Energia e crescimento

Chakras – energia e crescimento
Eugênia Pickina

Quis tratar do assunto ligado aos Chakras. Há, aqui, somente um propósito de sinalizar cada um deles,
e no objetivo de clarear o sistema de forças que mantém o ser humano saudável, criativo, assertivo ao crescimento e às trocas vitais à sua existência.

Quem se propôs conhecer-se compreendeu que sem o hábito da introspecção qualquer pessoa está fadada a viver em um mundo criado pela projeção, pois o que ignoramos dentro de nós sempre está refletido externamente. O viver alienado, além disso, põe em risco questões-chave da existência e aumenta a chance de um caminho traído, sem significado.

Por outro lado, uma má relação consigo mesmo acaba por interferir negativamente em todas as áreas da vida, criando bloqueios, disfunções, danos à saúde, embotamento de metas e projetos.

Logo, treinar uma relação íntima autêntica também significa compor as próprias energias para estar receptivo à dimensão espiritual e, ao mesmo tempo, lograr decifrar com mais "acerto" as necessidades reais do nosso ser, quase sempre sutilmente traduzidas pelo "deus interno" - Eu Superior - que nos habita.

Os chakras são centros de energia para o desenvolvimento e integração de níveis de percepção e de experiência humana. Cada um deles é apto a aumentar ou diminuir as freqüências de energia que flui através deles. Juntos, eles formam nosso sistema de transformadores energéticos.

1. Chakra Base: está situado próximo à base da espinha nos homens e entre os ovários nas mulheres. É o centro da relação física com a Terra e diz respeito a aspectos e atividades ligados à sobrevivência (proteção, manutenção, segurança). Bloqueios neste centro se manifestam como incapacidade de conectar com plenitude a própria energia espiritual com a dimensão física.

Um primeiro centro forte e claro revela que a pessoa lida bem com a vida terrena em seus aspectos práticos e gerais, pois possui uma conexão sadia com a Terra ("enraizamento"), tem segurança no tocante a situações cotidianas e corriqueiras, e está disponível para se concentrar no desenvolvimento dos chakras superiores.

2. Chakra sexual ou esplênico: localiza-se perto do umbigo e é o centro da criatividade, da afinidade com os outros seres. Amiúde, as emoções negativas, mesmo o medo, raiva, ciúme, gravitam ao redor deste campo de força.

Bloqueios, aqui, podem, desse modo, influenciar a forma como a pessoa se relaciona sexual e emocionalmente com os outros, pois os aspectos principais deste centro são a sexualidade e as emoções.

Assim, no plano físico, um segundo chakra irregular pode manifestar distúrbios sexuais, dificuldade em engravidar, fluxo menstrual congestionado, síndrome de irritabilidade intestinal, dores lombares, impaciência, pessimismo, falta de sensibilidade.

3. Chakra do plexo solar: situa-se diretamente sob o esterno, atrás do estômago e embaixo do diafragma perto do tronco celíaco e na cavidade abdominal e diz respeito ao desenvolvimento da personalidade, do ego, e com uso discriminado do poder.

Seu atributo principal é coletar energia e dirigi-la para onde houver necessidade no corpo. Por essa razão, é considerado o sistema de distribuição de energia.

Por conseguinte, um terceiro centro com bloqueio detém uma coleta inadequada de energias externas e, consequentemente, o indivíduo passa a conseguir energia de outras pessoas, lugares e coisas, mas de forma incorreta e desequilibrada, aqui o caso dos "tomadores de energia".

Além disso, quando o chakra do plexo solar atua descalibrado, a pessoa pode apresentar problemas em relação ao controle e ao poder, tendo dificuldade em responder por seus atos e destino. No âmbito físico, podem se manifestar disfunções gástricas (como úlceras do estômago ou duodeno), degeneração das glândulas supra-renais, irritabilidade crônica, bem como fraqueza e fadiga.

Já um terceiro chakra, ativo e regular, fornece energia nutritiva sutil para a maioria dos principais órgãos envolvidos no processo de digestão dos alimentos, como também responde pela purificação do organismo. Em equilíbrio, este centro ajuda o indivíduo a acessar e manifestar na realidade física os aspectos mais elevados de sua personalidade.

Confere à pessoa determinação, vontade, humor, capacidade de aceitação da realidade, bom senso, auxiliando o contato com a sua verdade interior, alegria e sabedoria como fontes de poder criativo.

