Jesus e o Terceiro Milênio


Como o Espiritismo vê Jesus?
Astolfo O. de Oliveira Filho

1. Na Terra, Jesus é considerado Deus pela Igreja, profeta para as religiões orientais e um simples mortal, para outros.

1.1. As religiões orientais de um modo geral admitem que Jesus foi um grande profeta. Os judeus julgavam, à sua época, fosse ele a ressurreição de João Batista, Elias, Jeremias, ou algum dos profetas (Mateus, 16:13).

1.2. Ramatis, através do médium Hercílio Maes, classifica-o, numa de suas obras, como o médium do Cristo, fazendo distinção entre uma e outra pessoa.



1.3. Waldo Vieira não o inclui entre os vultos mais eminentes da humanidade. Para o antigo companheiro de Chico Xavier, que hoje não mais pertence às lides espíritas, Jesus está na vanguarda dos pré-serenões biografados pelas enciclopédias, mas abaixo dos serenões anônimos, que já evoluíram mais.

Diz ele: "Jesus de Nazaré, ainda imaturo aos 33 anos de idade, não raro perdia a  serenidade e surgia agitado igual ao portador de distonia neurovegetativa, condição comum aos médiuns atuais em geral em fase de educação mediúnica" ("O Imortal", págs. 8 e 9, edição de março/88).

1.4. A Igreja católica, apostólica, romana, a partir do Concílio de Nicéia, em 325, considera Jesus um dos integrantes da Santíssima Trindade, conferindo-lhe portanto o status de um Deus. A sentença do Concílio de Nicéia diz o seguinte:

A Igreja de Deus, católica e apostólica, anatematiza os que dizem que houve um tempo em que o Filho não existia, ou que não existia antes de haver sido gerado”.

1.5. Colhida numa lenda hindu, a idéia da Trindade foi inserida na teologia católica a partir do século IV. Diz-nos Léon Denis (Cristianismo e Espiritismo, pág. 73) que essa concepção trinitária, tão obscura, tão incompreensível, oferecia grande vantagem às pretensões da Igreja.
Permitia-lhe fazer de Jesus Cristo um Deus, conferindo ao poderoso Espírito, a que ela chama seu fundador, um prestígio, uma autoridade, cujo esplendor sobre ela recaía e assegurava o seu poder. Eis o segredo da sua adoção pelo Concílio de Nicéia.

1.6. As discussões e perturbações que suscitou essa questão agitaram os espíritos durante três séculos e só vieram a cessar com a proscrição dos bispos arianos, ordenada pelo imperador Constantino e o banimento do papa Líbero, que recusava sancionar a decisão do Concílio.

A divindade de Jesus fora anteriormente rejeitada por três concílios, o mais importante dos quais foi realizado em Antioquia, no ano de 269.

1.7. No entanto, a declaração de Nicéia está em contradição formal com as opiniões dos apóstolos e com as próprias palavras de Jesus. Enquanto todos acreditavam no Filho criado pelo Pai, os bispos proclamavam o Filho igual ao Pai, "eterno como ele, gerado e não criado", ao contrário do que o próprio Jesus dizia de si mesmo:

"Se me amásseis, certamente havíeis de folgar que eu vá para o Pai, porque o Pai é maior do que eu" (João, 14:28);

"A mim, a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, por que dizeis vós "Tu blasfemas", por eu ter dito que sou Filho de Deus?" (João, 10:36);

"Por esse motivo, os Judeus perseguiam a Jesus e queriam matá-lo, isto é, porque fizera tais coisas em dia de sábado. Mas Jesus lhes disse: Meu Pai trabalha até ao presente e eu também trabalho" (João, 5:16);

"Por que me chamais bom? Ninguém é bom, senão Deus, unicamente" (Lucas, 18:19);

"Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou" (João, 5:30);

"Se Deus fosse vosso Pai, vós me amaríeis, porque foi de Deus que saí e foi de sua parte que vim; pois não vim de mim mesmo, foi Ele que me enviou" (João, 8:42);

"Aquele que vos ouve a mim me ouve; aquele que vos despreza a mim me despreza; e aquele que me despreza, despreza aquele que me enviou" (Lucas, 10:16);

"Procurais tirar-me a vida, a mim que sou um homem, que vos tenho dito a verdade que de Deus ouvi" (João, 8:40);

"Aquele que me confessar e me reconhecer diante dos homens, eu também o reconhecerei e confessarei diante de meu Pai que está nos céus; aquele que me renunciar diante dos homens, também eu mesmo o renunciarei diante de meu Pai que está nos céus" (Mateus, 10:32 e 33);

