Parto espiritual

Texto compilado por Harmonia Espiritual do livro
Nas fronteiras da Nova Era – Suely Caldas Schubert

Ao fazer um atendimento, juntamente com Oscar, a uma senhora desencarnada, que tentava libertar-se dos liames perispirituais, sem conseguir, debatendo-se muito angustiada, Miranda deu-se conta de que ela desencarnara em adiantado estado de gestação, mantendo junto a si a presença do Espírito-feto, que se encontrava adormecido após a morte orgânica, todavia imantado ao corpo da mãe. Inseguro quanto ao que deveria fazer solicitou a ajuda do mentor que, ao constatar o quadro sugeriu que deveriam primeiramente adormecer a gestante, para depois realizarem o parto.


A cena que se seguiu bem que poderia ser denominada de “parto espiritual”. Com a palavra o amigo Miranda: Dr. Charles pediu a Ana que atendesse ao filhinho, enquanto ele aplicava recursos especiais na área do chacra coronário do pequenino, diluindo a energia densa que se foi alterando, mudando de tonalidade e de formato até diluir-se como um fio que se esgarça, sendo separadas totalmente as fibras de energia que os uniam.

Nesse comenos, observamos que a gestante movimentou-se, embora adormecida, e expeliu uma espessa massa informe, como se fora o parto. Logo nos demos conta que se tratava da condensação mental de ambos, filho e genitora, acumulada no útero, em cujo claustro desenvolvia-se a gestação. A partir desse momento, o seu sono tornou-se tranquilo, sendo encaminhado por Ana pra uma das áreas especiais e dali seria levado para uma comunidade infantil. Vários aspectos desse caso merecem algumas reflexões.

Pessoalmente sempre me comoveram as desencarnações violentas e traumáticas de mulheres em gestação. Ficava a conjecturar qual seria o atendimento à gestante e ao Espírito a ela ligado, no processo reencarnatório que não chegara a termo. Perguntava-me como ficariam esses Espíritos, passando por essa experiência dolorosa. Sentiriam a própria morte e daquela que lhe seria mãe? E em relação a esta, por sua vez passaria igualmente por esse mesmo processo? Como se daria o desligamento entre ambos?

As indagações ficavam sem respostas, porém, muitas suposições ocorriam aos estudiosos dessa área, todos buscando as explicações sempre elucidativas da Doutrina Espírita e dentro da lógica notável a que nos habituamos. Ao mesmo tempo aguardávamos as orientações dos benfeitores espirituais, sempre trazendo elucidações avançadas, adiante do tempo.

Eis que o próprio Manoel Philomeno de Miranda traz a lume uma excelente obra, “Painéis da Obsessão” (1983), de sua autoria espiritual, em que relata um fato extraordinário, que eu denominei de “cesariana realizada no plano espiritual”. Devido exatamente a esse caso, escrevi um artigo com esse título, publicado na revista “O médium” de Juiz de Fora, no bimestre de março/abril de 1985.

Embora existam diferenças entre as duas ocorrências, a da gestante desencarnada pelo tsunami e a que está no livro citado, existem pontos semelhantes que, sobretudo, atestam a misericórdia divina que atende a todas as criaturas, conforme seus méritos, suas necessidades, ao arbítrio das Leis Divinas. Para que os leitores e leitoras se instruam com o caso em pauta, transcrevo aqui os pontos principais, conforme meu artigo.

O autor narra, pois, no livro “Painéis da Obsessão”, acima citado, no capitulo 16, a desencarnação de uma senhora em adiantado estado de gravidez, em um desastre provocado por obsessores. A cena é chocante como chocante são os acontecimentos do passado que culminaram na sua morte e na morte do filhinho na presente reencarnação. Miranda relata o atendimento e o socorro espiritual que receberam.

Embora não fosse possível evitar ou desviar o curso da trama dos obsessores, em razão dos débitos passados e do comportamento do presente, mãe e filho tiveram a proteção espiritual que fizeram por merecer. A gestante, sem se dar conta do desastre, após ser liberada juntamente como filhinho dos liames carnais, passou a sentir dores sendo, então, conduzida para o centro cirúrgico de um hospital na esfera extrafísica. Adormecida foi submetida a uma “cesariana”, tal qual conhecemos na Terra e o recém-nascido foi colocado no leito ao seu lado.

Surpreso, Miranda recebe a explicação do fato por meio da palavra de um de seus instrutores na referida obra, o Dr. Lustoza, que esclarece: (...) em muitos casos de gestantes acidentadas, em avançados meses de gravidez, em que ocorre, também, a desencarnação do feto, é de hábito nosso, quando as circunstâncias assim nos permitem, proceder como se não houvesse sucedido nenhuma interrupção da vida física.

Em primeiro lugar, porque o Espírito, em tais circunstâncias, quase sempre já se encontra absorvido pelo corpo que foi interpenetrado e modelado pelo perispírito, no processo de reencarnação, merecendo ser deslindado por cirurgia mui especial para poupar-lhe choques profundos e aflições várias, o que não se daria se permanecesse atado aos despojos materiais, aguardando a consumpção deles.

