Somos 7 bilhões de reencarnados

Somos 7 bilhões de reencarnados
Guaraci Lima Silveira - oconsolador.com.br

Estima-se que no século primeiro antes de Jesus
a população mundial não passava de trezentas mil pessoas. A partir de 1950 a população do mundo acelerou o processo e, em apenas sessenta e um anos, aumentou em quatro bilhões e quinhentos milhões de indivíduos, hoje divididos nos aproximados duzentos e cinquenta países distribuídos pelos cinco continentes.

A espiritualidade nos informa que houve um libero nas esferas próximas ao plano físico para que milhares de irmãos e irmãs que lá se encontravam há muito tempo pudessem ter a oportunidade do renascimento e, através dela, tentarem um novo rumo em suas vidas espirituais.

Então, tudo está conforme, e somando-se a isto vemos que a taxa de natalidade em alguns países e a maior longevidade da população são fatores preponderantes neste acréscimo.

Soma-se a isto que o índice de mortalidade infantil diminuiu e nossas crianças crescem, tornando-se adultas, cidadãs, compondo o cenário populacional do mundo. São filhos de Deus em busca de melhores perspectivas num planeta interconectado e cheio de opções tecnológicas.

Não é nossa intenção medir as possibilidades de cada país em relação ao crescimento sócio-educacional dos seus habitantes. Se ficarmos aqui enumerando os graves problemas sociais vigentes, nada faremos do que repetir frases, invalidando esta nossa reflexão.

Cremos que estamos a caminho de um tempo melhor. Muitos dos que estão aqui reencarnados nunca tiveram oportunidade de frequentar uma escola em suas vidas espirituais e tampouco puderam compartilhar de uma sociedade justa onde os bens e serviços fossem igualmente distribuídos.

Nossa história mundial nos mostra, afirmando o que estamos dizendo. Somos, em grande maioria, ainda guerreiros. Muitos ainda não desconstruíram em suas psiques a idéia do domínio territorial, da exacerbação do ego como processo de ser e estar. É preciso entender que Deus nos quer a todos, que nenhum de nós irá se perder no caos de uma morte inexistente. Assim, todos merecemos as oportunidades de levantar e seguir.

Há quanto tempo estamos vivendo na Terra? O que realizamos até aqui é altamente produtivo para as sociedades? Em quantas delas estivemos ao longo do tempo em nossas múltiplas vivências? Será que não devemos muito aos nossos irmãos que não conseguem ainda viver num clima de harmonia, equilíbrio e de paz?

O Espiritismo é consolo prometido para todos. De acordo com as informações que recebemos a partir do cômputo doutrinário e das informações que recebemos dos mentores, todas as pessoas do mundo podem se beneficiar da terceira revelação de Jesus aos homens.

Às vezes vemos companheiros e companheiras assustados com o avanço populacional e com a escassez de recursos éticos e morais que as sociedades atuais demonstram. Esquecemos, contudo, o quanto muitos Espíritos encarnados e desencarnados trabalham para que cada um, em particular, possa tomar rumos diferentes na vida.

Muitos de nós olhamos apenas para os problemas. Temos a infeliz e repetida mania de propagar o mal, enquanto o bem se faz a cada instante. Será que dos cento e cinquenta mil irmãos que desencarnam diariamente, de acordo com o Site do Relógio Mundial, uma grande porcentagem não conseguiu algum alvará para prosseguir crescendo, agora em níveis superiores da consciência?

Será que dos trezentos e sessenta e seis mil que renascem diariamente, a maior parcela já não seja de irmãos e irmãs comprometidos com o Evangelho de Jesus e que aqui retornam para mudar a face do planeta em cômputo cósmico? É preciso pensar seriamente nisto.

É preciso entender que tudo é movimento no universo, nada se repete, o rio que corre hoje não será o mesmo amanhã, na feliz expressão de Heráclito de Éfeso.

O dia vinte e quatro de outubro é considerado o dia das Nações Unidas. Neste ano de 2011 o Secretário-Geral daquele órgão, Sr. Bam Ki-moon, em breves palavras concitou o mundo a se unir em torno de uma unidade de propósitos.

Disse ele que problemas globais exigem soluções globais levando todas as nações a se unirem para uma ajuda a todas as nações do mundo. Disse ainda: “... somos sete bilhões mais fortes em nome de um bem comum global”.

Sabemos que o plano físico passa por enormes dificuldades nos quesitos do social e da economia, somando-se ainda as persistentes guerras que não levam a lugar nenhum. Segundo Edward Wilson, biólogo, professor da universidade de Harvard, em artigo publicado pela BBC Brasil, em 26-10-2011:

“não podemos esperar que os países em desenvolvimento criem programas de produção e consumo sustentáveis enquanto os países desenvolvidos não largarem na frente e mostrarem o caminho. No momento, os ricos têm padrões absurdos de consumo, e as diferenças entre os setores mais ricos e os mais pobres estão cada vez maiores mesmo nos países em desenvolvimento”.

