Os Cascões do Plano Astral

Outros Elementos do Plano Astral
Capítulo 19 do livro Além da Matéria
Joseph Gleber (espírito) e Robson Pinheiro

As Mentes Enfermiças e acostumadas com as ideoplastias de longa duração, como ocorre nos caso de monoideísmo, criam elementos mais ou menos duradouros no plano astral. Pensamentos de forte conteúdo sensual e erótico, imagens de pessoas, seres e coisas plasmadas pela permanência da mente em criações de vibração barôntica ganham forte conteúdo vital.

Devido  à sintonia dessas criações com os planos e dimensões mais próximas à Crosta, forma-se uma espécie de camada de matéria etérica, ectoplásmica e astralina em torno da idéia original. A persistência nessas criações faz com que estas se movimentem, atuem e permaneçam nas imediações da atmosfera mental que as gerou.

Com o tempo, tais criações, desprovidas de vontade própria, porém detendo imensa vitalidade, podem ser utilizadas por consciências extrafísicas a fim de dar suporte a seus planos de maldade. Algumas filosofias espiritualistas sugerem o nome de cascões ou sombras a essas criações prenhes de vitalidade.

O nome justifica-se devido ao fato de que são apenas matéria vital, etérica ou ectoplásmica, sem o elemento espiritual consciente. Vazias de consciência, sem espírito que as anime, essas formas vagam muitas vezes em torno de ambientes e pessoas que as mantêm ativas com seus pensamentos recorrentes em situações e vibrações inferiores.

Entidades de força mental vigorosa podem fazer uso dos chamados cascões como robôs de sua vontade, os quais obedecem às manipulações magnéticas infelizes. É o que ocorre nas ocasiões em que os sensitivos percebem presenças extrafísicas em algum momento do transe, mas não conseguem detectar nenhuma vibração emocional e nenhum pensamento se irradiando dessas mesmas presenças.

Isso acontece porque não são espíritos, consciências extracorpóreas. Aliás, não possuem consciência. São criações mentais impregnadas de vitalidade, mas destituídas de pensamento e emoções próprias. São enviadas como marionetes às reuniões mediúnicas, ou simplesmente utilizadas como formas de manipulação mental, à distância.

Quando o médium não conhece com quem ou com o que está tratando, costuma deixar-se envolver por uma pseudo-incorporação, atraindo para si toda a carga mental que está acumulada no elemento artificial.

Conhecemos casos de indivíduos, cuja posição era importante para o progresso do mundo, que sofreram manipulação magnética. Espíritos experientes em tecnologia extrafísica utilizam-se de muitos elementos artificiais criados pela mente humana como vestimenta para sua invenção tecnológica.

Muitos irmãos nossos do movimento espiritualista ainda pensam que, do lado de cá da vida, permanecemos como entidades aéreas, levando uma vida de sonhos, esvoaçando como nuvens que desfilam entre os humanos mortais. A realidade é bem outra.

Um mundo todo cheio de vida, criações, tecnologia, universidades, laboratórios e um manancial inesgotável de fluidos estão à disposição das mentes libertas da carne. Assim como  na Terra a tecnologia cresce a cada dia diante do gênio inventivo dos homens de ciência, do lado de cá, além da matéria, no mundo das causas, temos também a nossa ciência.

Em comparação com o momento da vida na Terra, podemos afirmar que nossa tecnologia está mais ou menos 500 anos à frente daquelas que são consideradas modernas descobertas cientificas por meus irmãos. Com esse manancial de recursos à disposição de mentes experientes, deles também se utilizam aquelas almas endurecidas, ou cujos propósitos não se encontram em sintonia com a necessidade de evolução.

Como na Crosta, imensa rede de laboratórios, no mundo invisível, atua como base de pesquisa para a mente inventiva e criativa do espíritos. Fluidos e energias obedecem livremente ao pensamento, que flui mais livre na esfera em que nos encontramos.

Aparelhos são criados para facilitar a tarefa de imensas legiões de seres que vivem, trabalham e se movimentam nas dimensões próximas à Crosta. Somente nos mundos mentais, ou nas dimensões além da dimensão astral, tais aparelhos são dispensáveis. Mas nos planos próximos ao mundo físico todo um aparato tecnológico é utilizado, de acordo com a necessidade, capacidade de entendimento e recursos mentais dos espíritos.

Dentro dessa visão é que é possível entender que espíritos cientes de sua capacidade de manipulação mental, conhecedores profundos de certos mecanismos tecnológicos, utilizam aparelhos e os fixam nos elementais criados pela mente do homem terrestre. Consideram que, se a mente humana já formou o escafandro vazio de sentimentos, porém rico de vitalidade, podem utilizá-lo como roupagem para seus experimentos e invenções.

Como tais elementos vagam em torno da psicosfera de muitos ambientes ou próximos de algumas pessoas são, simplesmente, aproveitados por espíritos com inteligência arguta. Entretanto, é bom que se considere que as energias nocivas resultantes de cúmulos energéticos elementais só atingem aqueles em cujo campo magnético, emotivo e mental houver material capaz de responder vibratoriamente. Ou seja, aqueles em que houver sintonia.

Também ocorre o contrário. Espíritos mais esclarecidos e conscientes de sua ação no bem aproveitam os elementais criados artificialmente, porém com conteúdo energético positivo. As mentalizações e ideoplastias realizadas em reuniões específicas ou através de irradiações individuais também poderão formar elementos cheios de energias benéficas, que serão utilizados pelas equipes socorristas do lado de cá da vida.

Quando são criados um clima saudável, hábitos de oração e auxílio ao próximo e quando o ambiente fica impregnado desse energismo superior, são estruturadas formas fluídicas de duração tão permanente quanto mais intensas, salutares e persistentes forem as irradiações mentais que as geraram.

Nesses casos, tais elementos, que pairam em volta da atmosfera psíquica, são também manipulados e deles se extrai conteúdo emotivo, sentimental ou mental que os gerou. Tais conteúdos podem ser sabiamente aproveitados pelos técnicos do mundo espiritual para auxiliar encarnados e desencarnados.

Um ambiente cuja aura esteja intensa de bondade, amor, pensamentos alegres, emoções sadias, otimismo e altruísmo é certamente povoado por tais recursos mentais, criações e elementais que podem ser aproveitados integralmente em beneficio geral.

Acreditamos que com o tempo meu irmãos poderão pesquisar a respeito de muitas coisas que ocorrem nas dimensões extrafísicas. Há falta de verdadeiros cientistas do espírito, de pesquisadores que possam ampliar as fronteiras já desbravadas do mundo imponderável. Por ora, fica aqui a nossa pequena contribuição, para estímulo daqueles que se deixam apaixonar pela realidade do mundo oculto, dedicando-se a estudos mais amplos.

Outros Elementos do Plano Astral
Capítulo 19 do livro Além da Matéria
Joseph Gleber (espírito) e Robson Pinheiro