Harmonia e Desarmonia da Mente e do Corpo


Obter e manter boa saúde é algo que vai além da simples ausência de doenças e passa pela manutenção da
harmonia, equilíbrio e alteração de conduta.
Joanna de Ângelis – Divaldo Franco

O Espírito de Joanna de Angelis, conhecida mentora espiritual do médium Divaldo Pereira Franco, tem trazido uma grande contribuição ao Espiritismo com sua obra mediúnica.

A experiência educativa e evangélica de altíssimo valor construída ao longo de diversas encarnações, em que foi colaboradora de Jesus, a credencia ao ensino, o que é realizado através de seus livros.

Para quem não sabe, em sua última encarnação Joanna de Ângelis, ocorrida em salvador, de 1760 a 1823, foi a mártir da independência do Brasil, conhecida como madre Joanna de Ângelis, que morreu na tentativa de impedir a invasão dos soldados portugueses ao Convento da Lapa, o qual fazia parte da ordem das religiosas Reformadas de Nossa Senhora da Conceição.



A morte da madre Joanna de Ângelis deu alento ao povo baiano que lutava pela independência. Com esse ato, tornou-se um símbolo da resistência contra o autoritarismo português (dados extraídos do livro Dicionário Mulheres do Brasil, da editora Zahar.)

Inicialmente, destacamos da obra “O despertar do espírito”, uma reflexão que norteia o seu ponto de vista: “O ser humano é, na sua essência, eminentemente transpessoal”.

“[...] Realidade extrafísica, habita o campo da energia, na condição de princípio inteligente do Universo, onde se origina pela vontade da Causa Primeira de todas as coisas, que transcende à capacidade atual de entendimento, conforme o grau de percepção que caracteriza a ciência contemporânea”.

“[...] Chispa divina em forma de psiquismo inicial, possui todas as potencialidades imagináveis que o tempo e as experiências fazem desabrochar através de sucessivas existências na forma orgânica desde a mais simples, nas quais exterioriza sensibilidade, sistema nervoso embrionário, para adquirir instintos, inteligência e razão, seguindo no rumo da auto-superação, quando a vitória sobre o Ego facultar-lhe atingir a aspiração angélica.

Segundo a mentora, o ser, a princípio, transita em inconsciências nas formas primárias, nas quais dormem os valores e potenciais próprios que, lentamente, irão despertar para a consciência de si.

Em seu demorado trânsito nas faixas iniciais do desenvolvimento, grava no inconsciente forças poderosas que o conduzem e impulsionam a agir sem lucidez, mantendo-o na sombra, que a luz da razão conseguirá libertar a duras penas.

De início, suas aspirações e paisagens mentais são povoadas de sonhos e impulsos que dão origem aos futuros mitos que terá de digerir e superar, tornando-se o “self” dominante, ao invés de ego dominador.

Portanto, desse psiquismo se estruturam os delicados e sutis instrumentos responsáveis pelos fenômenos psicológicos de vital importância para a sua auto-realização.

Partindo do ser psíquico, pontua a mentora espiritual, todas as forças que se transformam em aspirações condensam-se no campo das emoções. Nesse campo, estabelecem-se os padrões de conduta, os quais consubstanciam os fenômenos das formas. Aqui temos as necessidades básicas para a subsistência: nutrição, repouso e reprodução.

O ser, por centenas de milhares de anos, transita em automatismos inconscientes. Inesperadamente, nesse psiquismo que parecia disposto a permanecer com os mesmos impulsos, surgem as primeiras expressões de inteligência que o conscientizam dos novos recursos que se encontram à sua disposição para o autocrescimento.

É de fato compreensível, afirma Joanna de Ângelis, que o inconsciente continue predominando no ser até quando seja ultrapassado pela consciência, que terá sua culminância após a aquisição da autoconsciência.

Entretanto, esses instintos básicos permanecerão conduzindo o ser, impondo-se e gerando mecanismos de sobrevivência que a consciência lúcida – consciência desperta – irá encarregar-se de transformar por necessidades éticas, estéticas, de saúde, de bem-estar.

Dando continuidade ao tema, buscamos no livro “Dias Gloriosos” também psicografado por Divaldo Franco, maiores informações sobre a consciência do ser humano e a ligação existente com a harmonia do organismo.

Para Joanna de Ângelis, a consciência do ser humano espraia-se por todo o seu organismo através das variadas expressões de capacidade vibratória dos elementos que o constituem.