Os estudiosos temem pelo aumento da população, notadamente na questão da sustentabilidade planetária. Segundo a ONU, é preciso mais planejamento e investimento nas pessoas para lidar com a crescente população mundial e suas consequências – a necessidade por mais alimentos, água e energia e a maior produção de lixo e poluição. Segundo ainda aquele órgão, todo este procedimento visa:

“Permitir que as pessoas melhorem suas próprias vidas, podendo apoiar cidades sustentáveis, que sirvam como catalisadoras para o progresso, forças de trabalho produtivas que estimulem o crescimento econômico, populações jovens que contribuam para o bem-estar das economias e sociedades, e uma geração de pessoas idosas saudáveis, que estejam ativamente envolvidas nas questões sociais e econômicas de suas comunidades”.

Tudo isto nos leva a uma reflexão bem ampla sobre o papel dos espíritas neste processo. A população tende a aumentar e deve chegar a dez bilhões de encarnados por volta dos anos dois mil e cinquenta, o máximo que o plano fisco comporta na expressão de Edward Wilson.

Entendemos ser necessário que se distribuam melhor as rendas, que os solos sejam preparados, que os plantios sigam o curso natural dos seus ciclos e que em todas as casas exista o necessário para viver.

Que os governos representem de fato a sociedade, que a educação seja o fator de primordial importância no complexo viver humano. A saúde será sempre melhor na medida em que os seres se educarem mais, conhecendo melhor as regras da vida. É aí que o Espiritismo poderá atuar de forma decisiva.

Seus postulados confirmam a imortalidade dos seres e suas transmutações nos vários pontos do universo, de acordo com suas necessidades. Coloca bem claro e em bom tom sobre as leis de causa e efeito. Ninguém fica impune. Ninguém fica injustiçado. A vida não termina com a morte. Que a matéria é apenas uma transformação da onda assim como a morte é tão-somente uma transformação da matéria.

Colocando em evidência estes pontuais as pessoas poderão se unir em prol de um mundo melhor, estabelecendo nele a fraternidade, cuidando do planeta, embelezando-o não apenas com os ícones da arquitetura, mas também com as benesses da evolução consciencial de pessoas e nações.

Vemos como avança a ciência e este avanço não terá como ser detido. Contudo, a ciência precisa aliar-se à religião. Não aquela que a história registra e que nos mostra momentos de intensa castração. Mas à religião que liberta o homem para as conquistas universais.

Só conseguiremos penetrar nas correntes existencialistas do universo no momento em que soubermos respeitar suas regras e seus habitantes. Aqueles que insistem por negar a Deus precisam aprofundar um pouco mais em seus próprios conceitos científicos, pois vezes sem conta nada fazem do que justificar o efeito pelo efeito, numa continuidade imprópria.

Deus é, sem dúvida, a causa primeira de todas as coisas. Em se falando ainda sobre a intercomunicação universal, noutro dia ouvi uma palestrante espírita alertar sobre os desenhos animados que tratam do assunto alienígena.

Segundo ela, todos os desenhos mostram a Terra sendo atacada por eles enquanto os exércitos se colocam para defender os terráqueos, numa clara demonstração da força das armas, incutindo nas crianças o valor que elas representam para as sociedades.

Ora, é preciso saber que nenhum ser de outro mundo vai penetrar nosso espaço planetário sem o consentimento de Jesus. Os que aqui vêm, com certeza estão em missão de paz, de estudos e trazem progressos para a humanidade.

Assim, enquanto existirem mentes produzindo estes erros, correremos o risco de sermos atacados, não por alienígenas, mas por próprios humanos que insistem na postura das forças amadas, altamente rendosas financeiramente para muitos.

O Secretário-Geral da ONU disse ainda em seu recente pronunciamento que: “todos temos algo a dar e a receber se trabalharmos juntos”. Colocou que todos devemos nos unir por um mundo melhor e não deixar ninguém para trás. Sábias e necessárias as suas colocações.

Quanto a nós espíritas, como proceder para sermos um elo forte e produtivo nessa corrente? André Luiz no livro “Opinião Espírita” diz que “O espírita deve ser verdadeiro, mas não agressivo, manejando a verdade a ponto de convertê-la em tacape na pele dos semelhantes. Bom, mas não displicente que chegue a favorecer a força do mal, sob o pretexto de cultivar a ternura”.

“Generoso, mas não perdulário que abrace a prodigalidade excessiva, sufocando as possibilidades de trabalho que despontam nos outros. Doce, mas não tão doce que atinja a dúbia melifluidade, incapaz de assumir determinados compromissos na hora da decisão. Justo, mas não implacável, em nome da justiça, impedindo a recuperação dos que caem e sofrem. Claro, mas não desabrido, dando a idéia de eleger-se em fiscal de consciências alheias”.

“Franco, mas não insolente, ferindo os outros. Paciente, mas não irresponsável, adotando negligência em nome da gentileza”. Vemos aí um excelente compêndio de regras a seguir para que nossas participações na sociedade sejam de fato eficazes.

