Para
colaborar no processo de obtenção da cura para muitas enfermidades, decorrentes
principalmente de desequilíbrios interiores, o Espiritismo emprega técnicas
variadas: aconselhamento
espiritual, evangelização, oração, passe magnético, água fluidificada,
desobsessão e operação espiritual.
Estas
técnicas devem ser aplicadas somente após uma avaliação prévia e precisa da
situação e problemas do paciente. Elas não dispensam, evidentemente, o uso
simultâneo dos amplos recursos desenvolvidos e empregados pelas ciências
médicas e
pelas escolas e correntes alternativas de apoio fraterno às pessoas doentes.
O
domínio e o emprego daquelas técnicas de cura espiritual são bastante comuns
nos Centros Espíritas, com exceção das operações espirituais, que exigem médiuns e
ambientes especiais.
Os
pontos que caracterizam os processos de curas no Espiritismo são o total desinteresse
financeiro; o amor cristão, do qual a caridade é filha; a estreita integração
entre os espíritos encarnados e desencarnados, atuando em conjunto e de forma
harmônica, visando o bem, a saúde e a felicidade dos enfermos; e a participação
ativa dos pacientes no processo de cura.
Para
obter sucesso no emprego dessas técnicas de cura, cabe-nos sempre atentar para
os seguintes aspectos:
1. Aconselhamento Espiritual: Esta técnica pode ser
empregada de forma individualizada, dialogando-se com o paciente sobre seus
problemas específicos, ou em grupo de pessoas, tratando abertamente das dificuldades
e dos desequilíbrios maiores que afetam os indivíduos. Em ambos os casos, não
existe uma regra padrão para se relacionar com os pacientes.
Mas, a
exigência é que as soluções propostas e os conselhos espirituais, em quaisquer casos,
sejam dados, rigorosamente e exclusivamente, baseados nos ensinamentos dos
espíritos superiores. Neste processo de cura, destacam-se duas atribuições:
a) ao
orientador espírita cabe os trabalhos de conscientização para as realidades da
vida do espírito eterno, de levantamento das causas reais das doenças, e de apresentação dos
conselhos que implicam em mudar para melhor as causas para conter os efeitos
doentios;
b) ao paciente cabe ter disposição e vontade firme para se reequilibrar e pôr
em prática os conselhos que concretizarão a desejada cura.
2. Evangelização: Muitas pessoas ficam
doentes por ignorarem completamente os ensinamentos de Jesus, contidos no
Evangelho.
Elas deixam de amar a Deus e aos semelhantes; não confiam no Pai e na sua
justiça; esquecem a humildade; relutam em não servir ao próximo; anseiam em
tomar sempre o primeiro lugar; não valorizam a simplicidade e a pureza no
coração.
Vivem
inquietos com o presente e com o amanhã; fazem o bem com ostentação; cometem
adultérios; entram pela porta larga da perdição; deixam sair pela boca coisas
más contidas no coração; provocam escândalos; vivem em cólera contra os irmãos;
recusam-se a perdoar e a reconciliar com os adversários; julgam e condenam os
outros sem misericórdia; atiram a primeira pedra mesmo tendo pecados; não amam
os inimigos, não fazem o bem aos que os odeiam e nem oram pelos que os
perseguem e os caluniam.
Afadigam-se
pela posse do ouro, da prata e das moedas; não se preservam da avareza;
acumulam tesouros só na Terra e não no Céu; não convidam para o festim os
pobres, os estropiados, os coxos e os cegos; não dão aos mais pequeninos nem de
comer, nem de beber, nem hospedagem, nem vestimenta e nem os visitam quando
doentes ou presos; resistem ao mal, não apresentam a outra face ante a
agressão, não entregam a túnica e o manto, nem caminham além do exigido sob
coação, não dão aos que pedem e repelem os que querem emprestado; não tratam os
semelhantes como gostariam de ser tratados.
A
evangelização é eficiente meio de cura para as conseqüências doentias desses
comportamentos. E o Evangelho Segundo o Espiritismo, norteando o trabalho de
evangelização nos Centros Espíritas e o culto do Evangelho no lar, deve ser o
instrumento de transformação íntima dos doentes da alma.
3. Oração: Quando estamos aflitos, desequilibrados
emocionalmente ou enfermos, devemos orar a Deus, a Jesus e aos bons espíritos rogando
a paz interior, o reequilíbrio e a cura. Sempre haverá uma resposta à nossa súplica, pois todas as preces
são ouvidas, selecionadas, analisadas e atendidas, fraternalmente, da melhor maneira,
pelos espíritos de diversas esferas espirituais de acordo com os nossos
merecimentos e necessidades.
O poder
de nossa prece está na vontade, nos pensamentos e sentimentos sinceros e
elevados e não nos gestos e formalidades exteriores e o nosso sofrimento
decorre de excessos, vícios, crimes e faltas cometidas, a prece propiciará
coragem, força moral, paciência e resignação, mas não dispensará o arrependimento
sincero, a reparação necessária e o retorno às sendas do amor, do bem e das virtudes,
que garantem o restabelecimento físico, moral e emocional duradouro.
