superiores da Espiritualidade, o corpo não tem necessidade de alimentação, no sentido que entendemos. À proporção que se aproxima das esferas mais elevadas, o Amor, que é a verdadeira substância de nutrição das almas, torna-se mais intenso e menos denso, constituindo-se no maior sustentáculo das criaturas. Daí o preceito evangélico: Amai-vos uns aos outros.
3 - Vida Sexual dos Espíritos: Após a desencarnação, homens e mulheres continuam, no perispírito, com os órgãos sexuais, mas estes não conservam as mesmas funções que possuíam na Terra. Todos os Espíritos errantes nutrem os sentimentos e emoções inerentes à sua condição. O que não há é a procriação. Isso só ocorre no plano terrestre, onde as Leis Divinas impulsionam o macho e a fêmea, através do instinto e do amor, a colaborar na criação.
Entretanto, a problemática sexual continua, não no sentido terreno, pois todos se
encontram desembaraçados do corpo físico; não desaparece, uma vez que é a fonte
da vida. Como regra geral, o Espírito, ao desencarnar, conserva, na erraticidade, a
forma perispiritual da última encarnação.
Talvez, por algum condicionamento ou necessidade, o Espírito permaneça
na condição de homem ou mulher. Informa o Espírito Silveira Sampaio, na obra “O Mundo em que Eu Vivo ”, psicografado
por Zíbia Gasparetto, que alguns desencarnados têm extrema dificuldade de mudar
qualquer característica física da última encarnação.
Todavia, como regra geral, os Espíritos errantes podem manipular o
perispírito a seu bel-prazer e de acordo com as lembranças de vidas passadas que mais
lhes agradarem.
O Espírito Johannes, que não aceita as leis reencarnacionistas, dá, na obra “Rumo às Estrelas”, de autoria de Herbert Dennis Bradley, o seu parecer a respeito da diferença de sexos: Nenhum dos dois (masculino ou feminino) é superior ou inferior ao outro. Tais explicações não podem aplicar-se às metas de um todo.
A mulher é a mesma coisa aqui e aí. É o poder feminino que cria os
ideais do homem. É o grande ser criador, não só de novos seres, como de novos
pensamentos. Sua responsabilidade é ainda maior que a do homem. Não somente a
mulher dá ser aos filhos, como realmente cria os altos ou baixos ideais do ser
masculino.
A mulher sobrevive como alma feminina; o homem como alma masculina. Devo observar, porém, que o que na Terra chamais amor nada tem a ver com isto. O Amor existe de muitas maneiras.
O Sexo é uma lei; o Amor uma inspiração. Compreendei a
distinção e nunca os confundais. No dia 25 de abril de 1862, em reunião na
Sociedade Espírita de Paris, o Espírito J. Sanson, recém-desencarnado, evocado
por Allan Kardec, dá a sua explicação sobre o assunto:
Pergunta:
Os Espíritos não têm sexo. Entretanto, como ainda há poucos dias séreis um
homem, tendes
neste novo estado uma natureza mais masculina do que feminina? Acontece o mesmo com o
Espírito que tivesse deixado seu corpo há muito tempo?
Resposta: Não temos de possuir natureza masculina ou feminina: os Espíritos não se reproduzem. Deus os criou pela sua vontade, e se, nos seus maravilhosos desígnios, quis que os Espíritos se reencarnem na Terra, teve de acrescentar para isso a reprodução das espécies por meio das condições próprias do macho e da fêmea.
Mas vós
o sentis, sem necessidade de nenhuma explicação — os Espíritos não podem ter
sexo. (O Céu e o Inferno, de Allan Kardec) Melhores esclarecimento temos em O Livro dos Espíritos, na
resposta que Allan Kardec obtém dos Espíritos à pergunta 201:
Pergunta: O Espírito que animou o corpo de um homem, em nova existência pode animar o de uma mulher e vice-versa? Resposta: Sim, são os mesmos Espíritos que animam os homens e as mulheres.
Os Espíritos se encarnam homens ou mulheres porque eles não têm sexo. Como devem progredir em tudo, cada sexo, como cada posição social, lhe oferece provas e deveres especiais, além da oportunidade de adquirir experiência. Aquele que fosse sempre homem não saberia senão o que sabem os homens.
Outra informação interessante a respeito do sexo dos Espíritos é encontrada na Revista Espírita, de Allan Kardec, publicada em janeiro de 1866: Os sexos só existem no organismo. São necessários à reprodução dos seres materiais. Mas os Espíritos, sendo criação de Deus, não se reproduzem uns pelos outros, razão por que os sexos seriam inúteis no Mundo Espiritual.
Aos
homens e às mulheres, são, assim, destinados deveres especiais, igualmente
importantes na ordem das coisas; são dois elementos que se completam um pelo
outro.
