Espírito e Matéria (visões holísticas)


Visões Holísticas sobre a interação Espírito-Matéria
Dr. Jorge Andréa dos Santos e Dr. Alírio de Cerqueira Filho

Grandes pensadores do Espiritismo têm falado sobre o processo de saúde e doença, desenvolvendo uma visão holística dos ensinamentos de Kardec, sempre procurando aliar esses conhecimentos aos novos avanços científicos.

No movimento Espírita destacam-se alguns pensadores que conseguem ter uma visão holística e profunda dos ensinamentos de Kardec, relacionando-os as novas pesquisas e descobertas da ciência, tanto no campo da Física como da Biologia, Neurociências e Psicologia, entre outras.



O notável pensador Dr. Jorge Andréa dos Santos, médico e expositor do Instituto de Cultura Espírita do Brasil, no Rio de Janeiro, tem contribuído com seu vasto conhecimento para o desenvolvimento dos estudos de várias gerações de estudantes que buscam uma abordagem ampla sobre o espiritual e a ciência.

Em seu livro “Busca do Campo Espiritual pela Ciência” ele nos diz que são muitos os pensadores que desejam criar um mundo psicológico novo. As idéias mecanicistas baseadas em análises intelectuais construíram belos monumentos científicos e mostraram os valores do mundo material.

Entretanto, as novas antenas psíquicas começam a direcionar-se na busca dos porquês, que as razões psicológicas solicitam a todo momento. Sabemos que a dinâmica dos pensamentos e idéias sedimenta-se nas células nervosas, embora suas origens transcendam as dimensões.

Conhecemos alguns efeitos e fatos interessantes da psique humana, porém, a maioria de suas causas está longe de ser definida. Os campos de pesquisa de nossa dimensão material foram bem resolvidos, pontua o Dr. Jorge Andréa, o que permitiu a descoberta de elementos de valor para o nosso conhecimento cientifico.

No entanto, as causas desses acontecimentos continuam obscuras. É por isso que a ciência de nossos dias está investigando os fatos e reações que transcendem o mundo material.

Hoje, os pesquisadores da Física e da Biologia já têm como verdade que todos os acontecimentos, fatos e expressões da vida originam-se de uma única fonte. As leis que os regem, em análises mais cuidadosas e profundas, mostram uma origem comum.

Diante desses fatos, há unicidade nos fenômenos que nos cercam, com toda certeza. Buscar o entendimento e compreensão, na tentativa de decifrar as Leis que nos comandam, é anotar uma posição monística, posição essa que se reforça num autêntico holismo.

Para o médico, é particularmente difícil pensar ou mesmo se afastar do monismo, ou holismo. Ele diz que em tudo procura sentir a Grande Lei. Por menor que seja um fenômeno, será sempre o reflexo da matriz, da central.

Em tudo existem duas faces que se completam e ajudam na caminhada evolutiva, dentro de leis perfeitas e universais. Essa condição de pensamento o colocou do lado espiritual, e como não dizer religioso.

Viajando nas diversas correntes espiritualistas de pensamento, ficou com aquela que tudo sintetizou e que fala universalmente por si mesma: o Espiritismo.

Para o Dr. Jorge Andréa essa idéia holística de unicidade, com a qual a ciência vem apresentando parâmetros bem mais acessíveis, tem trazido um melhor entendimento dos mecanismos da vida.

Esses novos conceitos de unicidade consideram a importância da Psicologia, representando uma verdadeira ponte entre o já conquistado e homologado pela ciência e dos horizontes de desconhecida amplidão.

A Física Quântica tem revelado em seus estudos e pesquisas o valor dos mecanismos vitais, como que atados às influências psíquicas do observador. Agora, argumenta o Dr. Jorge Andréa, cabe à Psicologia uma atenção especial, na qual novos métodos, principalmente os transpessoais, poderão enriquecer os conhecimentos humanos com suas aguçadas propostas, penetrando outras dimensões.

Na Psicologia, especificamente a bandeira junguista representou grande avanço de encaixe holístico no mundo da psique. Toda a psicologia de Jung representa a estrada em que o mundo do espírito começa a ter explicações mais cientificas, pelos seus respectivos efeitos no campo material.

Os dois campos, espiritual e material, dependem um do outro não podendo, portanto, ficar afastados como compartimentos estanques, segundo o desejo de muitos.

Eles formam um bloco, um conjunto, no qual a totalidade funcional responde pelo fenômeno vida, com as suas autênticas razões e conseqüências.

Outro médico com larga experiência no trabalho com o psiquismo humano; pós-graduado em Psiquiatria, Psicologia e Psicoterapia Transpessoal, é o Dr. Alírio de Cerqueira Filho.

