Influenciados pela moda que varria a França, os Baudin
(Émile-Charles, Clémentine e as filhas Caroline e Julie) começaram a
conversar com uma mesa girante em 1853, quando ainda moravam na colônia
francesa da Ilha da Reunião, na costa oriental da África.
Como em outros lugares, logo constatou-se que a mesa era movida
pelas almas dos mortos. Depois de algum tempo, as reuniões passaram a ser dirigidas por um
espírito, que se apresentou como o guia espiritual da família. Interrogado a
respeito do seu nome, o ser invisível respondeu:
Chamem-me pelo que sou, o “zéfiro da verdade”. Zéfiro era o nome
de um vento típico da região. O apelido pegou. Certa noite, o guia previu que seus
protegidos mudariam brevemente para Paris: Émile arrumará seus negócios e
entrará na Escola Naval. Caroline e Julie tomarão professoras mais competentes
e encontrarão seus noivos. E eu procurarei contato com um velho amigo e chefe,
desde o nosso tempo de druidas.
Nessa época, os Baudin não tinham a menor intenção de morar na
França. No entanto, uma crise no comércio do café e do açúcar, principais
produtos das atividades agrícolas e comerciais de Émile-Charles, obrigou-os a mudar
para a Corte em 1855. Zéfiro os acompanhou. Ou foi o contrário?
As reuniões continuaram em Paris. Numa noite Zéfiro escreveu
“Nosso dia de glória já chegou”. O Sr. Baudin pediu mais
explicações. O espírito amigo respondeu: Vamos ter, afinal, o convívio de nosso velho
chefe druida! Aquele que você esperava encontrar em Paris? Sim, ele mesmo, em
pessoa.
Você vai trazê-lo aqui. Caroline vai atraí-lo. Você pode me dizer
o nome dele? Allan Kardec! Émile achou o nome estranhíssimo e deu o diálogo por
encerrado. As sessões dos Baudin davam-se num clima de total descontração e sem
qualquer formalismo. Na hora combinada, a casa enchia-se de curiosos,
convidados pela família ou recomendados pelos amigos do clã.
Nessa época, os espíritos já tinham abandonado as mesas girantes e se
comunicavam através da psicografia indireta, escrevendo num quadro de ardósia (uma lâmina de pedra,
portátil). Caroline, Julie e Clémentine funcionavam como médiuns, segurando uma
cestinha de vime (corbelha, do francês corbeille), em cujo bico amarravam um
lápis de pedra.
Os participantes faziam perguntas, que eram respondidas na ardósia
e lidas em voz alta. Após a leitura das respostas, seguiam-se comentários nos mais
diversos tons, revelando o espanto de uns e o contentamento de outros. Zéfiro, o dirigente
espiritual da casa, gostava de pilheriar e alfinetar os consulentes antes de
dirigir-lhes a palavra.
Certa noite, o Sr. Denizard Rivail, educador lionense radicado em Paris,
compareceu à reunião, acompanhado de sua esposa, Amelie Boudet, a convite do
próprio Émile-Charles. O pai Baudin os havia conhecido numa sessão de mesa girante na
casa da Sra. Planemaison, na qual Rivail aprofundava seu recente interesse
pelos fenômenos espíritas.
O espírito guia dos Baudin os recebeu efusivamente, saudando o
professor com as seguintes palavras: “Salve, caro pontífice, três vezes salve!” Lida
em voz alta, a saudação arrancou risadas da platéia. O Sr. Baudin, meio
envergonhado, explicou a Rivail que Zéfiro era muito espirituoso e tinha o
costume de brincar com os visitantes. O professor não se agastou e respondeu
sorrindo: “Minha bênção apostólica, prezado filho!”
Nova risada geral. Zéfiro, porém, redargüiu que tinha feito uma saudação
respeitosa, a um verdadeiro pontífice, pois “Rivail havia sido um grande chefe
druida”, no tempo da invasão da Gália pelo Imperador Júlio César. Os druidas eram os
sacerdotes do povo celta, uma etnia que habitava várias extensões da antiga
Europa.
Essa área compreendia Portugal e Espanha (a oeste), a Cordilheira
dos Cárpatos (a leste), a Bélgica (ao norte) e a Itália (ao sul), passando pela
Irlanda, Inglaterra, País de Gales, Escócia, França, Dinamarca, Suíça, Áustria
e Alemanha. Júlio César invadiu a Gália (atual França) no Século 58 a .C. e denominou os celtas
locais de gauleses. Segundo Zéfiro, ele e Rivail estavam reencarnados nessa época e
local.
O termo druida quer dizer “consciência do carvalho”, a árvore sagrada
dos celtas.
Os futuros sacerdotes, escolhidos na classe aristocrática, submetiam-se, desde
crianças, a intenso aprendizado junto aos druidas mais velhos. Os druidas não
limitavam sua ação à religião, acumulando a função de juízes, professores, médicos,
conselheiros militares e guardiões da cultura céltica. O cargo não era
exclusivo dos homens, pois também existiam druidesas.
