Sonhos e Viagem Astral - Por Allan Bispo

Sonhos e viagem astral - Allan Bispo
Revista Cristã de Espiritismo

Quando dormimos, um novo horizonte se abre.
Mais do que simples sonhos, experimentamos a realidade fora do corpo físico.

Vivenciando o mundo espiritual

Como se sabe, é possível ficar 40 dias ou mais sem beber ou comer, mas se a pessoa não dorme, morre ao final do sétimo dia. Certamente, quase todos nós já passamos alguma vez pela experiência de ficar acordado além da conta.

Às vezes, em determinadas ocasiões, quem trabalha com televisão, cinema ou produção em geral precisa ficar uma ou duas noites sem dormir. Certa vez, fiquei 36 horas sem descanso e, por um triz, não dormi definitivamente.

Após duas noites acordado, achei que seria impossível cochilar em cima de minha moto quando voltava de um cliente, mas acordei não sei como, segundos antes de entrar embaixo de um ônibus. De forma involuntária, eu literalmente apaguei.

O tempo que se dorme não está diretamente ligado ao quanto se descansa, mas às condições psíquicas em que se está ao dormir.


Durante o sono, nossos liames espirituais se afrouxam e entramos em contato direto com o fluido cósmico universal, elemento primário que a física procura como a partícula fundamental da matéria.

Nosso perispírito serve de antena ou condutor dessa energia, que será convertida em combustível para nosso organismo, atuando em conjunto com as mitocôndrias.

No caso de pessoas que levam uma vida agitada e não conseguem se libertar dos problemas ao dormir, seu perispírito não fica totalmente livre do corpo físico, atrapalhando a absorção de energia suficiente para manter a matéria. O estresse é a doença que mais aflige o homem do século Xxi, causada, em princípio, por essa deficiência.

Estudei e experimentei a projeciologia durante três anos consecutivos e pude verificar que, às vezes, ficava acordado a noite toda, treinando o relaxamento para sair do corpo, porém, levantava completamente recuperado pela manhã, como se tivesse passado por uma noite completa de sono.

No entanto, veremos mais adiante que não basta apenas sair do corpo, pois é o nosso estado emocional ou vibracional que vai definir para onde iremos ao dormir.

Assim, se deitarmos preocupados com o trabalho material, sexo, contas e outras coisas, nosso espírito, fora do corpo, continuará aquilo que ocupava nossos pensamentos antes de dormir.

Há muito tempo, os cientistas concordam que o sono não se destina apenas ao descanso, sendo também um dos estados mais importantes do organismo.

Os avanços nas pesquisas do sistema nervoso e do cérebro estão levando os pesquisadores a concluírem que a consciência está para o cérebro assim como o software está para o hardware.

Um documentário exibido no Discovery Channel mostrou que a resposta involuntária aos estímulos não pode partir do cérebro, mas de uma outra sede de comando. Este pode ser um dos caminhos que o espírito está revelando ao mundo cientifico.

O que são sonhos?

Os sonhos sempre tiveram muita relevância na história da humanidade e das religiões. Em 1935, Kilton Stewart pesquisou e escreveu um livro sobre uma curiosa tribo de indígenas que habitava as selvas da Malásia, chamada Senois, com quem conviveu por vários anos e tinha, como principal característica, a importância que davam aos sonhos.

Esses índios os consideravam uma ótima oportunidade de compartilhar e aprender com seres espirituais e familiares que já haviam desencarnado. Os Senois levavam tão a sério este fato que, ao acordarem, discutiam e analisavam entre si as experiências extracorpóreas.

Orientavam os jovens sobre como se comportarem no astral, existindo, inclusive, um Conselho Geral baseado nos sonhos da comunidade.

A meta era atingir o “halak”, que consistia em sair do corpo com total lucidez e atuar no plano espiritual, ajudando e conduzindo os seres espirituais que ainda não tinham ciência de seu atual estado.

Como esse comportamento estava muito além dos limites do conhecimento da época, os índios foram tachados de alienados.

Para alguns pesquisadores, os sonhos são descargas neuronais, ou seja, uma válvula de alívio cerebral para as tensões do dia a dia.

Sigmund Freud, fundador da psicanálise, dizia que todo sonho manifesta um desejo e um temor na linguagem cifrada do inconsciente, entendendo que se tratava de uma ferramenta importante para o autoconhecimento do indivíduo.

Carl Gustav Jung foi mais além, observando que os sonhos eram vivências espirituais.

O mundo moderno, que se diz civilizado, fez com que nos limitássemos à vida material, vivendo em função de nossos cinco sentidos aliados ao prazer e ao conforto.

Essa busca incansável pelo bem estar material nos afasta cada vez mais de nossa realidade espiritual, resultando nas diversas catástrofes de ordem social.