"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. Pelo que respeita ao dia e à hora, ninguém o sabe, nem os anjos que estão no céu, nem mesmo o Filho, mas somente o Pai" (Marcos, 13:31);

"Jesus então lhes disse: Ainda estou convosco por um pouco de tempo e vou em seguida para aquele que me enviou" (João, 7:33);

"Havendo Jesus dito estas coisas, elevou os olhos ao céu e disse: Meu Pai, a hora é vinda; glorifica a teu Filho, a fim de que teu Filho te glorifique" (João, 17:1);

"Então, soltando grande brado, Jesus disse: Meu Pai, às tuas mãos entrego o meu espírito. E, tendo pronunciado essas palavras, expirou" (Lucas, 23:46);

"(Após a ressurreição) Ele diz a Madalena: Vai a meus irmãos e dize-lhes que eu vou para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus" (João, 20:17).

1.8. E a declaração de Nicéia contraria igualmente o que os apóstolos e os evangelistas dele diziam:

"Ao mesmo tempo, apareceu uma nuvem que os cobriu e dessa nuvem saiu uma voz que fez se ouvissem estas palavras: Este é meu filho bem-amado; escutai-o".
(Transfiguração no monte Tabor. Marcos, 9:7);

"Respondendo-lhe, Simão Pedro disse: Tu és o Cristo, filho de Deus vivo. Jesus então lhe disse: Bem-aventurado és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue quem to revelou, mas sim, meu Pai, que está nos céus".
(Mateus, 16: 13 a 17);

"Varões israelitas (falou Pedro), ouvi minhas palavras. Jesus Nazareno foi um varão, aprovado por Deus entre vós, com virtudes e prodígios e sinais que Deus obrou por ele no meio de vós" (Atos, 2:22);

"Jesus de Nazaré foi um profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo" (Lucas, 24:19);

"Só há um Deus (diz S. Paulo) e um só mediador entre Deus e os homens, que é Jesus Cristo, homem".
(I Epístola a Timóteo, 2:5)

1.9. Vê-se assim que jamais o Cristo ou os apóstolos lhe atribuíram a condição de divindade. Ele seria, portanto, um homem? Para os rustenistas, seguidores da obra de J. B. Roustaing, que publicou em 1866 o livro "Os Quatro Evangelhos", Jesus não é Deus nem homem.

Ensina a doutrina contida no livro publicado por Roustaing que o Nazareno não possuiu um corpo como o nosso, pois que tinha tão-somente um corpo fluídico.

Teria sido, portanto, um agênere, um Espírito materializado, o que ajudaria a explicar uma série de fenômenos e o seu desaparecimento da face da Terra dos 12 aos 30 anos.

1.10. Mas tal doutrina transformaria num engodo, numa simulação seu nascimento, a gravidez de Maria, seus sofrimentos diante do Calvário, como Kardec ressalta em "A Gênese", cap. 15, item 66:

"Se tudo nele fosse aparente, todos os atos de sua vida, a reiterada predição de sua morte, a cena dolorosa do jardim das Oliveiras, sua prece a Deus para que lhe afastasse dos lábios o cálice das amarguras, sua paixão, sua agonia, tudo, até ao último brado, no momento de entregar o Espírito, não teria passado de vão simulacro." 

1.11. E o Codificador do Espiritismo, repelindo enfaticamente a idéia de que Jesus foi um agênere, conclui: "Tais as conseqüências lógicas desse sistema, conseqüências inadmissíveis, porque o rebaixariam moralmente, em vez de o elevarem.

Jesus, pois, teve como todo homem um corpo carnal e um corpo fluídico, o que é atestado pelos fenômenos materiais e pelos fenômenos psíquicos que lhe assinalaram a existência".
(A Gênese, cap. 15, item 66).

2. Jesus é, para o Espiritismo, o sol que ilumina e reorienta o pensamento humano.

2.1. Para Herculano Pires, a Bíblia é a codificação da primeira revelação cristã, o Espiritismo, a codificação da terceira revelação, e o Evangelho representa a segunda, "a que brilha no centro da tríade dessas revelações", tendo na figura do Cristo o sol que ilumina as duas outras, uma como que "intervenção direta do Alto para a reorientação do pensamento terreno". (Introdução ao Livro dos Espíritos, págs. 11 e 12).