Na obra “O Sexo Além da Morte”, seu autor, R. A. Ranieri, através de desdobramentos, visita zonas da Espiritualidade em que se encontram criaturas profundamente envolvidas com problemas sexuais que lhes impedem a marcha ascensional. Segundo suas observações, estão elas de tal forma arraigadas às práticas aberrantes e viciosas que apresentam o “perispírito totalmente deformado”.
São
Espíritos errantes que abusaram do sexo e que continuam, após a desencarnação, com
os mesmos hábitos. Condicionados a práticas libidinosas, vivem nos bordéis
terrenos, usufruindo dos prazeres sexuais, juntamente com os encarnados com que têm
afinidade, em processos obsessivos recíprocos.
Nestes
Espíritos, denominados de vampiros pelo professor Jose Herculano Pires, os apelos sexuais
são tão intensos, que os desequilibram psiquicamente; as entidades denominadas
de ÍNCUBOS E SÚCUBOS (“ÍNCUBOS: seres espirituais, com características masculinas, que
mantêm relações sexuais com mulheres; no seu oposto estão os SÚCUBOS, que
seduzem os homens), responsáveis por terríveis obsessões, pertencem a essa
categoria.
Na obra “Sexo
e Destino”, ditada pelo Espírito André Luiz, através dos médiuns Francisco
Cândido Xavier, temos informação da existência do Hospital-escola Almas Irmãs.
Instituição destinada a socorrer Espíritos desencarnados de todas as idades
e de ambos os sexos, necessitados de reeducação sexual, está sediada em quatro
quilômetros quadrados de edifícios e arruamentos, parques e jardins.
É, na
realidade, uma pequena cidade. Levado pela curiosidade, o Espírito André Luiz
pede informações ao instrutor Neves a respeito do Instituto. Esclareceu, então,
que a agremiação possuía uma diversidade de habitantes: desde os alienados
reclusos em manicômios até os remanescentes de tragédias passionais já pacificados e de
aparência hígida.
No
Hospital-escola os enfermos têm, como tema central de estudos, o sexo,
pesquisado e enobrecido nas inúmeras Faculdades de ensino e desdobrado em
especialidades, tais como: sexo e amor; sexo e matrimônio; sexo e maternidade, sexo e
estímulo, sexo e equilíbrio; sexo e medicina; sexo e evolução; sexo e
penalogia.
Podemos deduzir das informações dos Espíritos que, no Além-Túmulo, continuam a atração sexual, os ciúmes e outros sentimentos, bem mais intensos entre os insensatos que cometem sua dose de insensatez antes de atingir estádios elevados de desenvolvimento.
Em Cartas de um Morto Vivo, o Espírito David Hacht depara com um desencarnado que casara duas vezes na Terra. Estando todos desencarnados, viviam as esposas em litígio a reclamar a posse do marido que não tinha sossego. O marido, por sua vez, sentia-se, ainda, atraído pela segunda esposa e, de alguma forma, afeiçoado à primeira. O Espírito David Hacht se torna muito amigo deste trio singular.
Conta
ele que, certa feita, as esposas lhe solicitaram o arbítrio: Com qual delas
deveria o esposo ficar? Lembrou-se, então, da resposta do Cristo aos saduceus a
uma pergunta semelhante: Quando ressuscitarem de entre os mortos, não casarão, nem serão
pedidos em casamento; devem ser como anjos do Céu. Querendo que eles
entendessem que, na condição em que se encontravam, não deveria haver o
sentimento de posse e nem utilizariam os órgãos sexuais com a mesma finalidade
do casamento terreno.
Nos planos superiores da Espiritualidade, não existe o sexo como vulgarmente conhecemos, porém, objetivando o programa reencarnacionista, realizam-se planejamentos de uniões de almas, a fim de criar oportunidades de burilamento e progresso. Nos seus relatos, os Espíritos errantes falam dos diálogos que os futuros esposos mantêm em seus passeios pelos jardins das Colônias Espirituais a projetar as próximas encarnações.
4 - Sentimentos e Emoções nos Espíritos desencarnados: Os diversos sentimentos e emoções, positivos ou negativos, cultivados pela humanidade terrena se transferem para a Mundo dos Espíritos. Isso já se deduz de tudo quanto vimos em temas aqui tratados anteriormente.
O ódio,
o orgulho, a inveja, a avareza, a luxúria, a dedicação, a tristeza, a
fraternidade, a alegria entre outros. Até mesmo lágrimas os desencarnados derramam
para manifestar o que lhes vai no íntimo.
Os Espíritos comunicantes insistem em esclarecer aos que ainda permanecem na Terra sobre a situação dos espíritos desencarnados no Mundo Espiritual. Já Foi dito que a diversidade de caracteres é infinita, a depender de cada indivíduo, de suas vidas anteriores, das atitudes e hábitos que conservou. Encontramos, na Revista Espírita, de Allan Kardec, em seu n° 4, de abril de 1859 os seguintes esclarecimentos:
Há sensações que têm por fonte o próprio estado dos nossos órgãos. Ora, as necessidades inerentes ao corpo não e podem verificar desde que não exista mais corpo. Assim, pois, o Espírito não experimenta nenhuma fadiga, como nenhuma das nossas enfermidades.