Viviam integrados na comunidade e podiam se casar. Estimulavam os
homens a combater o mal e a praticar bravuras e as mulheres a serem o ponto de
união entre o céu e a terra. Júlio César os perseguiu duramente porque insuflavam a
resistência ao domínio romano. Segundo o próprio Imperador, foi na Gália que ele viveu a
mais árdua de suas campanhas.
Os celtas dominavam diversas áreas do conhecimento humano, como a fitoterapia, a
agricultura, a tecelagem, a mineração, a cerâmica, a pecuária, a metalurgia e a
astronomia.
Inventaram a roda de madeira, o barril e a carroça. No campo artístico,
cultivavam a música, a poesia, a escultura, a ourivesaria e a joalheria.
O que unia os povoados, vencendo as grandes distâncias que os
separavam, não
era a obediência a um único rei, mas a língua, a arte e a religião. A filosofia
religiosa dos celtas era muito avançada. Acreditavam numa Divindade única, que podia
ser cultuada como homem (Deus ou o céu) ou mulher (Deusa ou a terra). Como não
admitiam templos, seus cerimoniais eram realizados ao ar livre, nos campos e
florestas, debaixo de grandes carvalhos.
Além disso, criam na imortalidade da alma, na reencarnação, no
livre-arbítrio, na lei de causa e efeito, na evolução espiritual, na
inexistência de penas eternas, nas esferas espirituais, na existência de
elementais
(duendes, fadas, gnomos, etc.) e na proteção dos Espíritos superiores. Um celta
não morria, pois a morte era apenas um ponto no meio da estrada.
Só houve uma coisa negativa: os druidas proibiram a palavra escrita
como instrumento de preservação da história céltica, por temerem que textos
escritos caíssem em mãos escusas. Por isso, todo o conhecimento desse povo era
transmitido oralmente e se perdeu muito no decorrer dos séculos.
Com a queda do grande chefe Vercingetórix, no ano de 52 a .C., toda a Gália acabou
rendendo-se, pouco a pouco, aos exércitos romanos, mais treinados e portadores
de armas mais leves e manejáveis. No final do Século I a.C., todos os domínios
celtas, exceto a Irlanda e a Escócia, estavam submetidos a Roma. A falta de
unificação política, geográfica e militar das tribos também colaborou para o
sucesso de Júlio César.
Com a forte repressão política aos druidas, movida pelo Imperador, a cultura céltica
foi perdendo sua força e, no final do Século I d.C., a quase totalidade dos
celtas estava "romanizada" ou misturada à multidão de povos que
invadiu o continente europeu. O “druidismo” passou então a ser uma prática fechada e
esotérica. Isso, porém, não impediu que muitos druidas aceitassem as idéias de Jesus de
Nazaré,
quando o Cristianismo primitivo chegou à Europa.
No entanto, o nascente Catolicismo romano não gostou desse
sincretismo e ajudou a perseguir os sacerdotes celtas. Pode-se dizer que o
desaparecimento dos druidas é diretamente proporcional ao crescimento e
fortalecimento da Igreja Católica. Como os grandes druidas eram conhecidos como “as
serpentes da sabedoria”, São Patrício regozijava-se de ter acabado com as
"serpentes" da Bretanha.
A vitória final teria sido de Roma se não existisse a reencarnação.
Utilizando-se
desse mecanismo natural, o druida Allan Kardec renasceu no Século XIX para dar
continuidade ao seu trabalho no campo científico, filosófico e religioso. O local escolhido foi
a cidade de Lyon, na atual França, antiga Gália, no ano de 1804. Seu novo nome
seria Hippolyte Léon Denizard Rivail. Educado na Suíça, mudou-se, depois, para
Paris, capital cultural do mundo.
Durante muitos anos, o ex-druida dedicou-se ao estudo e prática da
Educação. Todavia, aos 50 anos, atraído pelos fantasmagóricos fenômenos que
invadiram o globo, sua atenção voltou-se integralmente para as questões
transcendentais da vida. Convencido que os estranhos acontecimentos eram produzidos por
espíritos, Rivail começou a fazer-lhes várias perguntas sobre as causas e
características das coisas. Desse material saiu sua primeira obra sobre o
assunto, “O Livro dos Espíritos”.
Estava inaugurada a nova filosofia espiritualista, que ele chamou
de Espiritismo. Já sabendo que era um druida reencarnado, através da revelação
do Espírito Zéfiro, Rivail preferiu assinar O Livro com seu antigo nome celta, a fim de separar seu
trabalho de educador do de autor espírita.
Fechava-se, assim, um ciclo palingenético, pessoal e histórico.
O espírito Kardec/Rivail completava sua tarefa de condutor de almas e as
grandes teses druídicas ressurgiam no bojo da novel Doutrina Espírita. Tudo
sobre o mesmo solo gaulês. Esses fatos, porém, não aconteceram sem a resistência de
uma velha inimiga dos druidas. A Igreja Católica tentou denegrir o Espiritismo
de várias maneiras. Mas essa já é outra história.
Texto de Mauro Quintella