Outro ponto a ser considerado trata-se da nossa mudança definitiva de posturas. Antes íamos aos templos religiosos, em encarnações passadas, cumprir nossos papéis de religiosos.

Ali, curvávamos perante a divindade e oferecíamos a ela nossas bonanças passageiras ou não. Ali permanecíamos pelo tempo do culto e, após, de novo na rua, voltávamos a ser outras pessoas, convivendo com as coisas dos nossos interesses.

A religião era para ser praticada nos templos, fora dele, de novo estávamos liberados. Quando Jesus nos disse que devemos adorar a Deus em espírito e verdade, Ele estava propondo uma nova conduta. Disse-nos que devemos o tempo todo e onde estivermos estar conectados com o Pai, tal qual Ele está conosco, dentro de cada um.

Numa grande sociedade de sete bilhões de indivíduos encarnados, ombreando conosco o tempo todo, quer pessoalmente, quer pelas interconectividades atuais e futuras, mudanças necessitam ser feitas.

Devemos ser espíritas, vivendo os conteúdos doutrinários onde quer que estejamos sem, com isso e necessariamente, sermos expositores doutrinários nas ruas ou demais espaços públicos.

Sabemos que a palavra esclarece, mas o exemplo arrasta. Se quisermos contribuir efetivamente para um mundo melhor, nossos exemplos precisam ser dos melhores, tanto em nossas famílias, trabalhos, clubes sociais e nas questões da ecologia que devem ser de todos.
Nos momentos em que formos solicitados por alguém ou algum fato que requeiram nossos conhecimentos doutrinários, fazê-lo de forma sensata e sem ostentações.

Paulo de Tarso em sua carta aos Gálatas, no Cap. 5, Vv. 9, nos diz que: “Um pouco de fermento leveda a massa toda”. E ele disse a uma comunidade que passava por graves crises ideológicas e religiosas.

Assim devemos ser nós espíritas fermentos levedando massas. Jesus caminhou por entre a multidão, curando-a e orientando-a, mostrando-nos que o dever do cristão é ir ao encontro das pessoas levando-lhes o conforto da palavra e do exemplo que curam.

O problema, então, não é o número de pessoas encarnadas e sim como estamos atuando em meio a elas. Somente assim poderemos de fato cumprir, como o Espiritismo nos ensina, nossos deveres para com a sociedade.

É preciso ainda considerar que, se somos sete bilhões de encarnados, imaginem agora o número de desencarnados que convivem conosco em todos os lugares. Isto nos dá uma sensação enorme de compartilhamentos. Sim, estamos compartilhando sempre. Mas compartilhando o quê? É preciso olhar para frente.

É preciso deixar nossos casulos, cavernas, opiniões pessoais antigas, arquivadas em nossos inconscientes formando complexos. É preciso estudar mais, participar mais, sacudir o pó da estrada buscando novos caminhos e opções.

É preciso deixar de lado a preguiça, os copos de bebidas, os alimentos em excesso, os filmes de terror ou pornográficos, as conversações que se jogam fora nos encontros sociais.

Jesus precisa da nossa ação decisiva no complexo sistema que permeia o evoluir da humanidade. É preciso que nos valorizemos mais, que saibamos escolher melhor nossas roupas, protegendo nossos corpos, templos sagrados dos nossos Espíritos, moradas de Deus.

Acima de tudo, é preciso que abracemos de volta nossas famílias. Que não desprezemos tanto o lar, o matrimônio, os filhos. As incompatibilidades nos relacionamentos são frutos de um passado que devemos consertar. Se fugirmos, poderemos nos reencontrar em outros relacionamentos ainda piores.

Em tudo deve prevalecer o bom senso, a oração, a reflexão, o pedido de ajuda aos amigos espirituais. Em tudo deve prevalecer a verdade de que somos filhos de Deus e não bestas ambulantes num mundo perdido, como ouço sempre falar aqueles destronados por si próprios.

Hoje no mundo, a cada minuto, duas pessoas suicidam-se e noventa outras cometem abortos. Não podemos cruzar nossos braços. O espírita recebe muito e dele muito será pedido. Se quisermos de fato contribuir para um mundo mais equilibrado e feliz necessitamos arregaçar as mangas, tomar nossas cruzes e, conscientemente, seguirmos Jesus.

Somente Ele pode nos guiar. Somente Nele encontraremos as soluções para nossos males, para as realizações dos nossos sonhos.

Lembrando ainda do Sr. Bam Ki-moon quando disse que “problemas globais exigem soluções globais, levando todas as nações a se unirem para uma ajuda a todas as nações do mundo”, devemos colocar em mente que Jesus age de forma inteligente e amorosa, sem rodeios ou enxertos desnecessários.

Abracemos, pois, a campanha da ajuda humanitária proposta pelo Secretário-Geral da ONU, instruindo o homem sobre sua espiritualidade e principalmente sobre a luz do nosso Pai que brilha em seu peito.