A Ciência Espírita

O estudo da Doutrina Espírita pode nos informar qual a relação exata entre nosso corpo físico e o perispírito, e como nossos desejos influenciam nossa saúde.

Na obra “A Ciência da Alma” de Mesmer a Kardec (FEED), o Dr. Núbor Facure (médico formado pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, Uberaba) é apresentado um panorama completo das descobertas empreendidas por pensadores e cientistas que antecederam a Kardec, várias informações sobre o Espiritismo e as recentes descobertas da ciência, incluindo a Física Quântica.

Segundo o médico, a teoria que propunha uma “substância única” na formação de todo o universo, apresentada no final da Idade Média, trouxe uma trágica conseqüência à vida de Giordano Bruno.

Esta teoria foi aceita e reforçada por Allan Kardec em sua codificação espírita, e amplamente desvendada pelos Espíritos. Eles comunicaram a existência de vários estados da matéria ainda não conhecidos pelo homem.

A informação parece estar de acordo com a física de hoje, ressalta o Dr. Núbor, quando ensaia seus primeiros contatos com a “antimatéria” e com “outras dimensões”, que alguns estão chamando de universos paralelos.

O universo, de acordo com os ensinamentos dos Espíritos, é todo ele derivado de uma substância primitiva, etérea pelos nossos padrões de medida, que chamaram de “fluido cósmico universal”.

Eles também disseram que “[...] essa matéria existe em estado tão etéreo e sutil, que nenhuma impressão nos causa aos sentidos e que os corpos considerados simples como, por exemplo, o “oxigênio ou o hidrogênio”, não são mais que transformações do elemento primitivo que compõe toda a matéria.”

O fluido primitivo é imponderável e imperceptível aos nossos sentidos, mas nem por isso deixa de ser o princípio elementar da nossa matéria mais densa.

Afirma o médico que, entre nós, qualquer substância material tem a ponderabilidade como atributo essencial. A natureza do fluido cósmico ainda é desconhecida. Nem os Espíritos deram informações a esse respeito.

Quanto à expressão “fluido” usada por Kardec, tem o sentido que se dava na época, de tudo que escoa e provoca movimento. Ela foi empregada em “fluído elétrico” para a eletricidade, “fluído magnético” para o efeito de ímãs e “fluído vital” para o estímulo que percorria os nervos para movimentar os músculos e dar vida ao organismo.

Também segundo os Espíritos, o fluido universal “[...] desempenha o papel de intermediário entre o Espírito e a matéria, propriamente dita, por demais grosseira, pra que o Espírito possa exercer ação sobre ela.

Embora sob certo ponto de vista, seja lícito classificá-lo com o elemento material, ele se distingue deste por propriedades especiais. É um fluido susceptível, pelas suas inúmeras combinações com a matéria, sob a ação do Espírito, de produzir a infinita variedade das coisas de que apenas conheceis uma parte mínima.

Este fluido universal ou primitivo, ou elementar, sendo agente de que o Espírito se utiliza, é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e que nunca adquiriria as qualidades que a gravidade lhe dá.

Dr. Núbor nos diz que, com os conceitos da física de hoje, Einstein comprovou que “massa e energia” são expressões de fenômenos que se equivalem. Por outro lado, pela física quântica é dito que a matéria se expressa por “ondas ou partículas densas”, conforme o experimento que se utiliza para registrá-la.

As partículas da matéria existem, simultaneamente, em estados paralelos alternativos como onda ou como partícula densa. É a influência gravitacional dos instrumentos de observação que fazem com que a partícula se colapse em um único estado coerente, como partícula ou onda.

Na verdade , a matéria física, em nível subatômico, só existe como “nuvens” de probabilidade, e só podem ser “concebidas” pelo observador em um único dos seus estados ou, como fenômeno ondulatório.

O médico considera indispensável a participação da consciência do experimentador para observar e colapsar a onda, ou coagular a partícula para que a substância material possa ser detectada.

Um outro ponto importante exposto por ele destaca as novas revelações da física sobre o universo visível, que é apenas uma parte detectável por nossos instrumentos. Há muito mais em volume de massa, substância material, preenchendo os vazios interestelares.

Sugere-nos o seguinte: “[...] é oportuno reler os místicos do passado que se referiam ao Universo com um “grande pensamento” de Deus e que, cada partícula contém toda a história do Universo.

A física de agora, se aproxima da confirmação destas revelações transcendentais, trilhando os caminhos que nos separam do material para o espiritual. Como podemos perceber, o Espiritismo e a ciência atual se aproximam e se complementam.

Quanto a Kardec e sua obra, o Dr. Núbor nos fala também sobre o princípio vital. De acordo com os Espíritos “[...] é o agente que sustenta a vida material, orgânica, qualquer que seja a fonte de onde promane (proceda), princípio este comum a todos os seres vivos, desde a planta até o homem”.

“O princípio vital é uma propriedade da matéria, um efeito que se produz, achando-se a matéria em dadas circunstâncias. Ele reside em um fluido especial, universalmente espalhado e do qual cada ser absorve e assimila uma parcela durante a vida[...]”.

Além dessas informações, os Espíritos comunicam a Kardec que a vida física é presidida pela vida espiritual. Que o homem é um ser dotado de corpo físico, perispírito e alma. A alma é imortal e progride, indefinidamente, evoluindo através de reencarnações sucessivas.