A
oração, por imunizar-nos contra o mal pelo halo de proteção que forma; por
atrair ajuda espiritual; por evitar a irritação, a angústia, o ressentimento, a depressão e
outras desvirtudes da alma que levam a muitos males e enfermidades; por ser
valioso recurso no reequilíbrio interior, na mudança de um estado doentio da
consciência e na cura do corpo, deve estar, de modo permanente, incorporada
em nossos hábitos diários.
4. Passe Magnético: Com base na ampla
literatura espírita, eis alguns pontos que devem ser conhecidos e rigorosamente
observados durante a aplicação e a recepção do passe, tanto pelos passistas
como pelos pacientes, para sua maior eficácia no reestímulo dos centros vitais
dos corpos espiritual e físico e no processo de cura espiritual:
a) Deveres do passista: Preparar-se
previamente para o trabalho mantendo domínio sobre si mesmo, equilíbrio nas
emoções e sentimentos, amor pelos semelhantes e confiança no poder divino e na faculdade de
curar. Cuidar-se
para manter sempre um bom estado de saúde. Não cometer excessos na alimentação e
dispensar o álcool, tóxicos e cigarros.
Preparar
o ambiente com preces, leituras e comentários evangélicos e doutrinários de
paz, alegria e otimismo. Manter sempre um padrão moral, mental e sentimental elevado para
facilitar a sintonia com os espíritos magnetizadores e técnicos em auxílio
magnético.
Respeitar o dia e o horário do serviço de socorro magnético. Colocar as mãos
sobre os enfermos para doar os recursos magnéticos. Não tocar no paciente, pois
a energia fluídica penetra o corpo e é assimilada pelo sangue, provocando
mudanças salutares nos órgãos.
Dispensar
roupas especiais, gesticulações, respiração ofegante, bocejos, estalidos dos
dedos, tremores, etc. Pode-se diminuir a iluminação para facilitar a
concentração no trabalho de assistência magnética. Manter uma postura
descontraída, para melhor fluir as irradiações magnéticas. Estar, convencido de
que está na força mental o poder de harmonizar-se com os bons espíritos, controlar o fluido
magnético e transformá-lo em recursos estimulantes e benéficos.
Estar
ciente de que constitui-se apenas em instrumento de socorro do plano espiritual
ao transmitir, em conjunto com os espíritos, fluidos bons, salutares e
curadores.
Estar consciente de que a vontade de ajudar e o desejo e o pensamento de
reequilibrar e beneficiar o paciente atuam sobre os fluidos espirituais à
volta. Estar convicto que sua energia magnética será harmonizada, modificada e intensificada
pelos bons espíritos de acordo com as necessidades e méritos dos pacientes.
b) Deveres do paciente: Assimilar as
instruções contidas nos ensinamentos espíritas buscando a própria
tranqüilidade, o reequilíbrio interior, a superação das aflições, dores e
angústias, o entendimento das leis que regem a vida, o conhecimento de si
mesmo, das
causas dos desequilíbrios e das mudanças necessárias para curar-se. Pedir,
humildemente, em prece, a ajuda de Deus e dos bons espíritos.
Confiar
na intervenção e socorro do plano espiritual superior e na conquista da cura. Tornar-se receptivo
aos benefícios do passe magnético pela aceitação, recolhimento, respeito,
vontade de sarar, fé e confiança na obtenção da cura. Estar consciente de
que a ajuda divina e o merecimento da cura decorrem da vontade sincera de
reparar excessos, vícios, crimes e desvirtudes e de conquistar aprimoramento
pessoal.
5. Água Fluidificada: A água potável, por absorver
facilmente as partículas magnéticas sutis que lhe são projetadas pelo pensamento
em prece,
pelos sentimentos de amor, bondade e confiança e pelo desejo de se harmonizar
com os bons espíritos e servir o próximo, pode ser fluidificada, isto é, receber
energias magnéticas e fluídicas e medicação do Céu, adquirindo grande valor terapêutico.
Por isso
nos recomenda Emmanuel, através de Chico Xavier: "Se desejas o concurso
dos Amigos Espirituais, na solução de tuas necessidades fisiológicas ou dos
problemas de saúde e equilíbrio dos companheiros, coloca o teu
recipiente de água cristalina à frente de tuas orações, espera e confia. O
orvalho do Plano Divino magnetizará o líquido, com raios de amor, em forma de
bênção, e
estarás, então, consagrando o sublime ensinamento do copo de água pura,
abençoado nos Céus."
6. Desobsessão: A influência
perniciosa de espíritos ainda inferiores, sob as formas de obsessão, fascinação
e subjugação, leva certas pessoas a terem sintomas doentios e a adotarem
atitudes extravagantes. A desobsessão é o processo de cura indicado para esses casos,
quando comprovados. Como não existe lesão orgânica, o afastamento do espírito
mau elimina a influência estranha, promovendo naturalmente a cura.