É muito penoso este período para o ser reencarnante, que pelo processo da natural diminuição da forma e perda parcial da lucidez, é colhido por um acidente deste porte e não tem crédito para a libertação mais cuidadosa. Quando isto se dá, os envolvidos são, quase sempre, irmãos calcetas, inveterados na sandice e na impiedade que sofrem, a partir de então, demoradamente, as consequências das torpezas que os arrojam a esses lôbregos sítios de tormentos demorados.

No caso em tela, o pequenino se desenvolverá como se a reencarnação se houvera completado, crescendo normalmente, participando das atividades compatíveis aos seus vários períodos em Institutos próprios, que os amigos conhecem. Outros esclarecimentos são prestados pelo Dr. Lustoza, mas convém encerrar por aqui, com as palavras de Miranda, em uma reflexão pessoal: Vivendo ainda muito próximos dos interesses humanos e considerando ser a vida física uma cópia imperfeita da espiritual, compreender-se-á que, nesta última se encontram todos os elementos da primeira, embora a recíproca não seja verdadeira. (Painéis da Obsessão)

Essa frase de Philomeno de Miranda sintetiza perfeitamente a premissa básica de todos os temas concernentes à conduta do ser humano, da sua vida prática, especialmente no âmbito material, tratados à luz do Espiritismo. Que fique bem claro: tudo o que existe na Terra, como obra do homem, é uma cópia imperfeita do que existe no mundo espiritual.

Portanto, a ciência, por mais avançada e por maiores conquistas que apresente nada mais expressa do que a realidade preexistente na esfera espiritual, o mesmo sucede em relação a invenções, descobertas, progresso da medicina, ideias “novas” que surgem, etc.

Bem, mas se tudo já existe, qual a vantagem? Onde está o mérito do ser humano? Do seu esforço? É preciso compreender que as ideias novas, as invenções, as conquistas, as criaturas trouxeram de “lá”, do mundo das causas, importa considerar que viemos da verdadeira pátria e para lá retornaremos, portanto o mérito está presente a cada progresso, pois o esforço de trazer do inconsciente para o consciente essas ideias e concretizá-las aqui no plano físico é gigantesco. Não raras vezes, os gênios mencionam que tem uma espécie de lembrança e que esta, quando irrompe, extravasa como uma força incontrolável, comparável à mediunidade, segundo eles mesmos citam.

Portanto, não há que causar espanto, surpresa ou desconfiança o fato de haver cesariana no mundo espiritual. Mas vejamos o motivo: A reencarnação do Espírito, o seu retorno à vida física, não é um processo que ser realize em um átimo, como por passe de mágica, ao contrário existe uma série de procedimentos que, na maioria dos casos, obedece ao automatismo da lei de reencarnação.

Ocorrem, porém, em grande número, as reencarnações programadas, contando com a assistência de Espíritos especializados. Mas, tanto em um processo quanto em outro, o Espírito reencarnante irá passar por etapas comuns, como por exemplo, a “miniaturização do perispírito”, imprescindível para que o perispírito atue como “modelo organizador biológico” (MOB), impregnando todas as células que se vão multiplicando, a partir da fecundação, isto é, quando o espermatozoide fecunda o óvulo, dando origem ao “zigoto”; é nesse instante que o Espírito reencarnante se liga, ficando quase que imantado.

Imprescindível ressaltar que é o Espírito que traz no seu acervo espiritual todas as condições de que necessita para a jornada terrena, vincando no “corpo fluídico ou perispírito”, suas distonias vibratórias ou conquistas espirituais, conforme cada individualidade. Ou seja, todo esse elenco é que constitui a sua bagagem que, por sua vez, vai desaguar no novo corpo em formação.

Há, todavia, outro ponto a ser destacado. Trata-se da questão da “miniaturização do perispírito”, visto que enquanto isto se processa, a consciência do reencarnante vai aos poucos entrando em uma espécie de torpor, enquanto ele perde a noção de seu passado, para assim ingressar em novo começo.

Imaginemos, então, quão difícil seria para o Espírito que está retornando ao cenário terrestre, plenamente adaptado a essa contingência, com a mente impregnada de novos conteúdos relacionados com a vida que vai ter (berço, pais, sexo raça, etc.), dos quais não tem consciência de que existem, mas que ressumarão de diferentes maneiras no curso da vida: ter, de súbito, tudo isso cortado, por uma circunstância qualquer, desfeitos os laços fluídicos que o imantavam àquela que seria sua mãe e retornando ao plano espiritual pela morte do corpo ainda em formação ou ainda na infância.

Este Espírito é um feto, ou um recém-nascido ou uma criança, e é assim que se apresenta após a desencarnação, necessitando, portanto, de assistência de protetores espirituais. Tal a razão das instituições do espaço, que atendem a Espíritos que se apresentam nessas condições.