Com relação ao “perispírito”, o Dr. Núbor nos diz que é o corpo “semi-material”, formado às custas do fluido cósmico universal. Por suas particularidades, permite ao Espírito produzir seus efeitos na matéria.

Na verdade, os Espíritos são a individualização do princípio inteligente e, para atuarem na matéria, têm de se revestir de uma substância particular, de aparência vaporosa, que é o perispírito, ou corpo espiritual.

O perispírito dá ao Espírito uma organização corpórea moldada conforme as impressões mentais expressas pela entidade espiritual que o possuí. “A comunicação dos Espíritos encarnados se estabelece pelo contato dos fluidos que compõem o perispírito e que servem de transmissão ao pensamento”.

Todo pensamento que emitimos ressoa pelo fluido universal fazendo sintonia com aqueles que pensam como nós. São os fluidos que nos mantêm de certa forma sintonizados nas faixas evolutivas que nos situamos, acrescenta o Dr. Núbor.

O fluido universal é o meio que permite a cada Espírito transitar por uma determinada “faixa vibratória” que está de acordo com sua evolução espiritual.

O pensamento expresso em uma determinada linguagem serve-se de símbolos que carregam um determinado significado. Nossos desejos são expressos por pensamentos que representam uma idéia ou um objeto.

Esses desejos, emitidos com uma certa dose de determinação, criam um campo de força que atrai até nós os elementos do fluido universal, que impregnam as imagens que nossas idéias criam, construindo as formas mentais correspondentes ao que imaginamos com os nossos desejos.

Portanto, explica o médico, cada um de nós convive com a materialização dos seus próprios pensamentos. Os fluidos exercem ação nítida sobre todos os seres vivos, podendo ajudar ou prejudicar.

Algumas vezes “[...] dependendo da circunstância, sua ação é lenta, mas outras vezes é muito rápida”. Há pessoas nas quais esse fluido é mais abundante, podendo doá-lo mais facilmente, produzindo curas pelos seus efeitos.

Uma outra abordagem a respeito do Espiritismo que se mantém atualizada é a exposta pelo filósofo Léon Denis. Nela, ele nos fala sobre Deus, a alma imortal e o encadeamento das causas e dos efeitos, entre outros assuntos.

Em “O Porquê da Vida” (FEB ED.) Léon Denis nos coloca diante de uma verdade incontestável: “Não há efeito sem causa; o nada não pode produzir coisa alguma”. Essa é uma verdade que pode ser comprovada em cada um de nós.

A existência de forças de potências no ser humano não podem ser consideradas materiais. Sua origem vai além da matéria e podemos designá-la alma ou espírito.

A alma imortal é a essência espiritual que encerra, no estado de germe, todas as faculdades, todas as potências. Desenvolvê-las por meio de trabalhos é sua destinação.

Ao encarnar em mundos materiais, vai elevando-se no decorrer das vidas sucessivas. De degrau em degrau, vai das formas inferiores e rudimentares até a perfeição na plenitude da existência.

De acordo com Léon Denis, a fonte e o princípio de toda a vida é Deus. Para que se possa explicar a existência de um princípio inteligente e racional em nós, temos de buscar a origem, a fonte.

Deus é o centro para o qual convergem e onde vão terminar todas as potências do universo – é o foco do qual emana toda  a idéia de justiça, de solidariedade, de amor. O alvo comum para o qual todos os seres se encaminham, conscientemente.

Também é “Ele” o ser Universal, sem limites no tempo e no espaço. Portanto, é infinito e eterno. Léon Denis diz que Deus não se adapta à cadeira de suas criaturas. São das nossas relações com ele que decorre a harmonia universal.

A existência de um plano geral, um alvo comum para o qual tendem todas as potências do universo, prova a existência de uma causa, de uma inteligência suprema.

Todas as forças individuais se unem, ligam e harmonizam por Deus. Se não fossem regidas por uma Lei, por uma Vontade Superior, só teriam produzido confusão e caos. A Lei Superior do Universo é o progresso incessante, a ascensão dos seres até Deus.

Pontua o filósofo”[...] É conformando seus atos com as leis superiores que o homem trabalhará eficazmente pelo seu próprio melhoramento e pelo da sociedade. O que precisamos é discernir essas Leis, determinar os deveres que lhes são inerentes, prever as conseqüências das nossas ações”.

Para discernir o porquê da vida, para perceber a Lei suprema que rege as almas e os mundos, é necessário saber libertar-se das influências grosseiras. Elevando o pensamento acima dos horizontes da vida, fazendo abstração do tempo e do espaço, buscando a verdade. O homem precisa aprender a conhecer-se para caminhar com segurança. Só assim saberá para onde vai.

De acordo com Leon Denis, a alma humana pode percorrer um caminho semelhante ao de um soldado perdido, que só vê confusão ao seu redor, ou como um general; conhecedor experiente de muitas batalhas, que calcula e prevê os resultados. Aquilo que muitas vezes parece inexplicável, injusto para a alma humana, vai se esclarecendo e harmonizando.

Ao Espírito que busca o esclarecimento e a harmonia, aparece a ordem majestosa que regula o curso da existência e a marcha do universo.

Revista Espiritismo & Ciência – Especial