Cura Prânica

A Cura Prânica é uma das primeiras formas de terapia aplicada conscientemente pelo Homem, havendo registros que remontam a milhares de anos em textos sagrados indianos.

Tem como objetivo estabelecer o equilíbrio da vitalidade do organismo, detectando e corrigindo desarmonias na sua circulação: deficiências, excessos ou bloqueios.

Os seus pressupostos teóricos fornecem a base fundamental para práticas terapêuticas como a massagem, acupunctura, helioterapia (banhos de sol), cristaloterapia e musicoterapia entre outras, e as modernas técnicas de electroacupunctura, cromoacumpunctura, terapia por lazer e ultra-sons por exemplo.



Prana é uma palavra de origem indiana que quer dizer “Energia Absoluta ou Universal”, e seus utilizadores afirmam que este elemento é indispensável a todas as formas de vida.

Segundo as escrituras hindus, a Criação (Universo) é composta por matéria, energia e mente. O Prana corresponderia ao conjunto de todas as energias existentes, manifestadas ou não.

O conceito de Prana possui diferentes nomes em diferentes culturas, podendo ser encontrado similaridades com a “Energia Vital, Energia da Vida, Bioenergia, Chi (para os chineses), Ki (para os japoneses), etc”.

A literatura sagrada hindu afirma que o corpo físico humano é percorrido por energias através de canais sutis, sendo essas energias naturalmente absorvidas pelo corpo através dos alimentos e água que se ingere, do ar através da respiração e do ambiente.

O Sol seria a grande fonte física dessas energias, sem o qual não haveria Vida. As plantas (origem dos principais alimentos humanos) transformam energia do Sol em matéria através da fotossíntese.

Sendo o sol a maior fonte de prana vital, a cura prânica relaciona-se então com a helioterapia, também praticada desde a antiguidade e hoje estendida para outras práticas, como para a cura das doenças infecciosas das vias respiratórias, resfriados, gripes, sinusites, otites, bronquites, etc.

A Cura prânica afirma que quando as nossas energias se desequilibram e as negativas ou residuais não são eliminadas, originam-se bloqueios que podem levar a distúrbios emocionais, psicológicos e com o tempo, a doenças físicas.

Estresse, falta de exercício e de descanso, hábitos negativos, alimentação desequilibrada, atividade psíquica desapropriada, situações traumáticas e choques emocionais, por exemplo, podem originar desarmonias que originam sintomas como perda de vitalidade, fadiga, dores sem causa física, depressão, ansiedade ou tristeza sem motivo aparente, irritabilidade, conflitos interiores, dificuldades de concentração, etc.

Formas de tratamento

Tal como a acupunctura, a cura prânica equilibra o fluxo da Energia vital do organismo, restabelecendo a saúde física, emocional e mental. Distingue-se da acupunctura por não utilizar agulhas mas sim técnicas manuais, manipulando determinados pontos e zonas no corpo, detectando e corrigindo bloqueios, excesso ou deficiência de energia.

O pranaterapêuta canaliza para o paciente energia vital que absorve do ambiente, por exemplo através da respiração, ou em casos mais avançados, através de canalização espiritual.

Neste último caso, trata-se de uma forma de tratamento por imposição de mãos, semelhante ao que por exemplo, fazia Jesus Cristo, Yogues, Espíritas e Místicos de todos os tempos.

A Pranaterapia é aplicada isoladamente ou em conjunto com outras formas de terapia, tanto naturais como convencionais. É também aplicada como coadjuvante em pacientes que estão realizando tratamentos médicos, psiquiátricos ou psicoterapicos.

A pranaterapia propõe-se a equilibrar o sistema energético (aura, chakras e marmas), de forma a equilibrar o corpo físico, a mente e a dimensão espiritual da pessoa. Algumas das indicações são: equilíbrio e vitalização de órgãos internos, fortalecimento do sistema imunitário, revitalização celular, aliviar todo o tipo de dores, depressão, ansiedade, stresse, sintomas psicossomáticos, relaxamento, falta de vitalidade, etc.

Deve-se ressaltar a importância que as escrituras hindus atribuem ao Prana e à Cura prânica relativo ao desenvolvimento espiritual do Ser Humano. A manipulação e equilíbrio das energias do Ser Humano é de vital importância para o aperfeiçoamento espiritual, em algumas práticas espirituais hindus. Constitui por exemplo, um dos principais passos do Raja Yoga, o Pranayama.