Ele participa do movimento espírita há 26 anos. Foi diretor do Departamento de Estudo e Doutrina da Federação Espírita do Estado do Mato Grosso, de 1982 a 1996. Atualmente, é coordenador de assuntos da família da FEEMT, e ministra cursos que abordam sua visão transpessoal, incentivando um relacionamento familiar saudável.

Em seu livro “Saúde Espiritual” (Ed. Bezerra de Menezes), deixa claro que desenvolver a saúde requer um movimento do indivíduo em direção a ela. Querer se livrar da doença não significa a mesma coisa que buscar a saúde.

A causa das doenças, tanto as mentais, quanto as físicas, estão no Espírito doente que ainda somos. Para o Dr. Alírio a doença é um problema de bloqueio nas energias que compõem o ser humano.

Esses bloqueios são causados por fatores espirituais, psíquicos e emocionais que são somatizados e terminam por desarmonizar a mente.

A gênese da doença está centrada no ser espiritual e é o resultado de um desequilíbrio. Desse desequilíbrio, que começa no Espírito, chegamos ao estágio final, que é a doença. Somos seres espirituais e temos, transitoriamente, um corpo físico.

A saúde é o resultado natural da busca da própria espiritualidade, do encontro com a nossa essência interior, o EU divino. Quando nos distanciamos dessa busca, geramos conflitos existenciais, adoecendo a mente e o corpo.

Deus, a essência da vida, fonte de vida e amor do universo, não pode ser negado. Ao negarmos sua existência, nos distanciamos da fonte geradora da vida, inibindo intensamente a energia vital. Ficamos carentes da energia da vida, numa aridez interna, num vazio existencial enorme.

A doença não está necessariamente localizada no corpo físico, esclarece o Dr. Alírio. Existem pessoas que ainda não adoeceram os seus corpos, muito embora vivam de uma forma extremamente materialista. A manifestação da doença ocorre por meio das emoções.

Os sociopatas são pessoas que se tornam um peso para a sociedade, destacam-se pela indiferença que sentem por outros seres humanos. Sua principal doença é o egoísmo. Essas pessoas existem em todas as posições sociais. Há milhões de pessoas nessa condição.

Somente com o cultivo da verdadeira espiritualidade, desenvolvemos a religiosidade e a saúde do espírito. O religar a Deus é primordial. Buscando nos identificar com o nosso EU Divino, estamos nos religando a Deus, absorvendo o seu fluxo de Amor e Vida.

De acordo com o Dr. Alírio, a visão atual da doença é ainda muito materialista e, em conseqüência disso, os meios empregados pela medicina e demais ciências da saúde têm como base esse paradigma.

O Combate à doença tem sido uma busca das ciências da saúde que, ainda hoje, entendem a sua causa localizada no corpo físico, inclusive no caso das doenças mentais. Como já foi dito, a causa primária das doenças não é física, mas sim, espiritual.

Sem dúvida, os métodos adotados pelo sistema convencional são benéficos, diminuindo os sintomas da doença, mas mostram-se paliativos, sem resultar na cura real.

É inegável, assegura o médico, que sempre existe uma causa material para as doenças. Atualmente, as ciências da saúde estão se voltando para os genes, procurando nos cromossomos as possíveis causas genéticas para as doenças.

As pesquisas realizadas têm demonstrado que muitas doenças são resultado de alterações nos genes, e isso é verdadeiro. Tanto é assim que, o Dr. Alírio acredita, que todas as doenças terão um dia suas causas comprovadas.

O problema quanto a essa questão não é o de investigar uma causa genética para as doenças. Faz parte da evolução da ciência encontrar maneiras de minimizar os problemas genéticos atuando nos próprios cromossomos, de modo a corrigir possíveis alterações.

O que se torna uma questão problema para a ciência materialista é que a causa da doença, na verdade, em uma visão profunda, é espiritual. A alteração genética é efeito, e não causa. Reside no psiquismo do Espírito, que imprime nos genes a tendência à doença, que ele traz inserido em si mesmo ao reencarnar.

As neurociências têm feito pesquisas para provar que as doenças psíquicas são causadas por alterações cerebrais, seja pela diminuição ou aumento de neurotransmissores, seja em alterações das células cerebrais, como por exemplo, na depressão – que seria causada por alterações no metabolismo de neurotransmissores, a noradrenalina e a serotonina.

Aqui novamente vemos o efeito ser tomado como a causa, assegura o médico. Sem dúvida alguma, nas doenças psíquicas, especialmente nos transtornos psicóticos, devem existir alterações das células cerebrais.

Ocorre também uma flutuação nos níveis de neurotransmissores secretados, resultando em seu aumento ou diminuição, dependendo do tipo da doença. E há uma relação direta das doenças mentais como essas alterações, como as neurociências têm demonstrado.

