Dimas e a reencarnação

A maior prova de que a alma continua vivendo após a morte foi dada por Jesus, ao aparecer para Maria Madalena, três dias após a sua morte.

Essa aparição à ex-pecadora se deu exatamente diante do seu túmulo vazio, ocasião em que Ele pediu que ela não o tocasse, pois ainda não havia subido às regiões celestiais, ou melhor, ao Paraíso.

Segundo a Bíblia, o Cristo em Espírito permaneceu entre nós durante quarenta dias, período no qual, além de aparecer a Madalena, mostrou-se também a Maria, mãe de Thiago, e Maria Salomé, quando se dirigiam ao sepulcro.

Jesus, depois de morto, foi ainda reconhecido por dois de seus apóstolos, na Estrada de Emaús; pelos onze apóstolos, por duas vezes no cenáculo, oportunidade em que Tomé tocou seu espírito materializado; e também pelos mesmos, perto do Lago de Tiberíades.

Foi visto ainda por cerca de quinhentos dos seus seguidores na Montanha da Galiléia, ao fazer para eles suas últimas recomendações. Depois de falar para essa pequena multidão, o Cristo seguiu com os apóstolos para o Monte das Oliveiras.

Lá, ao término de suas últimas instruções, levantou as mãos e, enquanto os abençoava, fez a sua ascensão para a vida espiritual após quarenta dias de sua desencarnação.

Diante disso, como podemos conciliar a promessa do Mestre a Dimas, o chamado “bom ladrão”, no alto da cruz: “Em verdade te digo que hoje mesmo estarás comigo no Paraíso”, se Jesus só foi para lá quarenta dias depois de sua morte?

De fato, Jesus não mentiu a Dimas, pois ele, ao arrepender-se de todo o mal que havia feito, rendeu-se inteiramente ao Cristo, significando, portanto, “hoje”, o instante daquele mesmo dia em que o “bom ladrão” encontrou a paz de espírito. Podemos concluir, com isso, que o Paraíso é um estado de consciência e não um local determinado no espaço.

Porém, ao garantir a Dimas a entrada imediata na Vida Superior, Jesus queria lhe dizer que isso aconteceria com o propósito de reeducá-lo, para, mais tarde, reencarnar inúmeras vezes até atingir a perfeição espiritual, a mesma já alcançada pelo Mestre. Essa perfeição, todos nós, filhos de Deus, alcançaremos também um dia diante da eternidade!

Gerson Simões Monteiro

Gerson Simões Monteiro é presidente da Fundação Cristã Espírita Paulo de Tarso, do Rio de Janeiro, RJ, e diretor da Rádio Rio de Janeiro.