Quem é o dono da verdade?

Não é fácil, mas até dentro do movimento espírita
estão contando os dias para que tudo se acabe.
Texto de Vladimir Polízio

Não é fácil, mas até dentro do movimento espírita estão contando os dias para que tudo se acabe. Datas e fórmulas é que não faltam. Das três opções a seguir, devemos extrair apenas uma: Ou nós estamos estudando demais, acreditando demais ou confiando demais nas pessoas.

Nomes respeitáveis são colocados à testa de certas situações constrangedoras, muito provavelmente para a obtenção da credibilidade necessária. Se a partir de 2019 teremos de fato a solução para todos os problemas da Terra, como está sendo profetizado no meio espírita, não me parecem sérias as afirmativas dos Espíritos de que a Terra é um mundo de Provas e Expiações.

Ora, se a Terra ocupa praticamente os primeiros degraus da hierarquia moral neste Universo infinito, estando mais próxima do início do que de qualquer outro ponto, como seria possível esse salto com todas essas benesses?

E também, Jesus estaria dando moratória ao Planeta? Estaria dispensando providências que a Grande Lei estabelece e oferecendo-lhe uma última chance?! E ainda por cima suspendendo todas as injunções cármicas ao final do século XX?

Como admitir que nosso mundo, a Terra em que nos encontramos, corre o risco de envolver-se com uma 3ª Guerra Mundial, se esta não estiver prevista no Plano Espiritual?

Afinal, a Terra está ou não está sob condução e direção divinas? Se a Terra não está à deriva, nada do que aqui acontece é fato novo, pelo menos para os Espíritos iluminados, Superiores de fato. Para nós, sim, todo fato é novo porque estamos avançando na matéria.

Como poderia a Terra cansar-se dos desmandos humanos, como afirma um certo texto que anda por aí circulando, se absolutamente nada acontece sem que haja uma causa anterior? Estaria aqui, excepcionalmente, a presença fortuita do “acaso”? Estaríamos agora no descompasso com “O Livro dos Espíritos?”.

Nem sempre é necessário conhecer tudo porque nem tudo interessa, mas é preciso usar a razão sob a luz oferecida por Kardec para tirar suas próprias conclusões.

Dentro do Espiritismo estamos observando, não obstante as flagrantes diferenças de entendimento e propagação doutrinária, desvios descarados e latentes, que chegam a confundir o equilíbrio de muitos.

Basta dizer que até nomes de Centros Espíritas estão sendo mudados e adequados às novas teorias. Isso, por si só, já é suficiente para compreender que a Ciência, a Filosofia e a Religião conjugada pela Doutrina Espírita não foi suficientemente forte para oferecer segurança aos que estão pensando o contrário.

Seriam os falsos profetas que estão surgindo, como tem acontecido de tempos em tempos? Por que não?

E é com surpresa que temos visto Kardec ser deixado à margem, enquanto outros novos "codificadores" surgem apresentando disfarçadamente conteúdos mesclados, mas já conhecidos, porém com outras denominações. E há quem diga que o próprio Evangelho está superado!

O que temos visto são espíritas, ainda não convencidos de sua condição, aceitarem como verdadeiras essas e outras informações e orientações absurdas, por eles classificadas como "doutrinárias", quando na verdade estão totalmente desprovidas de fundamento e na contramão, com base no que Allan Kardec e os Espíritos nos ofereceram até agora.

Não podemos esquecer que o próprio Jesus omitiu-se quanto à “verdade”, ao ser questionado por Pilatos. Afinal de contas, quem é o dono da verdade?