As
necessidades do corpo determinam necessidades sociais, que para eles não
existem. Assim
não mais existem as preocupações dos negócios, as discórdias, as mil e umas
tribulações do mundo e os tormentos a que nos entregamos para nos proporcionarmos as
necessidades ou superfluidades da vida. Eles têm pena do esforço que fazemos por
causa de futilidades. Entretanto, quanto mais felizes são os Espíritos elevados, tanto
mais sofrem os inferiores.
Mas
esses sofrimentos são angústias; e, embora nada tenham de físico, nem por isso
são menos pungentes: eles têm todas as paixões e todos os desejos que tinham em vida (referimo-nos aos
Espíritos inferiores) e seu castigo é o de não poder satisfazê-los. Isto é para eles uma
tortura que julgam eterna, porque sua própria inferioridade não lhes permite
ver o término, o que é para eles um castigo.
Faz parte do aprendizado dos estudantes desencarnados a observação de comportamento dos Espíritos na erraticidade. Há os que alcançaram um equilíbrio e se dedicam à obras beneficentes, como, também, os apegados aos locais de opróbrio e de vícios. Os que abusam do álcool rondam as tabernas terrenas, imantados a encarnados que abusam da bebida. Outros arrastam, durante longos períodos, sofrimentos intoleráveis, criados pela própria mente dementada. Conservam sentimentos vis; continuam a mentir e a instigar conflitos entre os encarnados.
Suas
feições, assim
como todo o corpo, tomam características hediondas que, segundo informações do
Mundo Espiritual, causam pavor. São Espíritos malignos que espalham a sua perversidade,
contaminando os desavisados que se encontram, de qualquer forma, impregnados de
sentimentos inferiores e paixões repugnantes.
Alimentam-se
eles de emanações
venenosas desprendidas da excitação colérica e dos fluidos animalizados dos
seus semelhantes. Esses Espíritos necessitam, quase sempre, de um tratamento nos
dois planos (espiritual e terreno), através de uma doutrinação segura e
constante.
Yvonne A. Pereira, em “Recordações da Mediudade”, dedica o capítulo 10 ao problema das obsessões resultantes do assédio dos Espíritos sobre os encarnados e alerta para a importância do trabalho e esclarecimento e reabilitação que deve ser realizado por especialistas no assunto. Diz ela que:
Um dos mais belos estudos que o Espiritismo faculta aos seus adeptos é, certamente, aquele a que os casos de obsessão nos arrastam. Temos para nós que esse difícil aprendizado, essa importante ciência de averiguar obsessões, obsessores e obsidiados deveria constituir especialidade entre os praticantes do Espiritismo, isto é, médiuns, residentes de mesa, médiuns denominados passistas, etc.
assim
como existem médicos, pediatras, neurologistas, etc., também deveriam existir espíritas
especializados nos casos de tratamento de obsessões, visto que a estes será
necessária uma dedicação absoluta a tal peculiaridade da Doutrina, para levar a
bom termo o mandato.
Tal
ciência, porém, não se poderá limitar à teoria, e querendo antes paciente e
acurada observação em torno dos casos de obsessão que se apresentem no limite
de Ação de cada um, pois é sabido que a observação pessoal, a prática no exercício
do sublime mandato espírita enriquece de tal forma os nossos conhecimentos em
torno de cada caso que nos defrontamos que, cada um deles, ou seja, cada obsidiado
que se nos depare em nossa jornada de espíritas, constituirá um tratado de ricas
possibilidades de instrução e aprendizado, visando à cura, quando a cura seja possível.
O Espírito David Hacht, em Cartas de um Morto Vivo, apresenta um caso de avareza; espetáculo repulsivo que presenciara de um desencarnado. Narra o fato e analisa as consequências da ambição no Mundo Espiritual.
Assistiu
ele a um avarento a contar o seu dinheiro, e viu os olhares terríveis dos
Espíritos espreitando avidamente o seu menor movimento. O ouro possui uma
influência especial além do seu poder de aquisição e de tudo que se lhe acha
ligado. Há
Espíritos que amam o ouro como o avarento, com a mesma paixão avassalante,
ambiciosa, que nada satisfaz.
Entretanto,
no Além-Túmulo há, também, aqueles que dedicam seu tempo ao auxílio e ao progresso
geral, pois já cultivam bons sentimentos, como o Amor, a Caridade e a
Fraternidade. Entre eles não há lugar para a inércia e a preguiça.
A prece,
o trabalho, a alegria e os ideais superiores fazem parte do seu cotidiano. São os benfeitores
do Espaço, aliados das Esferas Superiores, que recebem a tarefa de instruir Espíritos
mais atrasados e aspiram à dignidade do Mestre Jesus.
Lúcia
Loureiro
A Casa
do Espiritismo