Operando em harmonia conjunta, cada célula é portadora de consciência individual. É em suas tecelagens delicadas que se imprimem as necessidades evolutivas do ser humano.

Trabalhadas pelos comandos automáticos do perispírito, elas resultam da condensação de ondas específicas que conduzem os conteúdos morais encarregados de produzirem os órgãos e os diversos mecanismos constitutivos do indivíduo.

Assim, a célula é, em si mesma, a materialização do molde energético elaborado pelo modelo organizador biológico.

Quando ocorre, durante o fenômeno da morte física, a disjunção molecular de cada uma, assevera a mentora, não se dá a desintegração ou o aniquilamento daquele que a constituía. Permanecerá como parte integrante do conjunto ordenador.

Sendo assim, cada célula possui registros especiais que se encarregam de sincronizar-se num conjunto harmônico total. Esse tipo de registro pode ser considerado como uma forma de consciência embrionária que conduz e preserva informações sobre as ocorrências de que participa.

Dessa forma, o perispírito é também constituído pelo conjunto dessas consciências celulares que formam a consciência global, encarregadas de transmitir ao Espírito as memórias, as conquistas e realizações de cada experiência ocorrida na encarnação. Todas elas, em conjunto, estarão sempre sendo alteradas, conforme as transformações naturais da etapa vivenciada.

De acordo com Joanna de Ângelis, os pensamentos originam-se no ser espiritual. Á medida que se transferem para as áreas da sensação, da emoção e da ação, imprimem os seus conteúdos nas células de energia, que os executam na forma física, estabelecendo os resultados conforme a qualidade da onda mental.

Em razão do teor vibratório de cada emissão pensante, a carga estimula a consciência celular que se sente mais fortalecida, gerando saúde, ou se desarmoniza, produzindo doença.

Mesmo quando ocorre a desestruturação, a célula física, no processo de desorganização, liberta a célula de natureza energética que influenciará os futuros mecanismos de equilíbrio ou de desajustes do ser humano.

Na opinião da mentora, as doenças mais graves são aquelas que se originam na alma e que vão se espalhando pelo organismo físico, transformando-se em processos degenerativos, infecciosos, produzindo dores ou se exteriorizando como conflitos que se convertem em transtornos psíquicos, cuja gravidade se encontra na causa produtora.

Para entendermos melhor como isso se passa, a mentora nos apresenta a interação “Mente-Corpo”.

“A Mente é o dínamo gerador de energia de difícil catalogação, que se expressa, automaticamente, conforme o conteúdo emocional de que se reveste. Exteriorização do Espírito, é interpretada pelo cérebro que a transforma em idéia, tornando-a veículo de comunicação e de expressão variada. Força irradiante, o seu teor vibratório resulta dos sentimentos daquele que a emite.”

Essa energia mantém sintonia com outras equivalentes, mesmo quando não é conduzida conscientemente, gerando efeitos que correspondem à sua constituição. É veículo de múltiplas manifestações anímicas, em razão de proceder do Espírito que a emite, como uma antena que não pára de vibrar.

Responde pelas diversas ocorrências da telepatia, da telecinesia ou movimentação espontânea de objetos, da combustão natural – um agente poderoso e ignorado que se encontra à disposição da criatura humana, o qual não tem sido orientado corretamente.

A mente age diretamente sobre todos os corpos, em razão da sutileza das ondas que exterioriza, e de igual modo age no intercâmbio psíquico, atuando nas faixas semelhantes, operando efeitos de teor vibratório correspondente.

Joanna de Ângelis afirma que o Universo é resultado da Mente Divina que não cessa de agir positivamente. Tudo o que cerca o ser humano, de certo modo resulta da sua atividade mental.

Como co-criador, também opera suas edificações, pela incessante emissão de força psíquica. Além disso, essa energia é responsável por inúmeros estados de bem e mal-estar, de saúde e de doença.

O “Ser Humano é um Universo”, compara a mentora. Os elementos que o constituem são de igual importância para a harmonia do conjunto. Portanto, não é possível se dissociar a mente do corpo e vice-versa. Isso equivale dizer que não se separa o Espírito da Matéria.

O psiquismo interfere no mundo orgânico e essa interferência é fundamental para se viver em equilíbrio. A interação mente-corpo é resultado da constituição humana não ser somente material, mas essencialmente psicofísica. Ela é trabalhada pelo Espírito, o agente da vida inteligente, e organizada na criatura.