Relembrando os sonhos

Por acaso, você se lembra do que sonhou hoje? Você sabia que pode ter encontrado uma pessoa muito querida, um conselho ou a solução de um grande problema no plano espiritual?

Aliás, muitas das grandes descobertas da humanidade aconteceram durante os sonhos. Sendo assim, você pode ter ido para lugares maravilhosos e simplesmente não se recordar de coisa alguma.

É claro que não podemos esgotar tudo sobre os sonhos nestas breves linhas, pois, a cada dia, novas descobertas vão surgindo, mas eles são um pouco de tudo.

Os sonhos podem ser relacionados como hipnagógicos ou oníricos, os quais são geralmente desconexos e com cenas parcialmente incompreensíveis.

Podem ser um alívio das tensões de um dia atribulado, fragmentos de lembranças de vidas anteriores, criações mentais ou até mesmo de espíritos.

Certa vez, em uma palestra no Centro Espírita Léon Denis, no Rio de Janeiro (RJ), um companheiro contou que se encontrava em uma reunião com amigos, dentre os quais havia um que detinha a técnica da hipnose, quando o casal anfitrião desafiou esse amigo a hipnotizá-los.

Realizado o desafio, o marido acabou virando motivo de brincadeira para os amigos, uma vez que, sob os efeitos hipnóticos, fez tudo que seu “mestre” mandava.

Para finalizar a sessão, o hipnólogo ordenou ao marido que ele acordasse assim que ouvisse o tilintar do garfo batendo em uma taça de cristal.

Tempos depois, esse mesmo casal estava em uma festa familiar e, quando duas taças tilintaram em um momento de celebração, o marido apagou em transe.

Então, chamaram o hipnólogo para socorrê-lo, sendo necessária uma reprogramação para que o fato não se repetisse mais.

Pode-se concluir daí que nosso inconsciente, da mesma maneira que um computador, é capaz de armazenar comandos lógicos retardáveis, no caso, uma ordem programada para que o hipnotizado mudasse seu estado consciencial ao ouvir o tilintar do cristal.

Ação de obsessores

Em uma reunião mediúnica privativa, um espírito assistido revelou que, a fim de separar um casal, hipnotizava a vizinha para que ela se sentisse atraída pelo marido da outra, fazendo a ação inversa com ele.

Também é possível que um espírito obsessor, desejando vingança, hipnotize um bandido assassino para que atire em uma determinada pessoa durante um assalto, por exemplo.

Quantas vezes já não ficamos sabendo de casos nos quais o assaltante atira em sua vítima aparentemente sem motivo? É claro que, na justiça divina, isso só acontece se a vítima estiver comprometida carmicamente com a Lei de Causa e Efeito. Por outro lado, um bandido só pode ser programado para matar alguém se realmente possuir predisposição para tal.

Os espíritos comumente se utilizam dessa técnica para afligir seus algozes do passado. Em “Devassando o Invisível” a médium Ivone Pereira do Amaral conta casos bastante ilustrativos.

Até o médium Divaldo Pereira Franco já enfrentou uma situação semelhante, quando sofreu uma agressão física na rua, desferida por um desconhecido que o confundiu com outra pessoa.

Mais tarde, pelas próprias palavras de seu perseguidor espiritual, hoje seu amigo, Divaldo ficou sabendo que ele era o autor de tal façanha, fazendo com que o agressor confundisse o médium com um suposto amante de sua mulher.

Em suas excursões espirituais, o espírito Irmão X menciona uma técnica de neurolinguística e pensamentos positivos que é uma ferramenta poderosa, mas que pode ser mal utilizada.

Ele narra o caso de dois empresários bem sucedidos que revelaram o segredo de seu sucesso em uma palestra. A técnica consistia no seguinte: antes de fechar um negócio, eles mentalizavam veementemente o cliente cedendo às suas exigências.

Assim, ao dormirem, os dois empresários visitavam o futuro cliente em espírito, hipnotizando-o. No dia seguinte, sem saber a razão, este não conseguia resistir às sugestões daqueles homens.

Como já contei anteriormente, realizei experiências de projeção astral durante três anos e, em uma dessas vivências, estive em um lugar no qual havia uma grande concentração religiosa, recebendo a recomendação de que permanecesse em oração, sem emitir pensamentos que me denunciassem como espírita.

Imediatamente, um dos espíritos daquela facção se aproximou de mim e tentou investigar minhas condições financeiras. Em seguida, tentou me hipnotizar para que eu visitasse a igreja quando estivesse acordado, além de doar determinada quantia, estipulada por ele, no momento das contribuições.