Em André Luiz, especificamente em seu livro “Entre a Terra e o Céu” (1978) capítulo 10, encontramos elucidações de suma importância para um aprofundamento desses aspectos que menciono. André Luiz visita uma instituição no mundo espiritual, destinada a atender a Espíritos que desencarnaram na fase infantil, intitulada “Lar da Bênção”, dirigida pela dedicada Blandina, um Espírito de elevada condição moral. André Luiz, em companhia de Hilário, ouve a dirigente explicar sobre a importância do atendimento aos Espíritos que desencarnaram prematuramente.

Blandina esclarece: (...) quando o espírito alcançou elevada classe evolutiva, assumindo o comando mental de si mesmo, adquire o poder de facilmente desprender-se das imposições da forma, superando as dificuldades da desencarnação prematura (...) Contudo, para a grande maioria das crianças que desencarnam, o caminho não é o mesmo. Almas ainda encarceradas no automatismo inconsciente, acham-se relativamente longe do autogoverno. Jazem conduzidas pela Natureza, à maneira das criancinhas no colo maternal. Não sabem desatar os laços que as aprisionam aos rígidos princípios que orientam o mundo das formas e, por isso exigem tempo para se renovarem no justo desenvolvimento.

É por esse motivo que não podemos prescindir dos períodos de recuperação para quem se afasta do veículo físico, na fase infantil, de vez que, depois do conflito biológico da reencarnação ou da desencarnação, para quantos se acham nos primeiros degraus da conquista do poder mental, o tempo deve funcionar como elemento indispensável de restauração. E a variação desse tempo dependerá da aplicação pessoal do aprendiz à aquisição de luz interior, através do próprio aperfeiçoamento moral.

Assim, do feto à criança recém-nascida, encontramos o Espírito que retorna para cumprir a sua destinação gloriosa, rumo à perfeição relativa. Dito isto, voltemos ao atendimento à senhora em adiantado estado de gestação, vitimada pelo tsunami. Por tudo o que acabo de registrar, é compreensível o procedimento para libertar o Espírito-feto, desencarnado, de sua mãe. As providencias para que ele seja levado a uma instituição dedicada a Espíritos que desencarnaram na fase infantil, onde percorrerá, gradativamente, os períodos que necessitar para que se sinta adulto novamente são, assim, perfeitamente cabíveis.

Na sequência dos esclarecimentos prestados a Miranda e a Oscar, o mentor, Dr. Charles White, explica as ocorrências do passado que culminaram com o resgate dos erros cometidos por ambos, a mãe e o Espírito reencarnante, pois os débitos que cada um adquire, erros cometidos no ontem próximo ou longínquo, permanecem pesando na contabilidade pessoal, e é a própria consciência que reclama sejam redimidos. Eis porque o mentor conclui:

“Terminado o resgate, que se impuseram por necessidade iluminativa, recomeçarão, noutra oportunidade, o processo de crescimento para Deus, edificando um lar no qual estarão presentes numa família numerosa alguns dos desafetos, hoje desditosos e sedentos de vingança. O amor é a luz que apaga a escuridão do ódio, diluindo-o em claridades de ternura e compressão”.

Relata Miranda que ainda meditava em torno do drama da gestante desencarnada, quando teve sua atenção despertada pelos gritos de uma mulher, ligada aos despojos, chorando e chamando pelo filho. Segundo o autor ela mantinha certa consciência da morte que a arrebatara e tentava desesperadamente se livrar daquela situação, gritando pelo filho.

Dr. Charles acercou-se e a auscultou psiquicamente, a fim de se inteirar do caso, procurando ler na sua mente as ocorrências, momentos antes da tragédia. Esta aconteceu quando estava em sua humilde residência que foi destroçada pela grande onda, ela morreu imediatamente, passando por um pequeno período de adormecimento e quando despertou se deu conta da ausência do filhinho de um ano e alguns meses.

O mentor, com bondade paternal e sabedoria haurida na sua nobre existência, procurou detê-la por um pouco, mediante projeção de raios luminosos que a envolveram, limitando-lhe os movimentos, e após dizer algumas palavras à sua enfermeira dedicada (Ana), pôs-se a conversar com a desesperada. Esta, aos poucos se acalmou e, nesse ínterim, Ana chegou, trazendo nos braços, sorridente e bela, uma criança de pouco mais de um ano de idade, que, desencarnada, logo se recuperou do drama, apresentando-a ao médico. Esse, por sua vez, colocou nos braços da desafortunada o filhinho jovial, que a fez sorrir e acalmar-se, logo passando a cantar uma balada para o adormecer.

De imediato, o próprio Miranda passou a diluir os liames que ainda a prendiam ao corpo, libertando-a definitivamente. Dr. Charles a levou a adormecer serenamente. Em seguida, ela e o filhinho, também adormecido, foram transferidos por padioleiros para a área especial. Philomeno de Miranda encerra registrando: “Os milagres que o amor opera são contínuos e ricos de beleza, vencendo mesmo o denominado abismo da morte”.