Saúde e Anatomia do Corpo Espiritual

Saúde e Anatomia do Corpo Espiritual
Ricardo Di Bernardi

Para facilitar uma visão mais clara do mecanismo da encarnação, bem como de todos os fenômenos espirituais, inicialmente faz-se necessário reportar ao estudo do corpo espiritual.
 
Quando as entidades espirituais se nos tornam visíveis, seja pela simples vidência mediúnica, seja pelo fenômeno da materialização ectoplasmática,
observamos que elas possuem um corpo semelhante ao nosso corpo físico. Aliás os espíritos nos dizem que nós é que possuímos um corpo semelhante ao deles.

No fenômeno da materialização, tão estudado pelo famoso físico inglês Willian Crookes e pelo prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia, Charles Richet, os Espíritos tornam-se visíveis e palpáveis a todos os presentes à sessão de estudos. São percebidos e tocados em seus corpos espirituais.

Inegável é, sem dúvida, que existem alhures fraudes conscientes e inconscientes; no entanto, a grande freqüência dos fenômenos, bem como o elevado nível cultural e ético das pessoas seriamente envolvidas em determinados casos atestam a sua realidade.

Embora
a essência espiritual não tenha forma, pois é o princípio inteligente, os Espíritos possuem um corpo espiritual anatomicamente definido e com uma fisiologia própria da dimensão extrafísica.

Nos planos espirituais temos notícia, por inúmeros médiuns confiáveis como Francisco Cândido Xavier e Divaldo Pereira Franco, sobre
a maravilhosa organização das comunidades sociais que os espíritos constituem, às vezes assemelhadas às terrestres.

A
energia cósmica universal ou fluído cósmico que banha ou permeia todo o universo é a matéria-prima que o comando mental dos Espíritos utiliza para a constituição dos objetos por eles manuseados.

A este respeito, encontramos informações mais detalhadas reunidas por Kardec em "O Livro dos Médiuns", no capítulo “Do Laboratório do Mundo Invisível”.

O corpo dos Espíritos, já mencionado pelo apóstolo Paulo e conhecido nas diversas religiões com os mais diferentes nomes, tais como “Perispírito, Corpo Astral, Psicossoma” e outros, é também matéria.

O Perispírito é constituído de um tipo especial de matéria derivada do fluido cósmico universal. Assim nos informam as entidades espirituais.

 O Corpo Espiritual apresenta-se moldável conforme as emoções mentais do Espírito. Cada Espírito apresenta seu Perispírito com aspecto correspondente ao seu estado psíquico.

A maior elevação intelecto-moral vai determinar como conseqüência uma sutilização do próprio corpo espiritual.

Em contrapartida, os Espíritos cujas
vibrações mentais são inferiores determinam, inconscientemente, que seu Corpo Espiritual se apresente mais denso, opaco e obscurecido, não tendo a irradiação luminosa dos primeiros.

Conforme se tem notícia através de inúmeros autores espirituais, o Perispírito apresenta-se estruturado por aparelhos ou
sistemas que se constituem de órgãos; estes órgãos são formados por tecidos que, por sua vez, são constituídos por células.

Segundo referências encontradas nas obras de
Gustavo Geley e Jorge Andréa, as células de Corpo Espiritual, em nível mais profundo, são estruturadas por moléculas que se constituem por átomos.

Os átomos do Perispírito são formados por elementos químicos nossos conhecidos, além de outros desconhecidos do homem encarnado. Elementos aquém do hidrogênio e além do urânio, que na Terra representam os limites da matéria atômica conhecida.

Os átomos e moléculas que constituem as células do Perispírito possuem uma
energia cinética própria que é a força determinante de sua vibração constante. Quanto mais evoluída a entidade espiritual maior a velocidade com que vibram os átomos do perispírito.

Da mesma forma,
conforme o adiantamento moral do Espírito, maior o afastamento entre as moléculas que compõem o Perispírito, pela sua vibração, daí a menor densidade de seu corpo espiritual.

Uma analogia: a água em estado líquido quando fervida transforma-se em vapor pela maior energia cinética de suas moléculas, determinando um afastamento entre elas decorrente da vibração mais intensa que passam a ter.

Neste exemplo simples podemos mentalizar o porquê da leveza do corpo espiritual das entidades cujo padrão vibratório é mais elevado.

No livro "Mecanismos da Mediunidade", de André Luiz, psicografado por Francisco Cândido Xavier, encontramos elementos complementares sobre esta informação.

Espíritos de alta hierarquia moral possuem vibrações de alta freqüência, ou seja, as ondas que emitem ou irradiam são "finas" ou de pequeno comprimento de onda. As energias emanadas pelas vibrações das moléculas perispirituais se traduzem também por uma irradiação luminosa com cores típicas.

Os Espíritos são vistos pelos videntes ou descritos nas obras psicografadas emitindo cores e tons bastante peculiares ao seu grau de adiantamento. Quanto mais primitiva for a entidade espiritual, mais escuros os tons das cores e mais opacos se apresentam.

À medida que galgam degraus mais elevados na escada do progresso, passam a emitir uma luminosidade, pela postura mental adotada, decorrente de situações momentâneas, as vibrações se aceleram ou se desaceleram, determinando modificações na estrutura do Corpo Espiritual, e todo o conjunto se altera.

Exemplos práticos de modificações profundas e graves, no capítulo das patologias do Corpo Astral, seriam os casos descritos como de “Zoantropia ou Licantropia”.

Nessas situações as formas perispirituais se animalizam pela postura de ódio recalcitrante ou outros sentimentos inferiores, deformantes do Corpo Espiritual.

Denomina-se Zooantropia (zoo=animal e anthropos=homem), aos casos onde o Corpo Espiritual pela deformação progressiva passa a assemelhar-se a um animal.

Licantropia (lican=lobo e anthropos=homem) aos casos onde o Corpo Espiritual pela alteração degenerativa da forma passa a lembrar a figura de um lobo, o que nos faz lembrar da lenda do lobisomem que talvez tenha origem no fato de, pelo fenômeno da vidência mediúnica, tenham sido vistos espíritos com este tipo de deformidade anatômica no seu corpo astral.

Naturalmente que
estas deformidades são transitórias e relativas ao tempo em que a entidade espiritual ainda se mantém na atitude mental de ódio. O tratamento reparador destas deformidades efetua-se com uma adequada energização dos Espíritos como temos observado nas lides mediúnicas de que participamos.

Ousamos, inclusive, a criar o verbete “perispiritoplastia” para a recuperação anatômica que observamos nas entidades tratadas e recuperadas em seu aspecto nos grupos mediúnicos.

Tanto energias do plano extrafísico, da natureza como o ectoplasma fizeram parte da matéria prima utilizada por nós e pelos mentores espirituais que nos assistem.

Portal do Espírito
Ricardo Di Bernardi