2.2. Léon Denis diz que Jesus "ascendeu à eminência final da evolução" e o conceitua como "governador espiritual deste planeta" (Cristianismo e Espiritismo, pág. 79), bem antes de Emmanuel descrever-lhe o papel como co-criador e orientador do planeta em que vivemos (A Caminho da Luz, cap. 1, de Francisco Cândido Xavier, publicado pela FEB em 1939).

2.3. Ensina Emmanuel (A Caminho da Luz, cap. 1): Rezam as tradições do mundo espiritual que na direção de todos os fenômenos, do nosso sistema, existe uma Comunidade de Espíritos Puros e Eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as rédeas diretoras da vida de todas as coletividades planetárias.
Essa Comunidade de seres angélicos e perfeitos, da qual é Jesus um dos membros divinos, ao que nos foi dado saber, apenas já se reuniu, nas proximidades da Terra, para a solução de problemas decisivos da organização e da direção do nosso planeta, por duas vezes no curso dos milênios conhecidos.

A primeira verificou-se quando o orbe terrestre se desprendia da nebulosa solar, a fim de que se lançassem, no Tempo e no Espaço, as balizas do nosso sistema cosmogônico e os pródromos da vida na matéria em ignição, do planeta, e a segunda, quando se decidiu a vinda do Senhor à face da Terra, trazendo à família humana a lição imortal do seu Evangelho de amor e redenção”.

2.4. Allan Kardec, comentando a resposta dada à pergunta 625 d' O Livro dos Espíritos ("Qual o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem, para lhe servir de guia e de modelo? Resposta: Vede Jesus"), escreveu:

"Jesus é para o homem o tipo da perfeição moral a que pode aspirar a humanidade na Terra. Deu nô-lo oferece como o mais perfeito modelo, e a doutrina que ele ensinou é a mais pura expressão de sua lei, porque ele estava animado do espírito divino e foi o ser mais puro que já apareceu sobre a Terra".

2.5.  Em  "O Evangelho segundo o Espiritismo" (capítulo 1, item 4), Kardec esclarece que o papel de Jesus: "não foi simplesmente o de um legislador moralista sem outra autoridade além da palavra". "Ele veio cumprir as profecias que haviam anunciado a sua vinda, e a sua autoridade provinha da natureza excepcional do seu Espírito e da sua missão divina".

2.6. O mesmo ensino se lê em "Obras Póstumas", págs. 136 e seguintes:  "Jesus era um messias divino pelo duplo motivo de que de Deus é que tinha a sua missão e de que suas perfeições o punham em relação direta com Deus".

"Para que Jesus fosse igual a Deus, fora preciso que ele existisse, como Deus, de toda a eternidade, isto é, que fosse incriado" (...). "Digamos que Jesus é filho de Deus, como todas as criaturas, que ele chama a Deus Pai, como nós aprendemos a tratá-lo de nosso Pai. É o filho bem-amado de Deus, porque, tendo alcançado a perfeição, que aproxima de Deus a criatura, possui toda a confiança e toda a afeição de Deus".

2.7. Examinando a declaração proferida pelo Concílio de Nicéia, diz ainda Kardec: "Se pode parecer que a qualificação de Filho de Deus apóia a doutrina da divindade, o mesmo já não se dá com a de Filho do homem, que também Jesus deu a si mesmo, em sua missão".

Essa expressão remonta a Ezequiel e significa: o que nasceu do homem, por oposição ao que está fora da Humanidade. "Jesus dá a si mesmo essa qualificação com persistência notável, pois só em circunstâncias muito raras ele se diz Filho de Deus".

 "A insistência com que ele se designa por Filho do homem parece um protesto antecipado contra a qualidade que, segundo previa, lhe seria dada mais tarde."
("Obras Póstumas", trecho citado.)

2.8. Em "A Gênese" (cap. 15:2), o Codificador ensina que, como homem, "Jesus tinha a organização dos seres carnais; porém, como Espírito puro, desprendido da matéria, havia de viver mais da vida espiritual do que da vida corporal, de cujas fraquezas não era passível".

No mesmo passo, o Codificador esclarece que, pelos imensos resultados que produziu, "a sua encarnação neste mundo forçosamente há de ter sido uma dessas missões que a Divindade somente a seus mensageiros diretos confia, para cumprimento de seus desígnios".

A moral evangélica será suficiente para
transformar o mundo?

