Cristo, Cristão e Crístico

Há uma grande dificuldade de compreensão entre estas três palavras. É importante conhecer a essência, a ideia que precisa levar a Humanidade a dar o enfoque correto a elas. Em primeiro lugar é preciso entender que a sua essência não é privilégio do mundo ocidental, mas de todas as regiões do planeta, independente de Filosofia, Cultura, Costumes, Visão Religiosa ou Espiritual.


Cristo vem da palavra grega “Krystos” que quer dizer “Ungido” ou “Ligado”. A visão dos povos da época em que Jesus veio para cumprir sua missão, para dar seu exemplo de vida, levou-os a cognominá-lo “Jesus o Cristo”, no sentido de que Êle pregava e vivia verdades mais elevadas estando portanto “ligado” a planos superiores.

Isto se deu porque a Humanidade, no seu todo e obviamente também de forma individual, sempre necessitou de símbolos superiores, fato inconteste comprovado pela adoração, inicialmente das forças da Natureza, e na sequência por Divindades, Ídolos, etc. Sendo assim nada mais natural do que a assertiva dada a Jesus, e diga-se de passagem, muito pouco para a expressão e o esplendor das suas mensagens e da sua missão aqui na Terra.


Fica então claro que Jesus não foi “O Cristo” já que na sua individualidade não existe UM “Cristo”, mas na realidade foi proposto e assumido este adjetivo para valorizar a Grandeza, a Sabedoria, a Bondade, a Doação, a Demonstração de um Amor Celestial, que Jesus pregou e viveu. Então, o que significa ser Cristão e ser Crístico

Cristão é a pessoa que escolhe, procura compreender, e tenta seguir estas verdades e o exemplo dado por Jesus. É interessante frisar que não só as pessoas que estão vinculadas às religiões cristãs que devam ser chamadas de cristãos, mas todas as pessoas no mundo, inclusive ateus e agnósticos, que buscam agir dentro dos princípios de Jesus, sabendo ou não, aceitando ou não, que esta proposta maior que é a melhora da Humanidade, teve Jesus como seu símbolo principal. E o importante não é se intitular Cristão mas realmente viver os princípios que regem a ideia de estar ligado a planos superiores.

Crístico é aquele que transcende suas limitações na busca e no esforço, conseguindo vivenciar as verdades e o exemplo de vida de Jesus. Não devemos esperar que as pessoas vivam as 24 horas do dia estes princípios, mas é fundamental entender que vivemos momentos crísticos e devemos lutar para que estas ações crísticas se incorporem cada vez mais à nossa essência, não esperando que sejamos perfeitos mas que estamos sempre olhando e buscando nossa perfeição.

Realmente não é fácil lutar contra o erro, mas como diz o velho ditado: “comer e coçar é só começar“. E a cada passo dado, por menor que seja,
tenham certeza absoluta que as Hostes Divinas a que Jesus esteve sempre ligado exultarão pelos passos dados por cada um de nós na nossa caminhada, com a Esperança e a Certeza de um dia estarmos também em comunhão direta com este Amor Maior.

Compilado de Gilberto Cabral de Carvalho