Mesmo essas comprovações, e outras que ainda serão feitas, são efeitos e não causas das doenças, que se encontram no psiquismo do Espírito doente.

Segundo o Dr. Alírio, é no psiquismo do Espírito doente que serão geradas as alterações genéticas, como no caso das cerebrais, durante a concepção e a embriogênese.

E por ser de causa eminentemente espiritual que a doença jamais será erradicada por meios materiais, mas por esforços espirituais, que deverão ser desenvolvidos para a cura e também para a prevenção das doenças.

Compreender o processo de saúde e doença é compreender que o ser humano traz corpos com diferentes níveis de energias, que estarão mais ou menos condensadas. Em uma visão energética, o ser humano é composto por três realidades: essencial, intermediária e a física.

A “Realidade essencial ou causal” – que é o nosso lado luz – exprime o que todos nós somos: essência divina. Tem propriedades especificas que compõem sua natureza, entre elas energia elétrica e magnética em estado essencial.

O ser essencial ou causal é pura energia eletromagnética, que constitui um corpo causal. Tem uma forma humana, mas é pura energia. Como nos explica o Dr. Alírio, é o Espírito em sua essência. Quando suas energias são bloqueadas pelos atos de desamor, geram as doenças.

A “Realidade intermediária” compõe o corpo fluídico do Espírito, ou Perispírito. Tem características semimateriais, etéreas, sendo ao mesmo tempo constituído de energia eletromagnética e de matéria em estado etéreo, pois é o intermediário entre o Espírito e o corpo.

Por isso tem características semelhantes aos dois: energética e material. É composto de várias camadas. Quanto mais próximo do Espírito, mais etéreo é o Perispírito, quanto mais próximo do corpo, mais se torna materializado.

Nas camadas próximas ao corpo e no próprio corpo reside energeticamente o EGO. O Perispírito é o instrumento, o meio que recebe as energias originadas no corpo causal, as quais, quando bloqueadas com maior ou menor intensidade, pelos atos de desamor do próprio indivíduo, gerarão alterações energéticas perispirituais.

Essas resultarão em doenças no corpo físico. O Perispírito traz em si os sete chacras principais, centros de força que são responsáveis pela distribuição e transformação dos influxos energéticos essenciais.

A “Realidade física” constitui o nosso corpo físico. É a forma mais “condensada”, na qual a matéria se encontra colapsada. Em síntese, o corpo físico é apenas uma expressão do ser essencial, tendo um corpo fluídico como intermediário.

Essa separação é apenas didática, pois não é possível delimitar onde termina o Espírito e começa o Perispírito, e também onde termina este último e começa o corpo.

Quanto a relação com as doenças, o Dr. Alírio nos diz que são o resultado do uso inadequado das energias geradas pelos equívocos causados por ignorância ou rebeldia do ser, em relação à vida e à sua finalidade.

Todas as vezes que agimos de forma a contrariar às Leis Divinas do Amor, seja por ignorância ou rebeldia, temos como conseqüência um bloqueio energético do ser essencial.

Sendo este que nos fornece a energia necessária para a manutenção da vida, ao ser bloqueado, ocorrerá como resultado um desequilíbrio energético do corpo fluídico que, por sua vez, produzirá no corpo físico a interferência sofrida, através da doença mental e física.

As doenças, vistas por essa abordagem profunda, têm um caráter positivo, pois demonstram ao indivíduo os equívocos que vem causando à sua própria vida.

São mecanismos de alerta para que a pessoa  perceba quais os fatores espirituais, psíquicos e emocionais que estão originando esse desequilíbrio energético. Um convite, ressalta o Dr. Alírio, para o individuo transmutar essas deficiências pelo exercício do amor.

Portanto, a doença desempenha um papel de estimuladora do processo evolutivo do ser humano. Sua função é disciplinadora e reguladora. Ao ficar doente, a pessoa sente vontade de recuperar a saúde e, como isso, é convidada pelos mecanismos criados por Deus a buscar seu equilíbrio.

Com métodos convencionais, tem-se apenas o alívio da doença. Querer se libertar da doença por processos exclusivamente materiais como remédios e cirurgias, entre outros, é impossível.

Esses métodos devem ser utilizados como coadjuvantes no tratamento das doenças. A doença e o seu tratamento acontecem em três níveis, segundo nos informa o Dr. Alírio: somático, fluídico e espiritual.

1. - Somático – doenças que se manifestam no corpo físico. Atingindo o nível físico, estamos no último estágio da doença. Como já foi dito, a causa é espiritual e energética. O corpo, por ser a forma mais condensada de energia, é o último a receber os impactos originados no Espírito.

