Forma Pensamento

Forma Pensamento

No Universo não existem fantasias nem milagres, mas tudo obedece a um processo de Ciência Cósmica regido por leis invariáveis, que regem o aperfeiçoamento das coisas e dos seres.

O pensamento trabalha o tempo todo sem cessar. Ele se desenvolve através de “símbolos por meio da imaginação” que é a grande capacidade criadora do Espírito. Através dessa capacidade criamos imagens mentais, e em seguida tentamos transformá-las em palavras.

Portanto, é através do símbolo que o homem pensa. Toda criação se inicia através do pensamento que pode ser “bom ou mal”, porque todo pensamento carrega energia e possui uma forma. Essa teoria é a “forma-pensamento”.

A forma-pensamento é uma energia mental moldada pelo espírito, ou seja, é feita de matéria sutil no plano sutil (invisível aos olhos). Essas formas têm “padrão vibratório correspondente à qualidade do pensamento emitido” e que são propagados ao nosso redor. Possui “cor e som”, mas não podemos ver ou ouvir, exceto algumas pessoas que tem capacidade para tal.

Por meio dessas formas que criamos através dos pensamentos, atraímos para perto de nós energia correspondente, consciente ou inconsciente, “seres elementais que vivem no mundo astral”, das emoções, podendo ser benéficos ou maléficos, conforme a qualidade de força da vibração de cada forma-pensamento que produzimos.

Um pensamento de cólera, por exemplo, emite uma cor relâmpago vermelha e chama a si elementais que se projetam para quem os atrai, e um deles, penetra a forma-pensamento e dá-lhe atividade independente, de um gênero destrutivo e desorganizador.

As “formas-pensamento animadas por elementais” têm período de vida correspondente à quantidade de energia que colocamos nela e do tempo que a alimentamos com essa energia, que se mantém através da repetição do mesmo pensamento.

A partir do momento que essas formas são vitalizadas, ou seja, “imbuídas de vida própria, fazem de tudo para sobreviver e se atrelam ao seu criador de forma magnética”, provocando-o a repetição, que é seu alimento.

Mas como tudo isso foi criado e produzido pelos nossos pensamentos e sentimentos podemos alterar conscientemente, através de práticas específicas, “elementais angelicais”, carregados de luz divina, que derruirão as formas-pensamento de vibração menos elevadas.

É dessa forma que colocamos formas auto criadas povoando o mundo ao nosso redor de: desejos, paixões, impulsos, invejas cóleras ou seja, criando um ambiente negativo. Mas também se quisermos poderemos criar elementais de: amor, compaixão, generosidade, indulgência, tolerância, afetividade, lucidez, caridade e conseqüentemente equilíbrio e paz, porque segundo a “grande lei” estamos sujeitos à tudo aquilo que criamos.

Através do livre arbítrio, você escolhe os pensamentos, conseqüentemente, gera uma vibração relativa àquela forma-pensamento correspondente, e viverá atrelada a ela até optar pela mudança. Responde pelos seus atos, arca com as consequências.

Projeções mentais coloridas que configuram, às vezes, com detalhes as imagens produzidas pela mente. Segundo o Espírito André Luiz: nas reentrâncias e ligações sutis dessa túnica eletromagnética de que o homem se entraja, circula o Pensamento, colorindo-a com as vibrações e imagens de que se constitui, aí exibindo, em primeira mão, as solicitações e os quadros que improvisa, antes de irradiá-los no rumo dos objetos e das que demanda.

Aí temos, nessa conjugação de forças “físico-químicas e mentais, a aura-humana”, peculiar a cada indivíduo, interpenetrando-o ao mesmo tempo que parece emergir dele, à maneira de “campo ovóide”, não obstante a feição irregular a que se configura, valendo por espelho sensível em que todos os estados da alma se estampam com sinais característicos em que todas as idéias se evidenciam, plasmando telas vivas, quando perduram em vigor e semelhança, como no cinematógrafo comum.

Fotosfera psíquica, entretecida em elementos dinâmicos, atende à cromática variada, segundo a onda mental que emitimos, retratando-nos todos os pensamentos em cores e imagens que nos respondem os objetivos e escolhas, eliecedores ou deprimentes.

Considerando que toda e qualquer ação e toda e qualquer pensamento, fica registrado na “memória vital do espírito” e no “éter cósmico”, pode-se caracterizar as formas-pensamento como concretizadores de pensamentos.

Por exemplo, se um homem, num ambiente de trabalho, sente inveja de um colega, pelo fato de este se mostrar mais competente, mais esforçado e, portanto, mais solicitado e admirado, a inveja do primeiro, “cria, no éter cósmico” uma forma–pensamento própria de sentimento.

Essa forma-pensamento pode possuir forma física, como a de uma “faca”, de um “homem morto”, ou pode possuir forma indefinida, caracterizando apenas o sentimento pelo qual ela foi gerada.

A forma-pensamento pode se depositar no “éter cósmico”, ou pode “colar-se ao indivíduo invejado”, no caso do exemplo em questão, causando-lhe prejuízos psíquicos e até físicos. Está aí a explicação do famoso “mau-olhado”, agouro direcionado a uma pessoa que, efetivamente, na maioria dos casos, logra prejuízos.

Porém, as formas-pensamentos não se resumem apenas a sentimentos baixos. Elas podem se originar de sentimentos nobres, como o amor ou a benevolência.

Por exemplo, uma mãe, amando profundamente seus filhos, ao assistir ao progresso dos mesmos, se enche de alegria envia forma-pensamento benéficas a eles, que podem se caracterizar por imagens alegres como um coração, um rosto sorrindo, ou por formas indefinidas mas de cores vivazes e alegres.

Também fatos e acontecimentos podem gerar formas pensamento, como no caso de uma guerra em que muito sangue foi derramado e muitos espíritos sofreram atrozmente e pereceram.

Tudo isso pode ocasionar uma “grande mancha escura na região onde a guerra se sucedeu”, com grande aglomerado de formas-pensamento negativas, gerando não raro, perturbações de ordem psíquica nos próprios moradores da região, em função da grande quantidade de energias deletérias.

Além disso, um determinado homem, através de seus incessantes clamores de inveja, pode, por exemplo, lançar formas-pensamento de um lugar para qualquer outro.

Por invejar a casa de um amigo, por exemplo, um indivíduo manda, inconscientemente, formas-pensamento negativas para lá, e as mesmas ficam ali depositadas, gerando diversos males, de acordo com a intensidade do pensamento do emissor.

Por isso, é sempre bom pedir em nossas orações ajuda àqueles que, mesmo sem querer, exercem esse maligno prejuízo aos outros, e pedir também que nossa casa, assim como nós mesmo, possamos ser limpos pelos espíritos amigos de quaisquer formas-pensamento negativas que possam ter-se depositado em nossa casa ou em nós.

É importante acrescentar que somente os espíritos já evoluídos é que conseguem dar a forma e comandar com plenos poderes suas formas-pensamento; os demais espíritos as produzem inconscientemente.