O
espírito ainda imperfeito exerce sua influência em função da similitude de
inclinações, intenções e disposições; do idêntico grau de moralidade; da fraqueza na vontade
própria do obsidiado; da pouca resistência às sugestões inoportunas; do prazer
que o espírito obsessor sente em atormentar a pessoa; do propósito de desforra
e vingança por débitos, ódios e cumplicidades em delinqüências gravados em vida
passada; da
fácil combinação de fluidos entre os perispíritos do encarnado e do
desencarnado, permitindo o envolvimento e a ação do espírito obsessor. Para se obter sucesso
pleno no trabalho de desobsessão, torna-se imprescindível:
a)
fornecer ao paciente, através de passe magnético, recursos fluídicos de
natureza elevada e contrária à do espírito obsessor, visando cortar as
ligações mentais telepáticas ou hipnóticas;
b)
utilizar a prece
para atrair a ajuda de Deus e dos bons espíritos, para elevar o padrão vibratório da
vítima e para sensibilizar o espírito mau para a mudança de propósitos e de
sentimentos;
c)
contar com o auxílio e o trabalho dos bons espíritos no plano espiritual;
d) evocar o espírito
obsessor para, numa conversa fraterna e franca, procurar aconselhá-lo para o bem e
convencê-lo das conseqüências da prática do mal e da importância do perdão e da
renúncia aos maus propósitos;
e) que a
pessoa atormentada tenha força de vontade para opor resistências às más sugestões e se renove moralmente
para afastar o obsessor e eliminar os fluidos malsãos que a envolvem;
f) que o
orientador dos trabalhos tenha amor, paciência, fé, perseverança, modéstia e completo
desinteresse moral e material;
g) que o
espírito obsessor se afaste espontaneamente pela renúncia do mau propósito, pela transformação em
amigo e pelo desejo de moralizar-se e de mudar para melhor os sentimentos e as
imperfeições.
7. Operações Espirituais: As cirurgias feitas
por espíritos abrangem quatro tipos: a) Operações e aplicações de
recursos do magnetismo curador no perispírito, com reflexos patentes, imediatos ou
não, nos órgãos doentios do corpo físico, sem a presença de um médium no local.
Essas
intervenções se dão na própria residência ou local de internação do paciente,
enquanto geralmente este dorme. Elas decorrem do merecimento, da fé e das
preces do próprio doente ou dos dirigentes de Centros Espíritas ou de outros cultos
religiosos. A presença dos bons espíritos, às vezes, é sentida pelo doente.
Estas são as conhecidas curas à distância.
b)
Operações no corpo espiritual e aplicações de recursos energéticos curadores
sutis, com
o espírito de um médico incorporado em um médium. A cura dos órgãos doentes é imediata ou
a médio prazo. O médico espiritual faz o diagnóstico, a intervenção no
perispírito, a aplicação de passes magnéticos, e dá as orientações necessárias
à concretização da cura. Este tipo de operação está se tornando comum nos Centros
Espíritas.
c)
Operações com
o uso de instrumentos cirúrgicos para realizar raspagens, cortes e extrações de
órgãos doentes do corpo material. O espírito do médico utiliza-se de um médium
inconsciente para evitar interferências. O controle pleno está com os seres espirituais
que tomam decisões quanto a anestesia, o tipo e o modo de operação e os
cuidados pós-operatórios.
O
exemplo mais expressivo foi o do médium Arigó (José Pedro de Freitas), cujo
trabalho foi estudado pelo professor José Herculano Pires e publicado pela
Edicel em 1966. Atualmente, alguns médiuns servem de instrumento para a
realização de trabalhos idênticos.
d)
Operações, na
presença de um médium em transe que fornece uma substância chamada “ectoplasma”,
feitas pelo espírito de um médico materializado. A intervenção cirúrgica é feita com materiais
e instrumentos materializados sob o controle do plano espiritual. Um caso
típico, de grande repercussão, encontra-se documentado no livro "Operações
Espirituais" de autoria de Urbano Pereira, reeditado pelo (IDE de
Araras-SP).
Conclusão: Cada paciente apresenta-se com
particularidades próprias. Portanto, só a avaliação caso a caso pode indicar a
melhor técnica de terapia. Mas, o restabelecimento da saúde física não depende só da
precisão do diagnóstico e do emprego da técnica de cura mais apropriada; depende também do
poder das energias curadoras atuarem nos corpos espiritual e material sob o
comando dos dirigentes, médiuns e espíritos socorristas.
Das mudanças para melhor
que o doente consegue realizar nos sentimentos, pensamentos e atitudes; da reabilitação
íntima, do reequilíbrio, da renovação interior por parte da pessoa enferma pela
eliminação das tendências infelizes, pela prática do amor e pela construção do bem
de todos;
das provas, expiações, experiências e resgates de débitos passados que o
paciente tem que passar nesta vida; e das concessões da misericórdia divina
decorrentes dos méritos e das conquistas espirituais do enfermo.
Compilado por Geziel Andrade
"Doenças - Cura e Saúde à Luz do Espiritismo"
Editora EME