2. - Fluídico – doenças energéticas que manifestam no corpo fluídico do espírito – o perispírito. Esse é o nível intermediário da doença. O corpo fluídico é uma rede de energias semi-condensadas, bastante delicadas, que se manifestam no corpo físico.

Possui todos os órgãos que terão seus correspondentes no corpo físico, além dos chacras, centros de força que só existem no corpo fluídico, e os plexos nervosos.

Como é no corpo fluídico, ou perispírito, que os órgãos são modelados, qualquer deficiência nele será manifestada no corpo físico.

Como exemplo, o Dr. Alírio cita uma pessoa que, em sua última existência, submeteu-se ao vício do alcoolismo e terminou desencarnando de uma cirrose hepática.

Esse ato de desamor por ela mesma, somado à intoxicação causada pelo álcool, desencadearam danos não apenas no fígado existente no corpo físico, mas também no seu correspondente no perispírito.

Após a morte do corpo físico, a doença continuará no corpo fluídico, pois a morte não transforma a vida de ninguém. Levamos no corpo fluídico perispiritual todas as lesões que geramos nele.

Numa próxima existência, com o dano causado a esse corpo, não será possível a formação de um fígado normal no novo corpo físico. Ele terá todo um estado de fragilidade que poderá ou não resultar em doenças hepáticas graves, dependendo do livre-arbítrio do indivíduo.

O Dr. Alírio diz que, diante de uma situação como essa, se a pessoa tomar alguma bebida alcoólica, mesmo em pequenas quantidades, terá uma disfunção hepática. Um convite à abstinência.

Caso seja rebelde, não atendendo às advertências dadas pela própria disfunção, bebendo continuamente, estará desenvolvendo mais uma vez doenças hepáticas. Essas poderão ser agravadas com um câncer. O convite pela dor prevaleceu mais uma vez, em detrimento ao convite para a valorização do amor.

Nesse nível, trata-se a doença de uma forma mais profunda, buscando alcançar as suas causas energéticas. Mesmo assim, estão trabalhando os efeitos energéticos no corpo fluídico, e não a sua causa profunda, que se encontra no Espírito.

Esta é a área de atuação da Medicina homeopática, da Medicina tradicional chinesa e da acupuntura, dos florais de Bach, dos passes magnéticos, das psicoterapias em geral, que trabalham as emoções e o comportamento humano, e outras práticas terapêuticas que vão atuar não só no corpo físico mas também nas energias do corpo fluídico e nas emoções que geram as suas alterações.

3. - Espiritual – nível mais profundo da doença, que é causada pelo distanciamento do Espírito, da própria espiritualidade e religiosidade. Como já foi dito, o distanciamento de Deus bloqueia as energias, o fluxo da energia da vida, criando no indivíduo um conflito existencial muito profundo.

Afirma o médico que, sem essas energias ou com a sua diminuição, bloqueamos mais ou menos intensamente as energias do corpo causal, interrompendo ou diminuindo a vitalização do corpo fluídico, o que repercute no corpo físico.

O resultado disso são as mais variadas doenças mentais e físicas, dependendo das matrizes que a pessoa traz em si mesma. Os tratamentos que acontecem neste nível estarão verdadeiramente tratando a doença. Eles buscam atingir as suas causas mais profundas. Somente neste nível podemos falar de cura real, espiritual e profunda.

Esta é a área de atuação da psicoterapia profunda, de caráter transpessoal, da preceterapia, da evangelhoterapia, da meditação, da terapia da fé, do perdão e outras práticas espirituais.

Esses tratamentos irão estimular o indivíduo a se curar. A cura no nível espiritual, de acordo com o Dr. Alírio, acontece apenas de dentro para fora, sendo resultado de uma transformação interior para melhor. Nesse processo, a criatura busca intensificar o seu encontro consigo mesma, em essência, e sua comunhão com o criador da vida.

Através de um movimento de autocura, no qual a pessoa está fazendo exercícios para sentir que faz parte da criação divina, ela vai se sentindo uma criatura divina, ligando a natureza a si mesma.

Ao realizar exercícios nesse sentido, imediatamente a pessoa sentirá o fluxo do Amor Divino em si. Ele vitaliza o ser plenamente.

A energia vitalizadora está o tempo todo disponível. Somos nós que nos desconectamos de nossa própria essência e, por isso, ela se desliga da fonte de amor – Deus, nosso pai.

Com esse fluxo, a pessoa estará desenvolvendo a saúde, e gradativamente irá transmutando a doença ao longo do tempo. Portanto, para obter saúde espiritual é preciso alcançar o equilíbrio e a harmonia.

O equilíbrio é alcançado desenvolvendo três movimentos interiores: auto-conhecimento, auto-domínio e auto-transformação.