3. Como a moral evangélica é vista pelo Codificador do Espiritismo.

3.1. A moral evangélica recebeu com a Doutrina Espírita não apenas a sanção, a confirmação, mas a certeza de sua expansão em todo o mundo, para concretização da profecia proferida por Jesus no conhecido sermão profético:

"Levantar-se-ão muitos falsos profetas que seduzirão a muitas pessoas; e porque abundará a iniqüidade, a caridade de muitos esfriará; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. E este Evangelho do reino será pregado em toda a Terra, para servir de testemunho a todas as nações. É então que o fim chegará". (Mateus, 24:11 a 14).

3.2. Com efeito, Kardec escreveu na primeira de suas obras: "A moral dos Espíritos superiores se resume, como a do Cristo, nesta máxima evangélica: Fazer aos outros o que quereríamos que os outros nos fizessem, ou seja, fazer o bem e não fazer o mal" ("O Livro dos Espíritos", Introdução, item VI).

Mais tarde, ele explicaria o porquê dessa assertiva: "A moral que os Espíritos ensinam é a do Cristo, pela razão de que não há outra melhor" ("A Gênese", cap. 1, item 56).

3.3. Logo em seguida, no mesmo trecho, o Codificador esclarece: "O que o ensino dos Espíritos acrescenta à moral do Cristo é o conhecimento dos princípios que regem as relações entre os mortos e o vivos, princípios que completam as noções vagas que se tinham da alma, de seu passado e seu futuro, dando por sanção à doutrina cristã as próprias leis da natureza".

3.4. Na verdade, o que ele entrevê, com relação ao vínculo entre o Espiritismo e a doutrina evangélica, é exatamente a confirmação do que Jesus houvera predito, na curiosa promessa sobre o Consolador:

 "Se me amais, guardai o meus mandamentos, e eu pedirei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: o Espírito de Verdade que o mundo não pode receber, porque não o vê;  vós, porém, o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós.

Mas, o Consolador, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e fará vos lembreis de tudo o que vos tenho dito" (João, 14:15 a 26 e 16:7 a 14).

3.5. De fato, já na obra fundamental da Doutrina, esclarecem os Espíritos superiores: "Estamos encarregados de preparar o Reino de Deus anunciado por Jesus, e por isso é necessário que ninguém possa interpretar a lei de Deus ao sabor das suas paixões, nem falsear o sentido de uma lei que é toda amor e caridade" (Livro dos Espíritos, item 627).

3.6. Essa visão acerca da missão do Espiritismo como o Consolador prometido por Jesus levaria Kardec a escrever, na abertura do "Evangelho segundo o Espiritismo":

"Graças às comunicações estabelecidas, doravante e permanentemente entre os homens e o mundo invisível, a lei evangélica, ensinada a todos os povos pelos próprios Espíritos, não será letra morta, porque cada um a compreenderá e será insistentemente solicitado a pô-la em prática, mediante o conselho dos seus guias espirituais.

As instruções dos Espíritos são realmente as vozes do Céu que vêm esclarecer os homens e convidá-los à prática do Evangelho" (Introdução, item I).

3.7. É o que nos diz um Espírito Israelita, em Mulhouse ("Evangelho segundo o Espiritismo", cap. 1, item 9):  "O Cristo foi o iniciador da mais pura e mais sublime moral, dessa moral evangélica que há de renovar o mundo" e "o Espiritismo é o aguilhão de que Deus se utiliza para fazer a Humanidade avançar". "Moisés rompeu o caminho, Jesus prosseguiu na sua obra e o Espiritismo a completará."

3.8. O comentário seguinte comprova que o Codificador tinha o ensino moral de Jesus em alta conta: "Somente quando praticarem a moral do Cristo, poderão os homens dizer que não mais precisam de moralistas encarnados ou desencarnados. Mas, também, Deus, então, já não lhos enviará" ("A Gênese", cap. I, item 56).

3.9. Em "O Livro dos Médiuns", Kardec classifica os espiritistas em quatro classes: espíritas experimentadores, espíritas imperfeitos, espíritas exaltados e os verdadeiros espíritas, ou melhor, os espíritas cristãos, "que não se contentam em admirar apenas a moral espírita, mas a praticam e aceitam todas as suas conseqüências".

3.10. "Convictos de que a existência terrena é uma prova passageira, tratam de aproveitar os seus breves instantes para avançar na senda do progresso, única que pode elevá-los de posição no mundo dos Espíritos, esforçando-se para fazer o bem e reprimir as suas más tendências.

