Miramez – Capítulo 104 do livro Médiuns

Psicofonia – Miramez
Abriam-se lhe os ouvidos,
e logo se lhe soltou o impecilho da língua,
e falava desembaraçadamente (Marcos, 7:35)

O dom mediúnico está mais ou menos fechado por falta de certo desenvolvimento, por incapacidade da própria alma.

Os médiuns da atualidade, incluindo nós outros do plano espiritual, estamos como aquele tardo de língua e surdo, do território de Decápolis, que foi tocado pelos dedos do Divino Amigo, e começou a ouvir e falar desembaraçadamente.

A Doutrina Espírita é um caminho excelente, que nos leva ao encontro de Jesus, e se dermos atenção às suas advertências, se abrirmos os corações para a fé e o amor, Jesus, qual fez como o homem acima citado, abre as nossas faculdades, despertando todos os nossos dons.

Aí, como que por encanto, começamos a falar desembaraçadamente sobre todos os assuntos que possam enriquecer nossas qualidades morais, e a ouvir e transmitir os mais elevados conceitos de fraternidade aos nossos companheiros de jornada.

A psicofonia é um empréstimo da palavra pelo médium a outra inteligência fora da carne. É uma ciência muito usada e pouco compreendida. O imperativo maior das manifestações é fazer conhecer Cristo, no seu novo nascimento.

É colocar a reencarnação como assunto comum entre os povos, em forma de resposta a muitas interrogações; é mostrar aos que vivem na Terra que a morte do corpo não aniquila a alma.

Além de tudo, quando o médium falante é portador de um magnetismo suave, acalma e cura muitas enfermidades, despertando a esperança nas vidas tristes, e quando alicerça sua mediunidade no Evangelho, empenha-se com ardor, para que todos abram nos corações a esperança em rutilante crescimento para a fé.

Psicofonia, nos moldes traçados por Kardec, é a mesma fala apostólica no colegiado do Cristo, é a revivescência d’Ele no mundo moderno, trazendo a segurança e o prazer de viver, estimulando o amor e fazendo a caridade. O dom da palavra é uma concessão de milênios incontáveis, em busca de outros tantos sem fim.

De estágio em estágio atinge a angelitude, obedecendo a novos programas na eternidade, na co-criação das belezas imortais. E essa palavra emprestada a outras entidades elevadas, na feição de intercâmbio entre os dois planos, resulta soma de muitos bens em favor do progresso.

As comunicações dos Espíritos com os homens e os esforços destes para conversar conosco, constituem frutos da lei do amor. É a fraternidade em função universal, uns transmitindo aos outros suas experiências e, dessa maneira, o aprendizado alcança seu objetivo.

Se não sabes, fica sabendo: todos nós, sem exceção, em todos os instantes, servimos de instrumento para que alguém fale por nosso intermédio e, em muitos casos, não temos consciência disso.

E a intenção maior dos que trabalham para o bem da humanidade, em qualquer setor do entendimento, é ajudar no progresso, porque ele, pela influência de Deus, nas mãos de Cristo, dar-nos à mais amor, e o amor, na sua pureza lirial, nos tornará livres.

Quem vai sublimar a frase para nós é Paulo, em Hebreus, 6:3 Isso faremos, se Deus permitir. O médium psicofônico não pode se esquecer da oração que reforça a vigilância e do perdão que multiplica a coragem de amar.

E quando já se sentir seguro destas qualidades, não deve servir de anunciador das suas próprias conquistas, para não tirar o valor do bem em si.

Abriam-se lhe os ouvidos,
e logo se lhe soltou o impecilho da língua,
e falava desembaraçadamente (Marcos, 7:35)