Preconceitos

Preconceitos - Sabedoria de Preto Velho
Pai João de Aruanda (espírito) – Robson pinheiro

Um dia Pai João se manifestou e, utilizando uma metodologia toda particular, atendeu às pessoas ministrando passes através do médium, com um leve estalar de dedos. Talvez porque alguém, mentalmente, estivesse questionando seu modo de agir, afirmou:

— Vocês estão com esse negócio de Apometria por aí, estalando os dedos e fazendo trabalhos de desdobramento astral. Pai velho já faz isso há muito tempo!... Mas, quando eram somente os pretos velhos, todos criticavam o jeito de os velhinhos trabalharem.

Agora que os doutores descobriram a Apometria, vocês fazem
exatamente aquilo que nós sempre fizemos. Gestos que muitos julgavam cacoetes de Espíritos pouco adiantados, como os estalidos, são melhor compreendidos à medida que avançam as pesquisas acerca das chamadas “técnicas de desobsessão de alta eficiência”, no dizer de Manoel Philomeno de Miranda, através do médium Divaldo P. Franco. (Loucura e Obsessão)

Os segredos de alguns pais velhos, como o estalar dos dedos quando aplicam passes, em certas ocasiões, são finalmente desvendados pela experimentação espírita. A técnica consiste em um recurso para dinamizar as energias que manipulam, alcançando maior impulso magnético.

Não que defendamos esta ou aquela forma de manifestação dos Espíritos, tampouco a adoção de qualquer procedimento de modo leviano. Todavia, é importante notar que nada é realizado sem explicação judiciosa, quando se trata de Espíritos realmente esclarecidos.

Quando algo nos foge ao conhecimento ou quando nos aventuramos ao julgamento precipitado, tenhamos cautela. Às vezes é necessário rever conceitos quanto às diferentes maneiras de se desempenhar uma tarefa, pois não dominamos toda a verdade nem detemos a sabedoria pretendida.

Por isso “Vovô não quer casca de coco no terreiro”: a visão de quanto permanecemos cativos de certas ideias e de preconceitos, amarrados a dogmas e presos a velhas formulas, faz, por analogia, Pai João recordar-se do cativeiro.

Com esse Espírito amigo pude compreender melhor o sentido da fraternidade e da cooperação na grande obra de Deus: “União sem fusão, distinção sem separação é a unidade na diversidade”. Cada um traz sua contribuição de acordo com os conhecimentos que possui e com suas habilidades em manipular os fluidos em benefício do próximo.