Sua amizade é sempre segura, porque a sua firmeza de convicção os afasta de todo mau pensamento. A caridade é sempre a sua regra de conduta. São esses os verdadeiros espíritas, ou melhor, os espíritas cristãos" (Livro dos Médiuns, 1a parte, cap. III, item 28).

4. Se o ensino moral contido no Evangelho deve desempenhar tão grande papel na transformação do mundo, em qual momento deve começar o processo de evangelização da criatura humana?

4.1. A resposta a isso é por demais conhecida: na infância. E o que significa para nós a infância? Emmanuel esclarece: "A juventude pode ser comparada a esperançosa saída de um barco para uma longa viagem. A velhice será a chegada ao porto. A infância é a preparação".

4.2. Os Espíritos superiores nos ensinam que "encarnando-se com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante a infância, é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-lo" (Livro dos Espíritos, item 383).

4.3. Mais adiante, realçam que "as crianças são os seres que Deus manda a novas existências. Para que não lhes possam imputar excessiva seriedade, dá-lhes todos os aspectos da inocência. Julgando os seus filhos bons e dóceis, os pais lhes dedicam toda a afeição e os cercam dos mais minuciosos cuidados.

A delicadeza da idade infantil os torna brandos, acessíveis aos conselhos da experiência e dos que devem fazê-los progredir. É na fase infantil que se lhes pode reformar o caráter e reprimir as suas más tendências. Esse é o dever que Deus confiou aos pais, missão sagrada pela qual terão de responder”
(Livro dos Espíritos, item 385).

4.4. Emmanuel acrescenta, para melhor compreensão do assunto, outras informações: "O período infantil é o mais sério e o mais propício à assimilação dos princípios educativos. Até os sete anos, o Espírito ainda se encontra em fase de adaptação para a nova existência.

Ainda não existe uma integração perfeita entre ele e a matéria orgânica. Suas recordações do plano espiritual são, por isto, mais vivas, tornando-se mais suscetível de renovar o caráter e estabelecer novo caminho.

Passada a época infantil, atingida a maioridade, só o processo violento das provas rudes, no mundo, pode renovar o pensamento e a concepção das criaturas, porquanto a alma encarnada terá retomado o seu patrimônio nocivo do pretérito e reincidirá nas mesmas quedas, se lhe faltou a luz interior dos sagrados princípios educativos" (O Consolador, pergunta 109).

É que, atingida a maioridade na vida corpórea, o Espírito revela seu caráter real e individual, "retoma a sua natureza e se mostra qual era" (Livro dos Espíritos, item 385).

4.5. Kardec nos dá a respeito um depoimento interessante: "É notável verificar que as crianças educadas nos princípios espíritas adquirem uma capacidade de raciocinar precoce que as torna infinitamente mais fáceis de serem conduzidas.

Nós as vimos em grande número, de todas as idades e dos dois sexos, nas mais diversas famílias onde fomos recebidos e pudemos fazer essa observação pessoalmente. Isso não as priva da natural alegria, nem da jovialidade.

Todavia, não existe nelas essa turbulência, essa teimosia, esses caprichos que tornam tantas outras insuportáveis. Pelo contrário, revelam um fundo de docilidade, de ternura e respeito filiais que as leva a obedecer sem esforço e as torna responsáveis nos estudos" (Viagem Espírita, pág. 30).

4.6. O lar, na visão espírita, será sempre a melhor escola para a preparação das almas encarnadas, como S. Agostinho enfatiza no capítulo 14:9 de "O Evangelho segundo o Espiritismo": Oh! espiritistas, percebei o grande papel da Humanidade; compreendei que, quando produzis um corpo, a alma que nele se encarna vem do espaço para progredir.

Cumpri com os vossos deveres e empregai o vosso amor em aproximar essa alma de Deus. Essa a missão que vos foi conferida e da qual recebereis a recompensa, se a cumprirdes fielmente", antecipando o que Emmanuel ensinaria mais tarde:

"As noções religiosas, com a exemplificação dos mais altos deveres da vida, constituem a base de toda educação, no sagrado instituto da família" (O Consolador, pergunta 108).

4.7. Vê-se, portanto, que na obra de transformação social, fundamentada na renovação do homem, o papel da educação, entendida por Allan Kardec como "a arte de formar os caracteres, aquela que cria os hábitos, porque educação é o conjunto dos hábitos adquiridos" (Livro dos Espíritos, item 685) e dos pais é de fundamental importância, porque estes têm a seu cargo, como missão impostergável, preparar os obreiros que construirão o novo mundo.