4. Chakra Coronário: localizado entre os mamilos, na região torácica - está situado na altura do coração, no meio do peito, é o ponto principal de conexão entre nosso Eu superior e a Terra (verticalidade).

É o ponto de encontro onde as energias e as atividades dos três chakras inferiores e dos três superiores podem se fundir em harmonia e equilíbrio. Quando este centro está bloqueado, porque é no coração que guardamos nossos traumas e tristezas mais profundas, no plano físico podem se manifestar disfunções imunológicas, cardíacas, respiratórias e dermatológicas.

Por aumentar a capacidade de expressar amor e fornecer energia, seja para si próprio ou para os outros, um chakra cardíaco claro e forte responde por uma fusão positiva das necessidades de segurança, conexão, criatividade e poder com as virtudes da confiança, amor, afinidade e compaixão, porquanto facilita a intermediação das energias terrenas e espirituais.

Ademais, confere saúde, vitalidade. Adstrito à troca emocional (coração/amor; circulação/comunicação), ajuda a fortalecer uma ação centrada no coração, possibilitando que as forças do amor penetrem e guiem nosso ser.

5. Chakra da garganta e centro da comunicação superior: Ele responde pelo desenvolvimento da intuição pragmática e pela capacidade de expressão verbal, relacionando-se à criatividade superior.

Bloqueios neste centro se manifestam, no plano físico, como distúrbios da expressão verbal, disfunções das glândulas tireóide e paratireóide, problemas nos ouvidos, nos dentes, garganta, bem como na dificuldade de ouvir, falar e sintetizar informações.

Por dinamizar a comunicação e a vontade, quando o quinto chakra está funcional, sem bloqueios, ele amplifica a habilidade individual em captar informações de fontes físicas e não físicas, contribuindo também com uma expressão verbal suave e autêntica.

6. Chakra terceiro olho ou chakra da testa: localiza-se no centro da testa e se relaciona à percepção e visão superior. Confere intuição e visão holística.

Quando este centro está subdesenvolvido, a pessoa tem dificuldade de ver o que é melhor para ela, inclina-se a perder o foco por excesso de detalhismo. Ademais, bloqueios no chakra da testa podem agravar a tristeza, o pessimismo e, no plano físico, manifestar disfunções visuais e endócrinas, pois este centro tem ligação com a hipófise.

Calibradas as capacidades inatas do sexto chakra, o indivíduo tanto potencializa sua intuição como consegue ativar a vontade pessoal na sua forma mais elevada, migrando de um individualismo exacerbado para o reconhecimento do sentido de coletividade.

7. Chakra coronário: situa-se no topo da cabeça e é o ponto de conexão com o Eu Superior (deus interno). É o centro da consciência de unidade, do conhecimento, da percepção espiritual mais elevada.

Em relação a este centro salutar, é mantê-lo aberto e limpo para que a energia vital coletada seja capaz de fluir integralmente através do indivíduo. Assim, quando este centro está descalibrado, obstruído, podem se manifestar, no plano físico, disfunções psicológicas, psíquicas e cerebrais.

Além disso, o chakra coronário integra todos os demais chakras em uma totalidade sinérgica e funcional. E em razão do seu alto potencial de radiação, é o grande assimilador das energias solares e dos raios da Espiritualidade superior, porém se desenvolve na proporção da evolução espiritual do seu portador.

Deste centro, portanto, emanam as energias de sustentação do sistema nervoso e suas subdivisões, sendo também o provedor de todos os recursos eletromagnéticos essenciais à estabilidade orgânica.

Assim, à medida que se abre à recepção das energias superiores e benéficas, o sétimo chakra assimila os estímulos do Plano Superior e orienta a vida consciencial da alma encarnada, como também do desencarnado, e se relaciona ao campo da mediunidade.

Por conseguinte, ao compreender os chakras como um sistema de forças, que serve à manutenção do equilíbrio orgânico e suporte ao crescimento individual, como medidas de apoio à limpeza, abertura e ativação/tonificação destes centros, pode a pessoa valer-se da acupuntura, exercícios respiratórios, prece, meditação, dieta alimentar equilibrada e, de forma expressiva, contar com o auxílio das essências florais.

O processo do conhecer-se assim se torna mais transparente, a pessoa toma conhecimento do seu valor, pois tanto se liberta de muitos arquivos negativos quanto consegue personificar com mais plenitude sua essência. Como efeito, assume o desafio criativo de trabalhar suas perspectivas evolutivas para "um dia colher a si próprio". (Miguel de Unamuno).