Antevendo o futuro

Entretanto, nem tudo é desgraça. Um amigo do Centro Espírita me contou que, certa vez, um espírito resolveu ajudar seu sobrinho, dando-lhe o resultado do Jogo do bicho durante os sonhos.

Ele ganhou tantas vezes que o bicheiro já estava a ponto de ir à falência. Só que, em uma manhã, o sobrinho desse espírito acordou lembrando nitidamente de seu sonho, no qual lutava com uma cascavel, o que lhe deixou confiante para jogar tudo que tinha na cobra.

À tardinha, quando foi buscar seu prêmio, qual não foi sua surpresa quando soube que havia dado “águia na cabeça”, fazendo com que perdesse tudo que tinha ganhado até ali.

Então, perguntaram ao espírito o motivo pelo qual enganou seu parente depois de tê-lo ajudado tanto.

Ele explicou que se afastou do sobrinho por causa de sua ganância, mas a mãe desencarnada do bicheiro, preocupada com a falência do filho, resolveu enganar o “sortudo ganancioso”.

Fora do corpo, durante o sono, podemos gozar de outras faculdades de nossa alma, inclusive, em casos um pouco mais raros, a antevisão do futuro. A própria imprensa mostra casos de pessoas que sonharam com acidentes e evitaram sua própria morte ou de outras.

Também podemos passear em espírito, o que explica o fato de, às vezes, reconhecermos determinados lugares. Provavelmente já estivemos lá enquanto dormíamos.

“Buscas a verdade e ela vos libertará”, diz um famoso ensinamento cristão. Portanto, quanto mais nos informarmos sobre o assunto, mais alimentaremos nosso inconsciente para decodificar experiências vividas durante o sono, tornando nossas experiências mais lúcidas e lógicas.

Tudo dependerá dos nossos desejos mais sinceros ao dormir, ou seja, caso tenhamos uma vida sexual mal resolvida intimamente, provavelmente estaremos envolvidos em orgias sexuais no astral. Lembro-me que, em uma de minhas experiências fora do corpo, fui levado para uma região bem inferior no plano espiritual.

Então, meu amigo espiritual fez com que eu percebesse um mendigo bêbado, caído em uma sarjeta. Ao notar minha presença, ele se levantou e, para minha total surpresa, foi se convertendo em uma loira lindíssima e sensual à medida que se aproximava.

Por isso, se algum leitor já sonhou com parceiros sexuais maravilhosos, talvez tenha sido enganado, tornando-se uma  provável vítima de algum vampiro espiritual.

Ajuda Astral

Em “Nos Domínios da Mediunidade”, livro psicografado por Chico Xavier, o espírito André Luiz fala sobre o quanto é valiosa a colaboração de espíritos encarnados fora do corpo e com lucidez nos trabalhos espirituais.

Sendo assim, se você realmente deseja fazer viagens astrais e utilizar corretamente esta faculdade da alma, fique sabendo que, no plano espiritual existem equipes especializadas para treinar encarnados interessados.

Recomendamos ler não só o referido livro de André Luiz, mas também o excelente livro “Iniciação a Viagem Astral” psicografado pelo médium João Nunes Maia, já desencarnado.

Informações também podem ser obtidas na internet, que disponibiliza diversos sites especializados no assunto, inclusive com diversas técnicas projetivas.

A princípio, o resultado depende de sua dedicação. Algumas pessoas já conseguem sair do corpo nas primeiras tentativas, enquanto outras demoram e até mesmo não atingem qualquer resultado.

No entanto, todas elas notam uma grande melhora em seu estado emocional, uma maior lucidez em suas decisões, um melhor conhecimento de si próprio, além de terem vivências lúcidas e agradáveis e participarem de maravilhosas reuniões, inclusive de cursos, no plano espiritual.

Inúmeras vezes me vi assistindo palestras com encarnados e desencarnados e a respeito de temas variados, até sobre minha profissão de cineasta.

Uma maneira simples e natural de começar suas viagens astrais é tentar se lembrar com veemência de seus sonhos. De preferência, durma com um gravador ao lado de sua cama para registrar suas recordações ao acordar pela madrugada, evitando não se lembrar de nada pela manhã.

Relaxe ao deitar, utilizando alguma das diversas técnicas difundidas, fazendo principalmente uma oração aos nossos guias para rogar o acolhimento de nossos espíritos.

Ofereça-se como voluntário para alguma equipe de socorro no plano espiritual, dando um sentido útil ao seus propósitos, evitando a simples curiosidade.

Crie uma “chave lógica mental”, sugerindo mentalmente a você mesmo, durante o dia, que acordará dentro do sonho em determinada situação. Feito isso, sinta-se livre para voar, sempre com responsabilidade!.

Sonhos e viagem astral - Allan Bispo
Revista Cristã de Espiritismo