Cientes de que a tarefa de iluminação da criatura humana será feita de pessoa a pessoa, de consciência a consciência, como explicou Gabriel Delanne (Espírito) em oportuna entrevista concedida a André Luiz (Espírito), em agosto de 1965:

"Sim, de pessoa a pessoa, de consciência a consciência. A verdade a ninguém atinge através da compulsão. A verdade para a alma é semelhante à alfabetização para o cérebro. Um sábio por mais sábio não consegue aprender a ler por nós" (Entre Irmãos de Outras Terras, cap. 31). (Veja ainda sobre a importância da educação os itens 813, 889, 914 e 917 d' "O Livro dos Espíritos.)

4.8. O eminente Espírito confirmava, um século depois, a tese esposada por Kardec no "O Livro dos Médiuns" (capítulo 29, item 350): "Se o Espiritismo deve, como foi anunciado, realizar a transformação da humanidade, só poderá fazê-lo pelo melhoramento das massas, o que só se dará gradualmente, pouco a pouco, pelo melhoramento moral dos indivíduos".

 "Aí é que se acha o princípio, a verdadeira chave da felicidade do gênero humano, escreveria  Kardec, mais tarde, em (Obras Póstumas (Credo Espírita), porque então os homens não mais cogitarão de se prejudicarem reciprocamente".

4.9. Kardec propõe-nos então: "É para esse fim providencial que devem tender todas as sociedades espíritas sérias". "Então serão respeitadas e imporão silêncio à tola zombaria, porque falarão em nome da moral evangélica respeitada por todos.

Essa é a via pela qual nos temos esforçado para levar o Espiritismo. A bandeira que arvoramos bem alto é a do Espiritismo cristão e humanitário" (Livros dos Médiuns, 2a parte, capítulo 29, item 350).

4.10. André Luiz, diante da resposta de Delanne, replicou perguntando se esse processo não seria moroso demais, ao que  Delanne respondeu:

"Uma obra-prima de arte exige, por vezes, existências e existências para o artista que persegue a condição do gênio. Como acreditar que o esclarecimento ou o aprimoramento do espírito imortal se faça tão-só por afirmações labiais de alguns dias?" (Obra citada, pág. 108).

4.11. Discutindo o conhecido lema da Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade, Fraternidade), em seu livro “Obras Póstumas”, págs. 212 a 216, Kardec assevera que:

“considerada do ponto de vista de sua importância para a realização da felicidade social, a fraternidade está na primeira linha: é a base do edifício. Sem ela, não podem existir a igualdade, que decorre da fraternidade, nem a liberdade séria, que é conseqüência das duas outras”.

4.12. A reconstrução do mundo é, no entanto, tarefa para gerações. Disse Kardec: "a fraternidade, assim como a caridade, não se impõe nem se decreta, é algo que existe no coração e não será um sistema que a fará nascer, se ela aí já não se encontra alojada”.

“Antes de fazer a coisa para os homens, é preciso formar os homens para a coisa, como se formam obreiros, antes de se lhes confiar um trabalho" (Viagem Espírita, pág. 83).

E o caminho para isso, no entendimento espírita, encontra-se na aplicação da parte moral dos ensinamentos do Cristo, "por ser a única que pode tornar melhores os homens".

"Quando marcharem sob essa bandeira, os homens se darão as mãos fraternalmente, em vez de se anatematizarem e amaldiçoarem, por questões que quase nunca compreendem" ("Obras Póstumas", pág. 140).

4.13. Por que tanta ênfase ao ensino moral de Jesus?  É que ele constitui uma força viva cujo poder moralizador não somos capazes de avaliar, quando encarado seriamente, como Kardec reconhece nas considerações que se seguem:

"Diante desse código divino inclinam-se os próprios incrédulos. É esse um terreno onde todos os cultos podem-se congregar, a bandeira sob a qual todos se poderão abrigar, quaisquer que sejam os seus credos, porquanto ele nunca foi objeto de contendas religiosas, sempre e em toda a parte suscitadas por questões dogmáticas".

4.14. E o Codificador assim conclui: "Para os homens, especialmente, o ensino moral de Jesus constitui uma regra de conduta que abrange todas as circunstâncias da vida pública ou privada, os preceitos de todas as relações sociais baseadas na mais rigorosa justiça; e é, enfim, e acima de tudo, o caminho infalível da felicidade porvindoura".

(O Evangelho segundo o Espiritismo, Introdução, item 1).
Astolfo O. de Oliveira Filho - Londrina, 28-8-99