O ser humano é, por excelência, aquilo que pensa, que cultiva no campo mental e que termina tornando-se realidade.

O pensamento desempenha uma função importante no conjunto existencial do ser humano, percorrendo todas as células, particularmente as do sistema nervoso simpático, que mantêm perfeito intercâmbio com as do sistema imunológico.

Dessa forma, pondera Joanna de Ângelis, as descargas mentais transitam dos peptídeos por ambos os sistemas, proporcionando-lhes efeitos decorrentes da qualidade de onda, de que são portadoras.

Utilizando-se dos neurônios cerebrais e das suas conexões eletroquímicas, o Espírito está sempre enviando mensagens de variado teor a todos os setores do envoltório físico pelo qual se manifesta.

Quando essas emissões são constituídas de idéias otimistas, pacificadoras, alegres, surgem as respostas saudáveis no corpo. No entanto, quando são carregadas de energia deletéria, depressiva, inconformista, perturbadora, os efeitos apresentam-se danosos, agredindo as defesas imunológicas, desarticulando os mecanismos de equilíbrio que respondem pela saúde.

Joanna de Ângelis assegura que os sentimentos de esperança, de fé, de amor, de alegria, de paz e as idéias edificantes proporcionam altas descargas de energias salutares que são conduzidas pelas moléculas dos peptídeos, em forma de endorfinas, interferon, interleucinas e outras substâncias equivalentes, que restabelecem a equilibrada mitose celular, recuperando-as das desarticulações, estimulando os leucócitos e gerando circuitos de vibrações bem estruturadas.

O amor, por exemplo, é de natureza fisiológica, embora se expresse como sentimento do ser profundo. Já pode ser detectado, do ponto de vista quântico, na condição de fótons, enquanto o medo e a ira podem se apresentar como elétrons.

A saúde, como se pode compreender, vai além da ausência de doenças. A função da vida física não é sofrer, mas permitir à criatura as possibilidades de ampliação dos seus recursos internos, para trabalhar na superação dos seus desafios.

Ninguém no mundo vive sem desafios, esclarece Joanna, particularmente na área da saúde, dos relacionamentos interpessoais, das aspirações, dos processos de crescimento íntimo. São eles que promovem e desenvolvem os potenciais do ser, aprimorando-os na conquista de novos patamares evolutivos.

O homem saudável não é aquele que se encontra estático, aparentemente triunfador sobre as situações enfrentadas, mas sim aquele que permanece disposto a avançar, sempre buscando o futuro, tornando a existência o mais agradável e enriquecedor possível.

Essa atitude inteligente, que todos devem assumir, é própria daqueles que se conscientizaram da transitoriedade do corpo e da perenidade do Espírito. O auto-esclarecimento e a predisposição à força da mente sobre o corpo, tornam a existência do ser humano bem delineada. Ele aprende a enfrentar todos os problemas que ocorrem com naturalidade e disposição ética de vencer.

Na atualidade, as conquistas da Psicologia vêm demonstrando que os fatores psicossociais são de grande significado para a conduta das pessoas. Também segundo a Psicologia, a hereditariedade tem uma contribuição de menor importância que a educação, o inter-relacionamento, as pressões econômicas e as expressões afetivas, que programam o indivíduo para a felicidade ou para a infelicidade.

Como consequência das condutas descritas, temos os reflexos produzidos na área da saúde, permitindo o surgimento de enfermidades ou preservando o conjunto em boa atividade.

A lucidez mental conduz o ser ao avanço e irradia mensagens que o fortalecem, auxiliando-o a manter o padrão de equilíbrio que deve caracterizar a real saúde. Aquela que permanece mesmo quando, momentaneamente, instalam-se doenças.

A encarnação do Espírito tem a finalidade, de acordo com a mentora Joanna de Ângelis, de desenvolver todos os valores que se encontram em germe, vinculado às fontes superiores de onde procede. Aquelas que o inspiram e animam em todas as situações que deve enfrentar.

O crescimento sempre acontecerá pelos processos de harmonia, equilíbrio e alteração de conduta, que desenvolverá novas capacidades de enfrentamento das circunstâncias e processos inerentes à evolução.

A preservação da mente em harmonia com o cosmo
é a meta a ser conquistada para se estabelecer o programa
de evolução possível que aguarda a criatura humana.

Joanna de Ângelis – Divaldo Franco