Aura

As Irradiações da Alma Humana
Capítulo XI do livro Medicina da Alma
Joseph Gleber (espírito) e Robson Pinheiro

Todos os corpos existentes no universo, desde aqueles que são conhecidos do homem na Terra, até aquelas formas ainda desconhecidas pelo homem terreno, em qualquer ser que palpite a alma da vida, o principio inteligente ou a consciência, em qualquer fase da evolução, irradiam uma atmosfera fluídica em volta dessas individualidades, constituída de uma rica variedade policrômica com cambiantes que variam intensamente, que são constituídos de irradiações das diversas camadas do corpo espiritual ou psicossoma.

Conhecidas com o nome de “aura”, essas irradiações são, por assim dizer, a marca ou o selo do espírito. Por isso é que se torna impossível esconder cada um ou seus sentimentos e as suas qualidades, por se acharem expressos nas variadas camadas áuricas e patentes à visão dos espíritos superiores.

Normalmente acessível à sensibilidade dos videntes, pode-se percebê-la através de alguns métodos desenvolvidos para o estudo de suas vibrações. A aura constitui-se também num reflexo natural da consciência espiritual, estampando através de suas combinações de cores as manifestações de espiritualidade ou as degradantes imagens da perversão do ser.

Durante as vivências do espírito, espelha-se, nas irradiações da aura, todos os seus vícios ou virtudes adquiridos ao longo de sua jornada evolutiva, inscrevendo-se, nas células sutilíssimas do perispírito, tanto as nobres e elevadas vibrações de altruísmo, quanto as mais negras e abjetas manifestações de um caráter doentio e pecaminoso.

O psiquismo em evolução, através das diversas exteriorizações no mundo fenomênico das formas, emite, pelas suas vibrações, essa atmosfera mais ou menos sutil, que impregna o Éter Cósmico com as suas peculiaridades, constituindo isso um registro de toda a vida, no qual os espíritos superiores têm acesso ao passado espiritual, como numa fita magnética de alto potencial de registros.

Através do estudo das energias da aura, poderão os nossos irmãos ter mais detalhes a respeito das formas-pensamento, das criações fluídicas e clichês mentais, podendo este estudo contribuir grandemente para a Medicina do futuro, quando os homens de ciência utilizarem o elemento psíquico como fonte de diagnóstico ou como objeto dos tratamentos que se realizarão em bases energéticas.

A fotosfera iridescente que circunda o organismo humano constitui-se de elementos psíquicos e etéricos, manifestando-se em processos intra-atômicos, desenvolvidos na intimidade nas células astrais de que se constitui o psicossoma, tornando-se essa aura na manifestação anímica do espírito, que se expressa em maravilhoso policromismo para expressar a sua elevação ou a sua embrionária condição evolutiva.

Em sua variada coloração e efeitos rutilantes, conseguimos identificar o espírito pela aura, em qualquer lugar que se localiza no infinito da criação. O estudo das energias da aura é por demais importante para que  dele se descuide. Aquele que se interessa pelo estudo das manifestações psíquicas deveria ampliar mais o seu conhecimento a respeito dessas energias, que fornecem a identificação segura dos seres que habitam os dois planos da vida.

Lamentavelmente, os nossos companheiros espiritistas e espiritualistas trocaram o maravilhoso laboratório da ciência experimental pelas interpretações místicas dos fenômenos, acomodando-se com as conquistas já realizadas no passado por eminentes pesquisadores, julgando haver esgotado o material de pesquisa, perdendo-se nos labirintos sombrios da ignorância e do misticismo.

Acontece, muitas vezes, que pseudo-médiuns videntes julgam ver as irradiações da aura, dando a sua interpretação pessoal, mística e sem bases cientificas, a respeito de algo de que pouco se conhece, mesmo na teoria. Pelo estudo sério e metódico a respeito das energias da aura, poderão os meus irmãos, no futuro, detectar tanto os desequilíbrios psíquicos, emocionais ou físicos, quanto os estados superiores da consciência.

Estados alterados de consciência ou simples enfermidades no veiculo periférico de manifestação são igualmente perceptíveis pela aura que se irradia de cada um, cabendo, no entanto, aos meus irmãos, se dedicarem mais intensamente ao seu estudo e entendimento.

É interessante que desenvolvam métodos de análise e de experimentação, a fim de descobrirem as leis que regulam a fenomenologia psico-energética. Os tempos atuais, quando a ciência espírita está definitivamente estabelecida sob o alicerce inamovível de seus postulados, impõe-se a cada um o dever de divulgar os fatos sobejamente provados e catalogados a respeito das manifestações da alma, preparando o homem para a sua integração cósmica na realidade da vida.