Marmas – O que são marmas?

Os marmas são regiões ou pontos na superfície do corpo mapeados pela “medicina ayurvédica” que funcionam como "botões terapêuticos”. Nestes pontos ocorre grande concentração de prana (energia vital).

Estão geralmente localizadas em áreas onde ocorre união entre músculos e tendões e nas articulações, não sendo uma regra. Estas regiões estão conectadas com funções específicas do corpo como órgãos, tecidos, com a mente e as emoções.

Ao todo,
são numerados 107 marmas que são manipulados durante o “abhyanga” (tipo de massagem ayurvédica) com a finalidade de causar influência em determinada função orgânica, mental ou energética e liberar toxinas.



Possuem função semelhante aos pontos de acupuntura, alguns inclusive estão no mesmo lugar diferenciados apenas pela dimensão. Os marmas são bem maiores, enquanto que os pontos de acupuntura possuem o raio de uma ponta de agulha.

Cada marma pode ainda ser relacionado com os “chakras” (centros psicoenergéticos) e com os “doshas e subdoshas” (relação com a função dos 5 elementos e suas subfunções dentro da fisiologia na medicina ayurvédica).

Para localizar um marma e saber sua dimensão, no estudo de
“marmaterapia” usa-se uma medida chama “anguli” que, corresponde a medida da largura da articulação (junta) do dedo indicador ou anelar.

Mesmo os médicos ayurvédicos conhecem pouco sobre suas funções, alguns inclusive não costumam praticar a marmaterapia pois seu estudo é pouco desenvolvido.

A medicina ayurvédica importou os conhecimentos de marmaterapia das artes marciais indianas, onde era costume que sua manipulação fosse realizada com a intenção de causar dor no oponente durante uma luta.

Os “guerreiros de kalaripayathu”, arte marcial típica de “Kerala” no sul da Índia, tinham profundo conhecimento da anatomia desses pontos que usavam para ferir seus adversários em combate. Por sua vez para proteger-se desenvolveram uma ciência específica de cuidados com os marmas.

Por.: Daiane Bortolon